Como economizar em tempos de crise? Essa é uma pergunta que ronda muitas empresas, principalmente porque, as crises geralmente chegam sem avisar. Sempre temos que ter estratégias e planos de ação já estabelecidos para quando um momento desses chegar.

Estar preparado para o futuro faz parte de uma gestão responsável. Não só para que se saiba como agir em momentos de crise mas, também, para que se tenha segurança no presente de se ter tomado todas as decisões corretas para assegurar a segurança do seu empreendimento.

Pensando nisso, a gente criou este artigo com dicas e estratégias para preparar você e o seu negócio para aqueles momentos sempre inesperados em que a crise atinge a economia do nosso país.

Neste artigo você vai entender:

 

Em tempos de crise, é necessário saber economizar dinheiro para garantir uma estabilidade e, até mesmo, a sobrevivência da nossa empresa.

Afinal, todos nós precisamos fechar o mês no azul e ainda conseguir manter uma reserva para situações alheias à nossa vontade.

Quando surge a pergunta: como economizar na crise? surgem diversas respostas, entretanto, economizar não tem nada a ver com ser sovina, afinal, nossa relação com o dinheiro se desdobra para outros meios da vida, e procurar ter uma vida financeira estável é almejar algo melhor.

E para você superar bem estes momentos e conquistar uma situação financeira mais segura e confortável para o seu negócio, não é preciso exagerar nas contenções de gastos, tudo gira em torno do planejamento e organização.

Ter esse conhecimento dos gastos é primordial e necessita muita disciplina, por isso, comece a registrar todo seu gasto.

Por mais insignificante ou simples que pareça e caso você tenha facilidade com as tecnologias, use planilhas de Excel ou sistemas de gestão de empresas.

Esses programas facilitam e muito na hora de controlar gastos e fazer um balanço do que entra e sai da sua conta.

Como economizar em tempos de crise?

Agora que você já está decidido a ter um controle dos gastos, comece imediatamente a economizar.

Mas para isso é necessário fazer contas, e em primeiro lugar, considerar todas as entradas, os ganhos, sejam eles mensais ou eventuais.

Agora, veja os números que representam seus gastos e para saber com precisão. Contabilize as despesas fixas e some-as às variáveis.

É com esses números em mãos que você terá a base de conhecimentos para saber como agir e como economizar na crise, então tenha-os sempre anotados.

Elimine o que for desnecessário

Ao começar a anotar e a ter mais controle dos gastos, você terá uma dimensão realista do quanto a sua empresa está gastando e com o que, exatamente.

Essa ação irá te ajudar a escolher e decidir o que poderá ser reduzido ou cortado das despesas do seu negócio.

Seja honesto consigo mesmo, pois tudo isso será para seu próprio benefício e de mais ninguém.

Estabeleça em o que não é muito essencial e está comprometendo o seu orçamento no final do mês e não tenha receio no momento de cortar estes gastos.

Poupe seus lucros quando possível

Por mais difícil que pareça, é necessário que você tente cumprir.

Não tem como economizar na crise se você não reserva uma parte dos seus lucros no final de cada período.

A falta de dinheiro no final do mês, além de ser motivada pela crise, também pode ocorrer por causa da falta de planejamento financeiro.

Por este motivo, sempre que houver dinheiro disponível, não saia gastando tudo de forma irresponsável.

A dica é reservar uma quantia que você pretende poupar logo que receber os dividendos do seu lucro, depositá-la em uma conta tipo uma poupança.

Não deixe chegar o final do mês para iniciar os cortes, reserve uma quantia assim que o dinheiro entrar.

E se você desejar investir, busque se informar ou conte com a ajuda de um profissional para isso.

Hoje em dia, existem diversos meios de se poupar, de forma eficiente, mesmo que com uma pequena quantia.

Evite adquirir dívidas extensas

Nossa próxima dica de como economizar na crise é você evitar ao máximo possível as dívidas extensas.

E o grande vilão de muitos é o cartão de crédito, que foi criado como uma alternativa de trazer soluções, mas, muitas vezes, é ele quem nos deixa em apuros.

Por este motivo, em tempos de crise, faça compras parceladas somente se forem realmente necessárias.

Opte por parcelas menores para não pagar juros, pois em tempos difíceis não temos como prever como será a sua situação financeira da empresa futuramente.

É preferível um esforço a mais para pagar por um serviço ou produto agora ao invés de ficar arcando com as dívidas durante meses.

Fuja do cheque especial

Outro inimigo da economia em tempos de crise, o cheque especial tira o sono de muitos brasileiros sem sombra de dúvidas e não tem como economizar na crise com ele.

Se trata daquela ajuda que mais atrapalha, pois ele passa a falsa ilusão de que você está se livrando das dívidas enquanto faz o contrário.

Então não cogite esta opção se você quer economizar dinheiro em uma crise e fique sempre atento ao saldo na conta da sua empresa, não deixando entrar no “vermelho”.

Tente outras alternativas, sendo até melhor passar o restante do mês mais apertado até receber o próximo pagamento do que se render aos juros absurdos do cheque especial.

Economia na crise

Economize desde o primeiro dia do mês

A outra ideia de como economizar na crise é se possível você não esperar chegar o fim do mês para cortar os gastos e poupar um dinheiro no seu negócio.

Como já vimos anteriormente, reserve uma quantia assim que o dinheiro entrar.

Afinal, hoje temos meios bastante democráticos de se poupar, de forma eficiente, mesmo que com uma pequena quantia. 

E não deixe de conferir e cumprir com as datas de pagamento das suas contas, pague em dia e evite a cobrança de juros e multas e aproveito caso tenha um desconto no pagamento antecipado, programe-se para isso.

Investigue antes de comprar de seus fornecedores

Um fator decisivo de como economizar na crise é sem dúvidas o planejamento e as compras por impulso são inimigas de quem deseja guardar dinheiro.

Por este motivo, não saia comprando tudo o que vê pela frente ou saia com pressa para comprar.

Antes de comprar junto a seus fornecedores, tenha muita paciência e gaste um tempo a mais pesquisando preços e condições de pagamento dos produtos que sua empresa precisa.

E não deixe de usar a internet ao seu favor, pois hoje em dia ela é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais úteis para pesquisar e comparar preços sem a necessidade de sair de casa.

Tenha controle dos gastos pequenos

E falando em compras, tenha muito controle com aqueles pequenos gastos do dia a dia, seja com materiais de escritório, seja com lanches para a cozinha da empresa

Pois por mais inofensivo que possa parecer, ao colocar estes gastos no papel você ficará surpreso com as proporções que eles podem tomar, prejudicando as finanças da sua empresa.

Economizar em tempos difíceis requer sacrifícios.

como economizar nos tempos de crise

Elimine o que puder de gastos

Aposto que existem itens no orçamento da sua empresa que você não admite cortes, porque são essenciais, não é mesmo?

E como economizar na crise assim?

Para dar uma ajuda nas contas fixas e até mesmo variáveis da sua empresa, tente adorar as seguintes ações a seguir como:

  • Compre somente materiais realmente necessários;
  • Evite a luz acesa durante o dia, opte pela claridade natural;
  • Evite compras no dia a dia. Opte por compras mensais planejadas;
  • Contrate prestadores de serviço confiáveis e com preço previsível;

Elabore sempre uma lista de compras certeira

É aquela ideia de comprar sempre com antecedência! Quando podemos planejar com calma aquilo que vamos comprar para os estoques da nossa empresa, morre a pressa e a urgência. Podendo pensar com mais calma, podemos traçar estratégias para economizar, pesquisar os melhores preços e negociar descontos.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, use a tecnologia como aliada na hora de se estruturar em como economizar na crise.

Com um bom sistema de gestão de empresas, como o QuantoSobra, você pode gerenciar todas as suas finanças e controlar os gastos. 

Teste grátis QuantoSobra

Então comece, se empenhe e faça com que isso vire um hábito até que se torne algo normal em seu dia a dia.

Sei que no começo pode ser complicado, mas quando você dominar isso e começar a economizar, poderá investir e caminhar para a independência financeira longe da crise.