A Tabela Tipi, ou Tabela IPI é a melhor forma de se fazer a consulta nas alíquotas do IMposto Sobre os Produtos Industrializados. Esse imposto altera bastante o preço dos produtos deste ramo e, em função disso, é extremamente importante para quem lida com o pagamento dele.

Podemos ver a importância das alterações na Tabela TIPI por elas aparecem constantemente nos noticiários. Isso porque, basta você levar em conta que a maioria dos produtos que consumimos são industrializados, para você perceber o peso que a tabela IPI tem na nossa vida.

IPI

O IPI é o Imposto sobre os Produtos Industrializados, como dissemos acima. Esse imposto se aplica a produções, tanto nacionais como internacionais e é cobrado cada vez que um produto sai de uma fábrica. Todo o dinheiro que é arrecadado através da tabela TIPI é destinado ao tesouro nacional, ou seja, vai para os cofres do Governo Federal.

Independente do processo industrial por qual passou o produto, o IPI é cobrado. Seja quando ele sofre algum beneficiamento, transformação, montagem, acondicionamento, ou mesmo, restauração. Apesar de recair sobre todas essas operações, o IPI não é cumulativo, ou seja, ele não é cobrado mais de uma vez caso o produto passe por mais de uma dessas operações.

Caso o produto industrializado seja de origem internacional, as taxas de IPI são cobradas no porto, também de acordo com a tabela TIPI.

Tabela TIPI – IPI atualizada

Veja abaixo a tabela TIPI completa e atualizada. Caso você esteja procurando por um produto específico, basta digitar o nome dele no campo search, que ele vai aparecer de forma automática: