Porque usar planilhas na minha empresa? Muitos empresários se fazem esta pergunta. Isso porque, é comum que se comente sobre a utilidade dessas tabelas Excel na gestão de negócios e empresas.

Como você deve saber, as planilhas são ferramentas que rodam no aplicativo Excel, produzido pela Microsoft, uma companhia gigante de softwares. Com elas, muitos empresários no mundo todo gerenciam e administram suas empresas, além de executarem muitas outras funções disponibilizadas pelas tabelas do tipo.

Vamos entender um pouco mais:

O que são planilhas Excel?

O Wikipédia define Planilhas do Excel da seguinte maneira:

“Planilha eletrônica, planilha de cálculo ou folha de cálculo é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. O nome eletrônica se deve à sua implementação por meio de programas de computador.”

Ou seja, as planilhas Excel são uma maneira prática de usar fórmulas prontas para fazer cálculos complexos ou simples, seja na sua empresa seja na sua casa. As planilhas Excel são ferramentas que facilitam a gestão financeira no dia a dia do empresário que sabe como fazer uso delas e, ainda trazem a segurança de oferecer cálculos corretos para aquelas fórmulas que não conseguimos calcular de cabeça.

A líder no mercado de planilhas, desde os anos 90, é a Microsoft, como dissemos acima e, é por isso que as planilhas disponibilizadas gratuitamente aqui no blog são feitas para rodar no aplicativo da empresa, o Excel.

Apesar disso, existem ainda, outros aplicativos que rodam planilhas perfeitamente, sendo eles o OpenOffice e o Google Sheets.

Vamos, agora, à questão mais importante para você que tem se perguntado:

Porque usar planilhas na minha empresa?

A resposta é bastante simples: você deve usar planilhas na sua empresa porque toda empresa precisa de uma boa gestão. Como as planilhas já têm dentro delas as fórmulas prontas para determinados tipos de cálculo, a sua vida fica facilitada na hora de gerir cada área do seu negócio. 

Usar planilhas na sua empresa é uma forma efetiva de fugir dos temerosos caderninhos e lápis, uma vez que gerir o seu negócio calculando suas métricas e números à mão é muito arriscado. Vamos ver mais vantagens que o uso de planilhas na sua empresa:

Porque usar planilhas na minha empresa? Quais são as vantagens?

O uso de planilhas na sua empresa traz inúmeras vantagens. Isso, independente do setor em que você for usar elas. As tabelas Excel possuem uma grande vantagem já de início: elas são grátis. Vamos falar um pouco mais sobre isso:

1. As planilhas Excel são gratuitas

A primeira grande vantagem das tabelas Excel é que elas são gratuitas se você vai criar elas e, ainda, existem diversos modelos de planilhas prontas para baixar gratuitamente pela internet, inclusive aqui no blog, como você deve saber. Uma grande parte dessas planilhas gratuitas que a gente disponibiliza aqui, podem ser vistas e baixadas clicando no botão abaixo:

Porque usar planilhas na minha empresa?

Como você pode ver, você não precisa gastar com planilhas Excel se quiser fazer a gestão do seu negócio. Elas podem ser encontradas aos montes e com as mais diversas funções, gratuitamente na internet. Essa vantagem é imbatível, uma vez que o único outro modo de gestão de negócios gratuito é usar caderninho e lápis, e isso ninguém quer, não é?

2. Você mesmo pode criar suas planilhas Excel

Se você já possui o conhecimento necessário e tem o Excel instalado em seu computador, você mesmo pode criar e montar suas planilhas Excel na sua casa ou empresa, com funções específicas que se encaixam nas suas necessidades.

Se você ainda não tem este conhecimento, também é possível fazer cursos bem baratos que podem ser encontrados pela internet. Se você não vê vantagem em fazer um curso para aprender a fazer planilhas que você mesmo pode baixar aqui do blog, se liga nas planilhas gratuitas que você encontra clicando no botão abaixo:

Porque usar planilhas na minha empresa?

3. Planilhas fazem uma gestão financeira sem erros

Quando usamos caderno, lápis e calculadora, sempre há o risco de erro humano na hora de se fazer a gestão. Isso porque, somos humanos e somos falhos, não há como negar! Com planilhas Excel você consegue contornar este problema, uma vez que a planilha funciona com fórmulas prontas que fazem os cálculos de maneira automatizada.

Você consegue imaginar nunca mais ter que se preocupar se os seus cálculos foram feitos da maneira certa? Com planilhas prontas isso fica mais perto da realidade. Além disso, a gestão financeira do seu negócio é a parte mais importante de todo o gerenciamento da sua empresa. Por isso, é necessário atenção. Como você sabe, a gente já fez diversos posts com coletâneas de planilhas para ajudar você na gestão financeira do seu negócio. Você pode acessar estes posts e baixar as planilhas gratuitamente nos botões abaixo:

Porque usar planilhas na minha empresa?

Aqui, também há várias planilhas com o mesmo objetivo:

Porque usar planilhas na minha empresa?

4. Você pode usar as planilhas Excel sem ter internet

Mais uma das grandes vantagens de se usar planilhas Excel na sua empresa é que você não precisa estar conectado na internet para poder aproveitar. Elas funcionam com todas as suas funções offline, ou seja, sem conexão com a rede mundial de computadores.

Por isso, você não corre riscos de ficar sem gerenciar alguma parte do seu negócio caso fique sem sinal de internet. Elas não perdem a sua função e seguem funcionando e calculando tranquilamente mesmo quando não há internet.

Por isso, é bom ter sempre à mão um bom pacote de planilhas voltadas para empresários que querem fazer uma boa gestão no seu próprio negócio.

A gente tem uma seleção de planilhas com este exato objetivo, como você pode ver abaixo:

Porque usar planilhas Excel na minha empresa?

5. As planilhas Excel servem para as mais diversas funções

Você quer gerenciar seu estoque? Há planilhas gratuitas para isso! Precisa fazer a gestão do seu fluxo de caixa? Também existem planilhas Excel gratuitas para isso! Quer controlar seus clientes? Controlar suas vendas? Gerir suas vendas por cartão de crédito ou débito? Existem planilhas gratuitas para baixar para todas estas funções e muito mais. 

Isso porque, não existe mistério: as planilhas podem ser feitas com a função que você desejar e, para executar os cálculos que você desejar e necessitar para a gestão da sua empresa.

Abaixo, temos mais uma seleção de planilhas gratuitas para baixar:

Porque usar tabelas Excel na minha empresa?

Precisa de algo mais seguro do que planilhas para gerir a sua empresa

A gente também tem a solução! E não só isso: o nosso sistema de gestão de empresas QuantoSobra oferece muito mais do que a soma de todas estas planilhas juntas. Ele executa todas as funções das planilhas que demonstramos mas vai além: o QuantoSobra centraliza todas as informações e dados do seu negócio em um só lugar, fazendo a gestão do seu fluxo de caixa, a gestão dos seus estoques, a gestão financeira completa da empresa, gera etiquetas de vendas, cuida do giro de estoque e muito mais.

O melhor de tudo? Você pode testar tudo isso aí na sua empresa de graça.

Para isso, basta clicar no botão abaixo:

Planilha de preço de venda para promoção: teste grátis