Você já está preparado para o Natal 2022 no varejo? A época, considerada por muitos como o melhor período do ano no quesito vendas, vem com aquele tradicional aumento no consumo.

Seja para comprar presentes de Natal para as pessoas queridas, seja para comprar itens de decoração, as pessoas não deixam de sair às ruas para fazer as compras tradicionais de final de ano. Assim como para a Black Friday, o público consumidor costuma se preparar e economizar o ano inteiro para as compras desse período e, o varejista deve estar sempre preparado.

Não só para as altas nas vendas mas, também, para o aumento no trabalho causado pela alta demanda que o Natal  2022 promete ter no varejo, apesar das limitações da economia. Só para se ter uma noção, de acordo com esta reportagem do Uol, somente no Natal de 2021, a expectativa era de que cerca de R$ 68,4 bilhões fossem ser injetados na economia.

É bastante dinheiro, não é? Por isso, preparei este artigo para que você possa se preparar para a sua loja também receber uma fatia desse bolo. Vamos lá?

Ideias para o Natal 2021

Natal 2022 no varejo: em quais estratégias você deve focar?

Antes de tudo, é necessário entender que o Natal 2022, assim como de todos os outros anos, é uma festa visual. O encanto da época é trazido por diversos fatores: sons, cores, decoração, vitrines e até mesmo, cheiros.

Por isso, uma das principais maneiras de se encantar o consumidor que está nas ruas é apostar na mágica do Natal.

Evidentemente, qualquer varejista esperto sabe que não pode apostar somente em estratégias para suas lojas físicas. O ambiente virtual é por demais importante para ser ignorado. Por isso, as redes sociais da sua  empresa também devem ser “decoradas” com capas, imagens e postagens especiais que remetam à época.

O ideal é traçar estratégias Omnichannel. Ou seja, estratégias que unam todas as plataformas em que a sua marca atua. A gente vai aprofundar estas ideias e conceitos a seguir:

Natal 2022 no varejo: 5 ideias para vender mais

Em 2022 e no ano anterior, o Brasil e o mundo passaram por uma crise sanitária quase inédita. A Pandemia do Coronavírus, que se alastrou pelo planeta, deixou estragos por onde passou. Sem entrar na questão das milhares de mortes trágicas causadas pelo vírus, agora que a maioria da população mundial já está em processo de vacinação, é hora de começar a se recolher os escombros. 

Um desses escombros é a economia, que se quebrou quando aconteceram os consecutivos lockdowns.

No varejo, muitos estão apostando na Black Friday e no Natal para, pelo menos em termos, tentar recuperar o que não foi ganho nesses períodos. Evidentemente, uma melhora real vai levar tempo, entretanto, a alta em vendas que acontecem nestes eventos podem ajudar muitas empresas a, pelo menos, manterem as suas portas abertas.

Por isso, é hora de concentrar todas as energias e estratégias para esta época e fazer o melhor possível para aproveitar tudo o que o Natal 2022 tem a oferecer para o varejo.

Você pode assistir ao vídeo abaixo produzido pela nossa equipe, onde mostramos 5 ideias para vender mais no varejo, neste natal. Clique no play abaixo e assista!

Se você preferir, deixamos elas descritas aqui também. Vamos às ideias:

1. Invista no visual

Lembra que ali em cima dissemos que o Natal é uma data que encanta pelo visual e por outros fatores sensoriais? Então, tanto isso é verdade, que quando pensamos nas festas natalinas, a primeira coisa que vem à nossa mente é a decoração verde e vermelha e a imagem do Papai Noel! Com os seus consumidores não é diferente. Quando se pensa em Natal, é automático que se pense na mágica da decoração da época. 

Para não perder a chance de aproveitar essa característica sensorial do ser humano, não deixe de investir na decoração da sua loja. 

Como os tempos são de economia, você pode, até mesmo, utilizar os artigos que você usou nos natais passados para decorar sua empresa. O importante é decorar com bom gosto, tanto o ambiente interno quanto as vitrines. Assim, independente de para onde o seu cliente olhar, ele sempre vai estar dentro do clima do Natal 2022 da sua loja.

2. Venda pelas Redes Sociais

Como dissemos neste artigo, aqui, sobre como vender mais na Black Friday, a pandemia consolidou um hábito no consumidor que vai ser difícil de ser apagado: o hábito de comprar online e receber em casa. E não estamos falando de compras em grandes marcas do varejo: estamos falando de comprar da lojinha pequena do bairro pelas redes sociais e receber minutos depois, em casa. 

Esse hábito veio para ficar, por isso, no Natal 2022 do varejo, esta é uma tendência que, com certeza você deve seguir. Ter suas redes sociais bem ativas e bem gerenciadas e, além de postar os produtos em promoção nelas, permitir que o cliente chame seus atendentes por lá e compre aquilo que necessita. A gente, inclusive, ensinou como fazer isso nos artigos abaixo:

3. Faça queima de estoque

Sabe aqueles produtos que estão com pouco giro no seu estoque? Então, as promoções de Natal são um ótimo momento para você colocar eles novamente à venda por um bom preço. Assim, além de evitar o prejuízo de ter mercadorias paradas, você ainda agrada seus clientes com preços bem abaixo do comum.

4. Ofereça descontos cumulativos

Sabe quando um cliente compra um produto e ganha desconto para levar outra mercadoria? No Natal 2022 do varejo esta pode ser uma ótima ideia. Pensa comigo: o momento econômico é delicado e todos queremos e precisamos economizar. Todos queremos, também, comprar presentes para todos que amamos. A matemática é simples: quando você oferece este tipo de desconto você oferece a possibilidade de seu cliente levar presentes para todo mundo, e ainda, economizar progressivamente, de acordo com a quantidade de produtos que levar.

Ideias para o Natal 2021 no varejo

5. Facilite o pagamento

Como dissemos ao longo deste artigo: estamos em uma época em que todos precisamos economizar. Por isso, se você oferecer mais formas de pagamento para seus clientes, eles vão poder escolher a que fica melhor para o bolso deles. Além do crédito, boletos e parcelamento no cartão, que facilitam a vida de quem não pode ou não quer pagar à vista, ainda é possível oferecer pagamento via PIX. Como o PIX virou mania nacional e é instantâneo, já não há mais quem não prefira esta forma de pagamento. Com o PIX, além de a sua loja não perder dinheiro com juros, você evita as filas gigantescas que costumam se formar na frente do seu caixa nessas épocas.

Enfim!

Chegamos ao fim das nossas dicas! O que você achou delas? Você usa alguma estratégia diferente aí na sua empresa? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários abaixo!