Gestão organizacional: o que é e como fazer na sua empresa

A gestão organizacional ajuda a sua empresa a conseguir resultados palpáveis no momento de colocar em prática os planos de ação desenvolvidos pela sua equipe durante um planejamento estratégico.

Esse, inclusive, é o grande sonho da maioria dos empresários: manter a sua equipe funcionando de maneira integrada com a execução do plano de negócios, de modo que, não só a empresa tenha um resultado positivo, mas sim, que eles também tenham uma vida mais tranquila.

Essa integração entre os setores pode ser feita de diversas formas, mas o foco principal deve ser o funcionamento perfeito de uma área, que resulta no funcionamento perfeito de outra.

Para isso, não bastam somente a execução de planos de ação bem elaborados, mas também, a análise correta de todas as métricas que envolvem os projetos, de modo a ver como anda o funcionamento de cada uma das áreas e o que pode melhorar nelas. Isso é bem explicado no processo de aperfeiçoamento constante do ciclo PDCA.

Além de tudo isso, o empresário e seus sócios devem saber muito bem o que desejam para o futuro da empresa. Por isso, lá em cima citamos a necessidade de um bom plano de negócios. É através desse planejamento que você vão saber onde querem chegar e quais são as melhores alternativas de rotas para chegar lá.

Vamos entender um pouco melhor:

O que é gestão organizacional

A gestão organizacional é um conjunto de práticas que visam planejar, executar, metrificar e aperfeiçoar os processos interno de gestão da empresa. Ou seja, é por meio dessas práticas que a equipe da empresa vai saber se as suas execuções estão trazendo resultados, a planejar com perfeição os planos que podem levar cada área aos melhores resultados e, caso isso não aconteça, a traçar novos planos e metas para corrigir o que deu errado.

Levando em conta que essas metas e planos se estendem, tanto a curto, quanto a médio e longo prazo, é importante que cada planejamento estratégico seja feito com atenção, com todos os dados possíveis em mãos, bem como o conhecimento de quem são as melhores pessoas para executarem cada um dos planos que forem feitos.

Para que serve a gestão organizacional

Uma boa gestão organizacional garante que a empresa melhore seus processos internos, de modo a sempre estar caminhando em direção à perfeição e aos melhores resultados.

O traço das metas que vão ser estabelecidas para a gestão organizacional da empresa sempre vão estar pautadas na ideologia da empresa, afinal, todos os resultados buscados pela equipe e pelos sócios da empresa, devem estar alinhados com a ideia moral que a empresa estabeleceu para si lá no começo de sua história.

Por isso, é importante que, antes de tudo, os empresários já tenham criado detalhadamente a missão, visão e valores da empresa. Se você não conhece o conceito ou ainda não criou essa pauta para sua empresa, a gente ensinou como fazer, aqui, neste artigo.

Gestão organizacional: o que é e como fazer na sua empresa

Como fazer gestão organizacional

Como dissemos lá em cima, são diversas técnicas que compõem uma boa gestão organizacional. Entretanto, existem pontos em comum entre todas elas. O foco sempre é nas pessoas que fazem parte da empresa, como você vai entender abaixo:

  • Selecionar bem o seu pessoal

Lembra que a gente falou sobre a importância de saber exatamente quais profissionais são os melhores para executar cada plano de ação traçado? Então, essa tática se refere a isso. Mas, não somente a saber quem colocar em cada função, mas sim, em quais profissionais selecionar e contratar na hora da abertura de uma vaga no seu negócio.

A gente ensinou várias técnicas de recrutamento e seleção nesse artigo aqui. Essas dicas servem para você ter os melhores profissionais dentro da sua empresa, sabendo exatamente para quais funções eles são mais aptos e o que eles podem ou não executar.

  • Saber planejar

De nada adianta ter os melhores profissionais para executar um plano de ação, sem saber planejar e criar um, não é mesmo? Por isso, criamos vários artigos com planos de ação bem específicos para sua empresa. Nesses artigos a gente ensina com detalhes como criar e aplicar os planos de ação em cada área da sua empresa. Você pode encontrar essa série de planos de ação aqui nesse link.

Apesar disso, para resumir o nosso tópico, você deve ter os profissionais certos para executar cada plano na sua empresa, mas também, é essencial que esse planejamento seja feito com atenção, com análises profundas sobre os problemas e as suas soluções em cada setor.

Para isso, além de conhecer com profundidade a sua empresa, também é preciso que você tenha em sua equipe, colaboradores que conheçam muito bem a área em que atuam.

  • Ter uma cultura organizacional

Como você vai seguir um caminho sem saber onde quer chegar? Como você vai seguir um plano sem saber quais são os objetivos dele? Por isso, é importante que a empresa tenha a sua cultura empresarial muito bem definida. Lembra que a gente falou sobre missão, visão e valores? Então, essa pauta faz parte da cultura empresarial. Não só isso, podemos dizer que ela é a base de uma cultura organizacional.

Isso porque, como você vai notar quando ler o artigo citado, a missão, visão e valores de uma empresa são os mapas que os sócios traçam a respeito dos caminhos que eles querem que a empresa siga, tanto interna quanto externamente.

  • Centralize informações

Uma boa gestão organizacional exige que você seja capaz de encontrar todas as informações importantes para a sua empresa em um só lugar. Isso porque, é a partir desses dados que as suas decisões vão ser tomadas e, para isso você precisa que a sua visão sobre o negócio seja ampla, completa, confiável e atualizada em tempo real.

Para isso, você com certeza vai precisar de um sistema de gestão empresarial completo. Investir em uma ferramenta do tipo vai garantir uma economia de tempo gigante durante o gerenciamento e análise dos resultados da cada área da sua empresa.

Além disso, com um software desses, a maioria dos seus processos internos vai ser automatizada, permitindo que você tenha tempo para se dedicar a coisas mais importantes dentro e fora da empresa. O QuantoSobra é um sistema de gestão completo, que se encaixa em tudo o que você precisa para isso. E o teste é gratuito!

  • Centralize ações

Para que uma gestão organizacional funcione como deve, é necessário que todas as equipes saibam exatamente o que esperar das outras. Simplificando: como o funcionamento de uma empresa com uma boa gestão organizacional é integrada, é importante que cada equipe seja responsável pelos seus próprios resultados, mas, também, saiba como os seus resultados dependem e interferem nos resultados das outras equipes. É o conjunto das equipes que fazem uma empresa funcionar, portanto, zelar para que esse funcionamento seja como elos de uma corrente é uma tática importante.

Por isso, é parte determinante da gestão organizacional, fazer reuniões semanais que integrem as equipes que que ajudem elas a estarem informadas sobre as atividades das outras. Essas reuniões, quando bem feitas, servem também para que sejam traçados planos conjuntos de ação entre as equipes.

A gestão organizacional é bem menos complicada do que parece, não é? Apesar disso, ela é peça importante no quebra-cabeças do administração de empresas. Por isso, vale a pena que você e sua equipe pesquisem mais dicas desse tipo, tanto para aumentar o controle que você deve ter sobre cada gestão, como, também, para que você encontre técnicas que se encaixem no tipo de empresa que você tem.

E aí? Tem alguma dica de como você faz na sua empresa? Compartilha ela com os nossos leitores, aqui em baixo na caixa de comentários.

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