Montar um plano de gerenciamento ajuda a sua empresa a conseguir resultados palpáveis no momento de colocar em prática os planos de ação que foram desenvolvidos durante a etapa de planejamento estratégico. Mas o que é gestão organizacional?

Basicamente são práticas que auxiliam os empresários a realizarem um grande sonho: manter a equipe funcionando de maneira integrada, para obter resultados positivos e assim, aumentar o faturamento. 

Portanto, é algo essencial para qualquer estabelecimento e você aprenderá mais sobre a importância e ainda verá quais os processos da gestão organizacional e receberá dicas de como aplicá-la no seu negócio. Confira!

O que é gestão organizacional?

Gestão organizacional é um conjunto de práticas que visam planejar, executar, metrificar e aperfeiçoar todos os preços internos do gerenciamento de uma empresa. Ou seja, permite saber se a equipe está trazendo resultados e ainda aperfeiçoa os planos de melhoria do negócio. 

Com uma boa gestão das organizações, é possível ainda montar novos planos e metas para corrigir o que deu errado e ainda impede que novos enganos sejam cometidos. 

Levando em conta que essas metas e planos se estendem, tanto a curto quanto a médio e longo prazo, é importante saber que cada planejamento estratégico seja feito com atenção, utilizando todos os dados disponíveis e ainda utilizando as melhores pessoas para executar para uma das etapas. 

Qual é a importância da gestão organizacional nas empresas?

Agora, a dúvida pode ser quais são as funções da gestão organizacional? É preciso saber, em primeiro lugar, que estabelecer um bom processo de gerenciamento garante uma melhoria de todos os processos internos, trazendo resultados mais atraentes e concretos. 

Além do mais, as metas estabelecidas na gestão das organizações sempre serão pautadas na ideologia da empresa. Afinal, os resultados buscados, seja pela equipe de colaboradores ou pelos sócios, devem estar alinhados com a ideia moral que o negócio estabeleceu para si lá no começo da sua história. 

Por isso, é importante que os empresários já tenham criado detalhadamente a missão, visão e valores do estabelecimento para assim, garantir que a gestão não se desvie desses pontos. 

Qual a relação entre gestão organizacional e planejamento estratégico?

Tanto o planejamento estratégico quanto a gestão organizacional tem o objetivo de alavancar um negócio. Ambos utilizam diversas técnicas e estabelecem metas para alcançar os resultados esperados dentro de um período de tempo.  

O primeiro utiliza estratégias para traçar as melhores rotas, enquanto que o segundo adota algumas práticas, que devem estar presentes no dia a dia da empresa, para alcançá-las. Portanto, os dois podem e devem ser utilizados juntos. 

Como fazer uma gestão organizacional: 5 dicas

Agora, pode restar a dúvida sobre quais os processos da gestão organizacional? Como foi dito acima, existem diversas técnicas que compõem um bom plano de gerenciamento das organizações. Logo, não há uma fórmula fechada e você precisará definir o que melhor se encaixa na sua realidade. 

No entanto, existem alguns processos da gestão organizacional que são comuns a todas as empresas. Confira os principais a seguir!

1. Selecionar bem o seu pessoal

Lembra que foi falado sobre a importância de saber quais os profissionais mais bem preparados para executar cada plano de ação? Então, essa tática se refere a isso. Porém, não somente a saber quem colocar em cada função, mas também a saber quem contratar e como treiná-los. 

Por isso, é importante utilizar técnicas de recrutamento e seleção que se adequem às necessidades da empresa, para sempre ter os melhores colaboradores ao seu dispor. 

2. Saber planejar 

De nada adianta ter os melhores profissionais para executar um plano de negócios, se você não souber como planejar e criar um. Por isso, é de extrema importância ter todos os objetivos e metas anotados, de maneira clara e objetiva.

Ainda por cima, é necessário fazer análises profundas sobre o que precisa ser feito em casa setor e conhecer com profundidade o seu negócio e quem faz parte dele.

3. Ter uma cultura organizacional 

Como você seguirá um caminho sem saber onde quer chegar? Ou como seguirá um plano sem ter uma noção do que deseja alcançar? Para evitar ficar perdido quanto a isso, é importante que a empresa tenha uma cultura organizacional bem definida, com missão, visão e valores bem definidos. 

Isso porque, esses são os mapas que os sócios traçam a respeito dos caminhos que eles querem que o negócio siga, tanto interna quanto externamente. 

4. Centralizar informações 

Uma boa gestão organizacional também exige que você seja capaz de encontrar todas as informações importantes para a sua empresa em um só lugar. Isso porque é a partir desses dados que suas decisões serão tomadas.

Logo, é necessário ter uma visão sobre a empresa ampla, completa, confiável e atualizada em tempo real. 

Uma boa maneira de fazer isso é utilizando um sistema de gestão empresarial, visto que ele serve para automatizar e agilizar a maioria dos processos internos e ainda criar uma base de informações que é facilmente acessada. 

5. Centralizar ações 

Por último, para que uma gestão organizacional funcione como deve, é necessário que todas as equipes saibam exatamente o que esperar uma das outras. Simplificando, ela deve ser integrada. Logo, é preciso que cada equipe seja responsável pelos próprios resultados, mas tenham consciência de que tudo o que fazem interferem nos resultados de outras equipes.

Portanto, é possível dizer que é o conjunto das equipes que fazem uma empresa funcionar. Portanto, zelar para que esse funcionamento seja como os elos de uma corrente é uma tática importante. 

Por isso, uma parte determinante da gestão das organizações é fazer reuniões semanais, nas quais todos podem interagir entre si e fiquem informados sobre as ações de cada um. Logo, fazendo com que todas as ações sejam centralizadas em um objetivo em comum. 

Exemplos de gestão organizacional para sua empresa 

Como foi dito, há várias técnicas que podem ser aplicadas no gerenciamento das organizações e cada uma delas possui as próprias características, que ditarão o método de traçagem de planos e até a interação com a equipe. 

Dito isso, alguns exemplos de gestão organizacional para aplicar em sua empresa são:

  • gestão por resultados, que se baseia nas metas estabelecidas pelos líderes do negócio e, portanto, focam mais nos resultados do que nos meios que serão utilizados; 
  • gestão centralizada, todas as decisões são feitas por uma única pessoa e tudo o que é feito deverá receber a sua aprovação prévia; 
  • gestão democrática, na qual todos os colaboradores podem participar e se envolvem na etapa de definir as estratégias, podendo até mesmo procurar soluções por conta própria; 
  • gestão por processos, que tem o objetivo de melhorar os processos internos já existentes. Por isso, esse tipo monitora com frequência e execução para descobrir o que pode ser aprimorado.

Qual é o impacto da revolução digital na gestão organizacional?

O mundo está cada vez mais digital, com diversos processos podendo ser feitos completamente a distância, pela internet e, muitas vezes, de um só lugar e de maneira automatizada. 

Esse é justamente um dos impactos da revolução digital na gestão organizacional: a possibilidade de agilizar e aperfeiçoar todos os processos, sem ter a demanda de um enorme esforço extra. 

Por isso, é possível dizer que a revolução industrial fez com que a gestão das organizações ficasse mais fácil, prático e rápido, especialmente porque hoje em dia é possível encontrar sistemas de gestão online super completos e que não custam caro. Um bom exemplo disso é o Awise, que é gratuito e possui diversas funcionalidades. 

Nele, você controla tudo o que acontece na sua empresa, da palma da sua mão, e ainda tem acesso a relatórios de desempenhos e a uma ferramenta específica para fazer o gerenciamento de metas. 

Quer saber mais? Então clique aqui e comece a usar o Sistema de Gestão Awise agora mesmo, totalmente de graça!