Você sabe o que é cadastro de vendas? Ou, ainda, quais são as vantagens desse procedimento para o aumento do rendimento e fidelização dos clientes?

Em suma, essa é uma tática de gestão que coleta informações sobre os consumidores e o que eles adquiriram. Esses dados servem para melhorar o planejamento e guiar as estratégias de crescimento da empresa.

No entanto, muitos empresários e gestores ainda não a usam. Por conta disso, preparamos um artigo completo no qual explicamos os benefícios da prática para as vendas e um passo a passo de como elaborá-la e sem dores de cabeça. Confira!

Em primeiro lugar, o que é cadastro de vendas?

Cadastro de vendas — também conhecido como cadastro de clientes — é o processo de coletar informações cruciais sobre os consumidores da empresa. Os dados recolhidos costumam ser:

  • nome;
  • endereço;
  • forma de contato;
  • produto ou serviço adquirido;
  • forma de pagamento.

Geralmente, isso é feito no momento em que o cliente está pronto para concretizar a compra de um produto ou serviço.

Essa é uma estratégia de negócios bastante útil, tanto para empresas B2B — business to business — quanto para as que negociam diretamente com o consumidor final — B2C.

Qual é o objetivo do cadastro de vendas?

O objetivo principal do cadastro de vendas é reunir e organizar informações sobre os clientes. Com isso em mãos, é possível melhorar o relacionamento, pois você identifica seus desejos e o que eles normalmente compram.

Além do mais, a estratégia serve para criar e identificar melhores oportunidades de negócios. Logo, é uma forma simples e eficaz de promover o aumento das vendas e, consequentemente, dos lucros.

>>>> Veja mais: como fazer controle de vendas da empresa? 3 modelos + prós + contras

Quais as vantagens de elaborar um cadastro de vendas? 6 delas para a empresa

Antes de aprender como fazer cadastro de clientes, é fundamental entender a fundo quais as vantagens que o procedimento traz para as vendas de um negócio. Para te ajudar, trouxemos seis benefícios derivados dele!

1. Conhecer o público-alvo

Elaborar uma estratégia de cadastro de vendas permite que você conheça a fundo seu público-alvo. Em outros termos, identificar o perfil e hábitos de consumo deles, dando um melhor direcionamento às estratégias de marketing.

Para compreender, pense no exemplo de uma loja de produtos esportivos. É de se esperar que as campanhas de divulgação foquem em pessoas que praticam atividades físicas, não é?

Porém, como direcioná-las para atingir o público certo? Para isso, é preciso saber se os clientes preferem treinar em academia ou ao ar livre, além de outros dados relevantes. E o cadastro é uma maneira de obter essas informações sem gastar mais dinheiro. Deu para entender?

2. Personalizar o atendimento

A segunda vantagem do cadastro de vendas é a possibilidade de personalizar o atendimento. Afinal, você conhecerá quem compra seus produtos ou serviços e, o mais importante, saberá o que eles gostam de receber.

É um atendimento mais pessoal ou preferem ser deixados sozinhos? Quais épocas gastam mais? Tudo isso dá margem para que o time comercial aplique as técnicas de vendas mais adequadas para o perfil de consumidor.

No mais, o atendimento personalizado ajuda a fidelizar clientes, pois eles se sentem mais ouvidos e queridos pelo empreendimento. Sendo assim, todo mundo sai ganhando.

>>>> Aprenda mais no nosso artigo: fidelização de clientes — dicas para conquistar os consumidores

3. Otimizar os processos diários

Todo mundo que trabalha no comércio de produtos ou serviços sabe que uma venda depende da execução correta de inúmeros processos. O cadastro de clientes vem justamente para otimizar isso.

O que acontece é que ele proporciona uma maior agilidade, pois dita os passos a serem realizados em cada venda.

Além disso, o procedimento garante que você terá acesso a informações úteis para estabelecer estratégias para atrair mais público. E isso sem precisar “suar a camisa” com pesquisas de mercado.

4. Avaliar o desempenho dos colaboradores

É muito fácil se perder no meio da correria do dia a dia e esquecer de avaliar o desempenho dos colaboradores. Nesse sentido, o cadastro de vendas viabiliza a coleta de dados sobre os vendedores.

Isso mesmo, com a estratégia você consegue avaliar quanto cada um vendeu e conferir se o time bateu suas metas. Desse modo, os feedbacks ficam mais diretos e efetivos, pois são baseados nas informações coletadas diariamente.

Para completar, o procedimento facilita e muito o controle de vendas, que é o acompanhamento de todas as transações — vendas — finalizadas pelo empreendimento.

5. Controlar a inadimplência

Um risco para qualquer empresário é vender e não receber pelos serviços. Mas a boa notícia é que o cadastro de vendas reduz a incidência disso.

Primeiramente, porque você saberá se o consumidor tem histórico de não arcar com suas obrigações financeiras. E, caso identifique um assim, terá a possibilidade de não vender a prazo, por exemplo.

Ademais, o processo de guardar os dados facilita a cobrança de clientes inadimplentes, uma vez que você terá em mãos os contatos de todos eles.

Tem medo de cobrar um cliente inadimplente? Então, assista ao vídeo a seguir e confira 10 dicas de ouro para fazer isso corretamente!

6. Aumentar as vendas

Para finalizar a lista de vantagens do cadastro de vendas, saiba que, fazendo isso, você consegue vender mais. Os motivos são a personalização do atendimento e a possibilidade de acompanhá-los no pós-venda.

Isto é, manter o contato e aprofundar o relacionamento com o cliente mesmo após ele ter adquirido um produto ou serviço. Por conseguinte, aumenta as chances dele voltar a fazer negócios com a empresa no futuro, pois já a conhece e sabe que pode confiar nela.

Como fazer o cadastro de clientes? Passo a passo descomplicado

Agora vamos explicar um passo a passo completo de como elaborar um cadastro de vendas eficaz!

Passo 1: defina os dados que serão coletados

O primeiro passo é definir quais dados a equipe comercial coletará durante a venda. O ideal é escolher apenas as informações vitais para realizar o acompanhamento do consumidor. Portanto, não se estenda muito ou correrá o risco dele desistir do procedimento.

Normalmente, pede-se:

  • nome;
  • contato (e-mail e telefone);
  • endereço;
  • CPF ou CNPJ (caso comercialize com outras empresas);
  • data de nascimento;
  • gênero.

Fora isso, o cadastro de vendas pode conter informações sobre:

  • produto ou serviço vendido;
  • colaborador que fez parte do processo;
  • forma de pagamento;
  • histórico de compra do consumidor.

Esses elementos são mais do que o suficiente para um cadastro completo. Entretanto, é possível ter mais itens, caso sinta a necessidade e perceba que eles são relevantes para o planejamento da empresa.

Passo 2: escolha um sistema para o cadastro

O segundo passo do tutorial de como elaborar um cadastro de vendas é escolher o melhor sistema. Por muito tempo, as companhias se valeram apenas de papel e caneta ou das planilhas do Excel.

Essas ferramentas são úteis e cumprem os requisitos. No entanto, são mais passíveis de erros, já que as entradas são feitas manualmente.

Outra opção é investir em um sistema de controle de loja. Esse é um software que otimiza a coleta e o armazenamento das informações. E, como ele é automático, os riscos de errar diminuem consideravelmente.

Passo 3: estabeleça os procedimentos padrões

Estabeleça os procedimentos padrões de como será feito o cadastro de vendas. Aqui, defina:

  • informações a serem pedidas;
  • momento certo de coletar (se será apenas no final da venda ou caso não tenha algum produto disponível);
  • método de armazenamento;
  • forma que os dados serão analisados.

Passo 4: treine a equipe de vendas

De nada adianta ter os três primeiros passos definidos e não preparar os colaboradores para colocá-los em prática. Por isso, invista em treinamentos constantes para que sua equipe esteja a par de todos os procedimentos.

Inclusive, não deixe de relembrá-los com frequência da importância disso, viu?

Passo 5: analise os dados coletados

Ao chegar nesta etapa, você já deve ter uma boa base de dados sobre as vendas. Daqui em diante, chegou o momento de analisar as informações para saber quais serão seus próximos passos em relação ao empreendimento.

E não precisa ficar assustado, pois isso é simples. Basta verificar o que os consumidores têm em comum e refletir sobre o perfil de quem gera mais lucro. Fácil, não é?

Passo 6: atualize o cadastro com frequência

Para finalizar, confira e atualize o cadastro de vendas frequentemente. Isso não quer dizer que será necessário realizar mudanças todos os dias ou até todos os meses.

Contudo, é interessante tirar um tempo para atualizar sua lista de dados, pelo menos, anualmente. Assim, você evita ter contatos desatualizados ou dados de clientes que não compram mais com a empresa.

Falando nisso, a atualização do cadastro de vendas permite ver consumidores que estão inativos, mas ainda não “abandonaram o barco”. Com isso, pode-se criar estratégias assertivas para reconquistá-los.

Erros mais comuns no cadastro de vendas

Gostou de aprender como elaborar um cadastro de vendas e está pronto para colocar a estratégia em prática? Então, fique atento nesta lista de erros comuns — e que podem causar sérios problemas na execução do processo — que trouxemos para você:

  • não atualizar o cadastro (lembre-se, as pessoas mudam de telefone e endereço);
  • não analisar os dados coletados;
  • fazer as entradas manualmente;
  • esquecer de coletar informações cruciais;
  • duplicar os cadastros.

Qual é a melhor ferramenta para cadastro de vendas?

Está preparado para dar início a uma estratégia de cadastro de vendas? Então, fique ligado nessa dica extra: use um sistema de controle de loja, como o Awise.

Como já falamos, os softwares são as melhores opções para cadastro de vendas, pois otimizam a coleta e inserção dos dados. No caso, um sistema online também contribui para:

  • controlar o caixa, o estoque e as entregas;
  • criar etiquetas personalizadas;
  • gerenciar o setor de trocas e devoluções;
  • personalizar o PDV (Ponto de Venda);
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • e muito mais.

Sabe o que é melhor? O Awise é de graça. Pois é, basta você se cadastrar para começar a aproveitar essas e outras funcionalidades fundamentais para o crescimento da empresa. Aproveite e teste hoje mesmo!

Antes de ir embora, baixe gratuitamente nossa planilha de cadastro de clientes e fornecedores. Ela é completa e de fácil uso!

Tabela Excel de cadastro de clientes e fornecedores