Pesquisa de Mercado: entenda o que é e como utilizar na sua empresa para gerar resultados

Pesquisa de Mercado: entenda o que é e como utilizar na sua empresa para gerar resultados

Este artigo é um guest-post escrito por Ricardo Cid, fundador do “Bons Investimentos”.

Quando se tem uma empresa, seja de qualquer ramo do mercado, muitas vezes é necessário ter o entendimento dos pensamentos e opiniões dos clientes para embasar decisões estratégicas. Desta forma, a melhor maneira de verificar se o caminho que se imagina seguir é viável, ou terá valor para o público que se quer impactar, é realizando uma pesquisa de mercado.

Esta também é uma excelente estratégia que pode ser aplicada quando se deseja testar uma ideia empreendedora ou quando é necessário medir se um novo produto ou serviço terá boa aceitação no mercado.

De qualquer forma, a pesquisa de mercado é o instrumento ideal para obter informações que são necessárias para a tomada de decisão, ou nos casos em que se deseja responder dúvidas, questões ou percepções do seu público alvo.

Dentro deste contexto, preparamos este artigo para você entender como a pesquisa de mercado pode ser uma importante ferramenta para ajudar o empreendedor a definir o futuro da sua empresa. Veja a seguir!

O conceito de Pesquisa de Mercado

A Pesquisa de Mercado é uma das mais importantes ferramentas para ajudar os empreendedores na busca por entender as necessidades dos clientes e implementar ideias e estratégias que venham a atender e suprir estas necessidades.

A “American Marketing Association (AMA) define a Pesquisa de Mercado como: “Identificação, coleta, análise e disseminação de informações precisas, confiáveis, válidas e atuais de forma ordenada e objetiva. Seu uso tem como objetivo buscar no mercado respostas que possam auxiliar na identificação e solução de problemas, na forma certa de divulgar a sua empresa e, também, embasar a tomada de decisão”.

A função da Pesquisa de Mercado dentro de uma empresa

Conhecer profundamente o mercado em que se atua e o público que se atinge aumenta muito as chances de um produto, ou de uma estratégia atingir sucesso. Isso porque, quando a empresa conhece o seu cliente, do que ele gosta ou quais são as suas necessidades, é muito mais fácil colocar-se no lugar dele e pensar como ele.

Quando um empreendimento tem a capacidade de pensar exatamente como o cliente, oferecer aquilo que ele busca ou precisa, diminui consideravelmente todo o processo comercial, pois passa-se a entender as reais necessidades do público alvo.

Desta forma, a pesquisa de mercado torna-se a ferramenta ideal para tornar a venda uma tarefa muito mais simples e fácil. Isso porque ela impacta o negócio da seguinte maneira:

  • Identifica as necessidades e os desejos do seu público alvo;
  • Ajuda na tomada de decisões sobre as táticas de vendas;
  • Contribui na definição sobre estratégias de preço;
  • Sinaliza uma temperatura da satisfação do cliente em relação ao negócio.

Pesquisa de Mercado: entenda o que é e como utilizar na sua empresa para gerar resultados

Como fazer uma Pesquisa de Mercado na sua empresa

O empreendedor que deseja aplicar uma pesquisa junto ao seu público, deverá antes de mais nada, determinar os objetivos e resultados que espera atingir com essa ferramenta.

Não definir claramente o que se quer descobrir, antes de iniciar o processo de pesquisa, ou contar com objetivos não mensuráveis, pode tornar a Pesquisa de Mercado inválida ou pouco produtiva uma vez que ela trará uma série de informações que, entre si, não gerarão valor e não conduzirão a empresa para uma solução satisfatória.

Atualmente é possível contratar empresas especializadas em pesquisa de mercado. Por serem muito bem preparadas, elas podem contribuir em todas as etapas da realização do projeto, desde o planejamento, a elaboração e análise dos resultados.

Benefícios para a empresa

Talvez o principal benefício de uma pesquisa de mercado seja a redução de um cenário de incertezas que uma empresa possa estar vivendo. Isso porque, a ferramenta auxilia o empreendedor a enxergar questões que possam estar influenciando o sucesso da empresa.

Desta forma, é de extrema importância que este empresário esteja disposto a realizar algumas mudanças no seu negócio, seja em estrutura, serviço ou produto.

A partir dos resultados da pesquisa é possível visualizar diferentes situações e soluções para determinadas dificuldades que a empresa esteja enfrentando em relação ao seu cliente, ou ao mercado. Por isso este instrumento é essencial para:

  • Entender o cliente

É fato, o sucesso de qualquer negócio depende quase que exclusivamente da satisfação do cliente. Portanto, é imprescindível que o empreendimento tenha a capacidade de ofertar produtos, serviços ou soluções que estejam alinhados àquilo que o público tem como necessidade e expectativas.

Desta forma, aplicar uma boa pesquisa de mercado poderá oferecer informações importantes e assertivas de como é o comportamento do cliente. E mais, de como ele espera se relacionar com a empresa.

Ela trará desde informações básicas como faixa etária, classe social e escolaridade, até análises mais completas que identificam comportamento de consumo, poder de compra, ticket médio, tendências, produtos e marcas mais procurados, formas de pagamentos mais utilizadas, entre outros.

Todas essas informações tornam-se importantes para o empreendimento e devem ser utilizadas para ajustes no negócio.

  • Conhecer a concorrência

Uma questão fundamental para uma empresa que esteja buscando a construção do fortalecimento da sua marca é entender muito bem a forma como os seus concorrentes estão se posicionando no mercado.

E o mais importante, é entender como o mercado está enxergando este concorrente, quais os benefícios e diferenciais o público está levando em conta no momento da compra.

De uma maneira ética e profissional, por meio de uma pesquisa de mercado, é possível levantar informações sobre a concorrência a analisar de que forma ela pode estar impactando o seu próprio negócio.

  • Acompanhar as mudanças do mercado

Um empreendedor deve estar atento à velocidade das mudanças que impactam o seu setor de negócios. Saber observar com atenção as tendências que podem impactar o mercado é de extrema importância, pois podem ser identificadas novas oportunidades antes dos seus concorrentes.

  • Entender o comportamento de consumo

As pesquisas de mercado ajudam na identificação de padrões de comportamento de consumo, e, por meio de análises, é possível criar estratégias de lançamento ou desenvolvimento de novos produtos. Essas informações dão condições para analisar as possibilidades para um preparo e atuação de forma coerente e aderente às necessidades do mercado.

  • Medir a satisfação do cliente

Estas pesquisas são consideradas as principais formas de se medir como está a satisfação dos clientes em relação ao produto ou serviço da empresa. Ao realizar esta importante etapa, é possível ter “insights” que irão contribuir para identificar as oportunidades de melhorias que podem ser executadas.

Medir o índice de satisfação dos clientes com frequência possibilita fazer uma avaliação de pontos como:

  • Qualidade do Produto;
  • Atendimento;
  • Canais de vendas;
  • Pontos comerciais;
  • Preço;
  • Pós-vendas.

A pesquisa de mercado, com foco na satisfação, torna-se importante aliada das empresas que desejam expandir e consolidar-se no mercado.

Como escolher a melhor técnica para atingir resultados

Pesquisa de Mercado: entenda o que é e como utilizar na sua empresa para gerar resultados

Com os objetivos definidos, é importante optar pela metodologia que deverá ser seguida. Para isso será necessário levar em consideração: a fonte de dados, as informações que se deseja buscar, os objetivos e qual análise deseja-se fazer a partir da pesquisa.

Desta forma, a pesquisa pode ser constituída de forma quantitativa ou qualitativa.

  • Pesquisa Qualitativa

Neste formato, a pesquisa de mercado trará informações levantadas com base nas análises que destacam comentários, frases relevantes, sentimentos e emoções que são pontuadas ao longo do levantamento.

O seu objetivo é entender a opinião do cliente. este tipo de pesquisa possui, geralmente, uma amostragem pequena e é utilizada quando se quer:

  • Entender comportamentos;
  • Visualizar tendências;
  • Identificar expectativas;
  • Saber opiniões

Este é o recurso ideal para quando o empreendedor quer explorar a forma como o consumidor se comporta em relação ao seu negócio e, desta forma, planejar uma abordagem alinhada com a expectativa do cliente.

  • Pesquisa Quantitativa

Diferentemente da qualitativa, a pesquisa quantitativa analisa as informações para entender de maneira matemática o problema e sua dimensão. Traz informações em formato de números sobre como o cliente se comporta em relação à empresa.

Os dados apontados por esta metodologia podem impactar profundamente a tomada de decisão do líder da empresa. Isso porque traz indicadores como:

  • Datas de intenção de compra;
  • Produtos que mais vendem;
  • Valores disponíveis para compra;
  • Frequência de compra.

Como o objetivo desta metodologia é entender a dimensão estatística de determinada situação, é comum nas pesquisas quantitativas a utilização de formulários, questionários de múltipla escolha e entrevistas. Aplicada desta forma, resulta em respostas objetivas, em que os entrevistados ficam limitados a optar apenas pelas alternativas apresentadas.

Os resultados a partir deste instrumento são informações não-ambíguas, apresentadas de forma esquematizada e direta, em que não há tanta possibilidade de ter entendimentos e análises dos resultados de maneira subjetiva.

Considerações finais

Com base em tudo o que foi apresentado neste artigo, fica fácil entender que a pesquisa de mercado pode ser uma forte aliada das empresas que desejam e planejam a expansão e a consolidação do negócio em um mercado competitivo.

Vale lembrar que nada adianta investir nesta ferramenta se não houver a disposição para a mudança de atitudes a partir dos resultados obtidos.

Portanto, na hora de optar por fazer uma pesquisa, o empreendedor deve ter a certeza de que a sua equipe está preparada para atender às demandas que virão para conduzir o negócio rumo ao crescimento dos resultados.

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