Automação comercial: o que é e como aplicar no seu negócio

Embora nem todo empreendedor saiba o que é automação comercial, todos eles usam nem que seja um aspecto dessa ferramenta. Que lojista não tem um computador, um leitor de código de barras ou mesmo um software de frente de caixa?

Todos esses itens fazem parte de um sistema que agiliza e pode integrar todos processos e áreas da loja ou empresa. Nesse processo, o empresário vai fazer uso de utilitários que substituam a mão humana em muitas esferas, automatizando, seja por meio de máquinas, programas ou ferramentas, ações que seriam feitas por seus funcionários. Isso diminui o tempo necessário para a execução dessas ações cortando custos, facilitando o controle de dados do negócio, assim como a mensuração da entrada e saída de valores e também o controle do estoque.

É sobre as vantagens da automação comercial que falaremos neste artigo.

Aqui você vai saber como a automação comercial pode ajudar a sua loja a ter mais lucro e também a poupar tempo e com isso, fidelizar os seus clientes.

O que é automação comercial?

Automação comercial é fazer uso de ferramentas e métodos que automatizem processos que normalmente são feitos manualmente em uma empresa. O objetivo da automatização comercial é agilizar esses processos, gerar eficiência, poupar tempo e cortar gastos.

Como já dissemos acima, os seres humanos possuem limitações e não conseguem repetir os mesmos procedimentos várias vezes com a mesma precisão. E mesmo que pudessem, não conseguiriam fazer isso na velocidade que uma máquina faz.

Um bom exemplo disso é que usamos uma calculadora para calcular até mesmo operações simples, já que isso é mais rápido do que pegar lápis e papel para calcular manualmente.

Quais são as vantagens da automação comercial

O que você faria se tivesse tempo sobrando dentro do seu negócio? Por certo você usaria esse tempo para focar sua atenção no que realmente é importante e necessário para o crescimento contínuo da empresa.

A mesma pergunta pode ser feita quando notamos que a automação faz o lojista poupar dinheiro. O que você faria ao notar que agora está sobrando um dinheirinho a mais no fechamento diário do caixa? Com certeza você investiria esse valor de volta no próprio negócio, tendo como meta o crescimento constante dele.

A principal vantagem da automação comercial agora parece bem clara, não é? A agilização dos processos poupam dinheiro e tempo, que podem ser reinvestidos na empresa. É uma forma de crescer com menos custo.

Automação comercial: o que é e como funciona

Além disso, com mais valores para investir, com todos os processos bem organizados dentro da empresa, o lojista ou qualquer empresário consegue uma boa vantagem competitiva à frente de seus concorrentes. Entre as diversas vantagens da automação comercial, podemos destacar:

Agilidade

Como você já sabe, a automação comercial torna os processos internos da empresa muito mais ágeis, uma vez que agora é uma máquina ou software que está praticando as ações e não a mão humana.

Pense um quantos clientes ficam felizes e se fidelizam à sua loja quando o atendimento de frente de caixa é rápido e oferece pagamento por cartão de crédito ou débito. Além de fidelizar o cliente e ter todas as vantagens que isso traz, a sua empresa ainda vai contar com a propaganda espontânea da parte dele, uma vez que com certeza ele vai comentar sobre o atendimentos satisfatório e rápido que recebeu em sua loja.

Essa agilidade não beneficia somente a experiência do cliente. Ela libera os seus funcionários para atuarem em outras áreas ou para não acumularem tarefas, uma vez que agora sobra muito mais tempo para dedicar a outras coisas.

Informações centralizadas

Um bom software de automação comercial vai garantir que todas as informações do seu negócio possam ser acessadas em um lugar só, gerando relatórios exatos sobre o seu estoque, produtos com mais saída, clientes que mais compram, lucros e despesas do dia, entre muitos outros dados.

Este programa de automação comercial vai atuar em todas as esferas do seu negócio, fazendo com que cada elo da corrente de funcionamento da sua loja esteja funcionando da melhor maneira possível, mostrando através de dados, em que pontos estão os acertos e em que pontos estão os erros.

Análise de resultados

Como dissemos acima, quando o funcionamento da sua loja passa por uma automação comercial, através de um programa de gestão de lojas competente, você poderá ter acesso sobre o funcionamento e desempenho de todas as áreas da empresa, podendo descobrir onde estão as melhores e piores performances e criando táticas para a resolução destes e de todos os problemas que possam estar ocorrendo.

Controle automático de estoque

Não existe lojista ou empresário que não saiba a grande importância de um bom controle de estoque. O funcionamento perfeito dessa área da empresa reflete em todas as outras áreas, uma vez que toda loja depende de vendas e o estoque corresponde ao montante de produtos que o lojista ainda pode vender, ou quando deverá comprar mais desses produtos, para manter as mercadorias e vendas circulando.

Para fazer uma automação comercial para controle de estoque, o empresário deve escolher um bom sistema de gestão, que cuide do seu estoque, mas que tenha integração com o sistema PDV da loja, de modo que a cada produto vendido, aconteça a baixa automática deste item no estoque.

Essa ferramenta de automação ainda dá para o dono do negócio, o número total de itens de cada tipo vendidos no período que ele selecionar, e quem mais comprou este produto e mesmo, quando ele deve comprar mais para que essa mercadoria não acabe nas prateleiras.

Redução de custo

Já citamos isso lá em cima, no começo do artigo. A diminuição do tempo gasto em cada processo, seja ele de atendimento, armazenagem, etiquetagem, organização, etc… reflete enormemente no valor dos custos que o lojista terá.

Além disso, como todos os dados sobre estes processos já podem ser analisados por meio da ferramenta de automação, o lojista saberá exatamente em que áreas está gastando mais e poderá agir para resolver as questões de baixo custoXbenefício.

Ganho de produtividade

Rapidez no atendimento, além de gerar clientes mais satisfeitos, ainda gera atendentes com mais tempo livre e podendo se dedicar a outras coisas dentro da sua empresa. Esta questão traz ainda mais benefícios se o seu sistema de gestão de pessoas estiver em dia, de modo que você aproveita os talentos e características de cada um dos seus funcionários para direcionar eles para áreas em que eles gostem de atuar e tenham bons rendimentos, por consequência.

Como escolher um bom programa de automação comercial

Bom, pra responder esta pergunta você deve analisar quais são as necessidades do seu negócio e o que você deseja melhorar nele. É certo que toda empresa precisa de processos de automação, mas nem sempre para automatizar os mesmos processos.

Uma boa maneira de descobrir a melhor forma de automatização comercial para o seu negócio é ver as áreas da sua empresa que esse software deve atender. Se você atua na área do varejo, o melhor sistema de gestão para você é o QuantoSobra que, além de fazer tudo o que citamos acima, ainda oferece funções como:

Controle Financeiro

O sistema permite que você faça a gestão do seu fluxo de caixa online. Oferecendo visão por competência ou por caixa. Ele também permite que você saiba qual sua inadimplência, quem te deve, quanto você tem para pagar etc. Com ele é possível prever sua necessidade de dinheiro para pagamentos futuros e controlar facilmente suas contas a pagar e a receber.

Emissão de NFe, NFCe e NFSe

Emita seus documentos fiscais com o QuantoSobra. Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (Cupom Fiscal Eletrônico – NFCe, substituto do ECF), Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Tudo integrado de forma integrada.

Importação de NFe de compra

O QuantoSobra permite que você Importe o XML de suas compras e tenha o seu estoque sempre atualizado. O sistema cadastra todos os seus produtos, atualiza seu custo e preço de venda, cadastra seu fornecedor e suas parcelas a pagar, tudo diretamente do XML.

Relacionamento com Clientes

A ferramenta  ajuda você no controle do seu relacionamento com as pessoas mais importantes de sua empresa, seus clientes! Saiba quem são, o que compram, quanto compram, etc…

Além de tudo isso, o QuantoSobra ainda oferece para você a chance de testar grátis o nosso sistema. Para isso, é só você clicar na imagem abaixo e cadastrar os seus dados.

Automação comercial: o que é e como funciona

Tags In
151 / 166

Deixe uma resposta

Required fields are marked

WordPress Theme built by Shufflehound. QuantoSobra | www.QuantoSobra.com.br | Software de Gestão - ERP para Micro e Pequenas Empresas

Compartilhe com um amigo