Um sistema de vendas impacta diretamente na lucratividade da sua empresa. Isso porque, você diminui todos os custos dos processos internos que você automatiza. Quanto menos custos para gerir cada área do seu negócio, mais o lucro que você tem rende.

Além disso, terceirizar a inteligência da sua gestão para um sistema realmente inteligente, sem chances de erros humanos, garante que seus índices sejam confiáveis e os seus planejamentos estratégicos funcionem com a efetividade que você precisa. 

Com isso, trazendo os benefícios de um sistema de vendas para sua loja você ainda vai ter redução na necessidade de colaboradores, uma vez que os processos que antes eram feitos por pessoas passam a ser feitos pelo sistema de automação. 

Isso garante que você possa direcionar seus colaboradores para tarefas que sejam realmente úteis e efetivas para o funcionamento do seu negócio e, de quebra, ainda poupa tempo no gerenciamento dos processos internos da empresa. Abaixo, a gente vai aprofundar a questão.

Neste artigo você vai entender:

 

O que é Sistema de vendas?

Um sistema de vendas é uma ferramenta que automatiza todas as atividades e tarefas dentro de uma empresa. Geralmente, um sistema de vendas gerencia todas as áreas do negócio e centraliza todas as informações e índices obtidos como resultado, facilitando a sua conferência.

Em outras palavras: um sistema de vendas vai automatizar o seu controle de estoque, seu fluxo de caixa, seu PDV, se for o caso, sua gestão financeira e demais áreas. Depois disso, vai cruzar todos os dados que obtiver e vai centralizar os resultados dentro do seu computador.

É como se fosse uma inteligência artificial cuidando de tudo para você, trazendo os relatórios e números que você precisa para a sua gestão, de acordo com o período que você selecionar.

Gestão para comercio

Quais as vantagens de um sistema de vendas?

As principais vantagens de um sistema de vendas são: economia de tempo e dinheiro. Essa economia vem do fato de o sistema escolhido para isso fazer a gestão de áreas que antes eram geridas pelos seus colaboradores. Além disso, com um sistema do tipo funcionando o dia inteiro, gerindo todas as áreas, você tem a certeza de que a administração de todos os setores está sendo feita de maneira perfeita e automática. Além disso, um sistema de vendas traz as seguintes vantagens:

  • Agilidade

Trazendo um sistema de vendas para a sua loja você evita a perda de tempo no gerenciamento de atividades e setores que passam a ser geridos pelo sistema. Além disso, com a automação comercial você não corre mais tantos riscos de erros humanos, uma vez que todo está sendo administrado por um sistema desenvolvido justamente para trazer segurança.

  • Relatórios

Um bom sistema de vendas junta os dados de todos os setores e traça um panorama geral, criando relatórios confiáveis sobre os números de cada área. Esses relatórios e gráficos podem ser definidos de acordo com o período que você quiser. Assim, você pode ter o controle sobre os dados de qualquer momento da sua empresa.

  • Finanças controladas

Com um sistema de vendas você tem as suas finanças sempre bem controladas. Isso porque, um sistema do tipo faz todo o controle do seu fluxo de caixa de maneira automática, cruzando estes dados com o seu estoque e com todas as outras áreas do seu negócio. O resultado é economia e conhecimento sobre a área financeira da sua empresa.

  • Centralização

Todas as áreas que são gerenciadas pelo sistema de vendas têm os seus dados centralizados em um só lugar. Assim, diretamente no seu computador, sentado em sua mesa, você tem o controle completo sobre tudo o que está acontecendo no seu negócio.

Estas são somente algumas das vantagens que um sistema de vendas pode trazer para a sua loja. A seguir, vamos ver um pouco mais sobre as reais funções de um programa do tipo.

Sistema de automação comercial

O que faz um sistema de vendas?

Um sistema de vendas geralmente é desenvolvido para substituir a gestão humana na administração de uma empresa. Por ser um sistema que gerencia atividades e setores, este tipo de programa é bastante versátil, executando a gestão dos mais variados setores, como:

  • Controle de estoque

Um sistema de vendas faz a gestão do controle de estoque de maneira completa, unindo as informações das vendas feitas no seu PDV com as baixas que devem ser feitas no estoque. Além disso, o inventário do estoque também é automatizado, com gestão de custo médio, estoque máximo e estoque mínimo, rotatividade de produtos e muito mais.

  • Controle do fluxo de caixa

Uma das partes mais importantes de uma empresa também é gerenciada pelo sistema de vendas. O controle do fluxo de caixa, além de ser gerido, ainda tem estas informações cruzadas com as outras áreas do negócio, trazendo aquele panorama geral tão necessário para o planejamento estratégico.

  • Controle do PDV

De nada adianta ter o seu fluxo de caixa bem controlado se estas informações não estão automatizadas para unir as informações sobre o que acontece no caixa com o PDV. Esse controle de vendas é feito facilmente pelo sistema de vendas. Assim, você pode abandonar as planilhas e a calculadora.

  • Emissão de Notas Fiscais

Com um sistema de vendas você pode emitir as notas fiscais referentes às suas vendas, diretamente no seu caixa. Assim, você fica em dia com a legislação e, ainda, oferece a seus clientes a segurança de ter as notas das suas compras.

Um sistema de vendas faz tudo isso e muito mais, como você vai ver a seguir:

Sistema de vendas para o varejo

Um sistema de vendas para o varejo é ainda mais completo e faz muito mais do que você viu acima. Como uma empresa varejista tem muitas áreas a serem gerenciadas e, ainda precisa de muitas outras funções, é necessário escolher um programa que abranja tudo isso.

O QuantoSobra, por exemplo, é um sistema de vendas que foi desenvolvido justamente para o varejo e traz funções como: emissão de notas fiscais, controle de crediário, controle de estoque, gestão financeira, gestão de PDV, controle de inadimplência, impressão de etiquetas e muito mais.

Você pode testar o QuantoSobra gratuitamente, clicando no botão abaixo:

testar quantosobra grátis