Você já pensou em ofertar um serviço extra para aumentar o rendimento do seu comércio? Então, que tal investir no recebimento de contas?

Em suma, esse é um procedimento no qual uma loja age como se fosse um representante de um banco. Nesse sentido, ela é autorizada a quitar contas de terceiros, fazer saques e, em alguns casos, até empréstimos.

No mais, é uma opção viável para quem possui loja física e deseja atrair mais público para suas mercadorias. Quer aprender como implementar? Pois saiba que veio ao lugar certo. No artigo abaixo, explicamos:

  • o que é e como o recebimento de contas funciona;
  • quais as vantagens disso para o empreendimento;
  • como implementar no seu negócio;
  • principais erros na implementação e execução.

Não perca tempo e confira mais essa forma de ganhar dinheiro!

Primeiramente, o que é recebimento de contas?

É muito fácil entender o conceito de recebimento de contas. Basicamente, esse é o ato de receber o pagamento de uma dívida — que pode ser de um banco —, boletos e até mesmo faturas de cartão de crédito diretamente no seu comércio.

Em outras palavras, é fazer com que a loja atue como uma espécie de correspondente bancário. O que também é conhecido como Pague Fácil.

Graças a isso, o estabelecimento age como se fosse o representante de um banco. Logo, ele é autorizado a agir “em nome dele” em algumas ocasiões, como no recebimento de contas — de energia e água, só para exemplificar — e até mesmo para realizar depósitos de dinheiro. Deu para compreender?

Como funciona o recebimento de contas em um comércio?

O recebimento de contas funciona de maneira muito simples. Mas, antes, é preciso saber que quase qualquer tipo de comércio é capacitado para aderir a essa modalidade.

Portanto, se você tem uma loja de roupas, padaria ou, ainda, um restaurante, já pode oferecer isso aos seus clientes.

Basta que você entre em contato com uma instituição financeira séria, informando que deseja se tornar um correspondente e, em seguida, preencher os dados solicitados.

Destacamos que é essencial conferir quais são os pré-requisitos dos bancos que normalmente fazem esse tipo de parceria — como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Isso é importante para evitar ficar “preso” em infindáveis processos burocráticos, acabar com algum problema ou investir dinheiro em algo que não “irá para frente”, seja por qualquer motivo.

Por que receber contas no seu estabelecimento? 4 vantagens para o negócio

À primeira vista, o recebimento de contas pode até parecer algo supérfluo e que só agrega mais trabalho no seu dia a dia já corrido, como gestor ou empresário. Contudo, isso costuma ser muito benéfico para o empreendimento, porque:

1. Atrai mais clientes

Ao comercializar produtos ou serviços, é natural que apenas pessoas interessadas em adquiri-los ou contratá-los visitem sua loja diariamente. No entanto, se fizer o recebimento de contas, o tráfego aumenta consideravelmente.

A principal razão para isso é que o comércio se torna um ponto de oferecimento de outros serviços. Sendo assim, mais pessoas entram nele todos os dias.

O resultado é que as mercadorias ficam mais expostas enquanto a pessoa vai pagar as contas. Dessa maneira, você é capaz de lucrar com as compras por impulso — que são aquelas que não foram planejadas pelo cliente.

>>>> Leia mais: como atrair clientes para sua loja — 8 dicas fáceis para colocar em prática + planilhas grátis

2. Aumenta o rendimento

Outra vantagem do recebimento de contas é  alavancar os lucros. Primeiramente, por causa do aumento do fluxo de clientes e, por conseguinte, das vendas.

A segunda razão é porque cada conta paga gera uma pequena receita para o comércio, uma vez que os bancos pagam uma taxa pelo serviço oferecido. Legal, não é?

Quer mais maneiras de aumentar seus lucros? Aperte o PLAY no vídeo a seguir e confira as cinco dicas que separamos para você alavancar os rendimentos do seu negócio!

3. Fideliza o público

A terceira vantagem do recebimento de contas está inteiramente ligada com as duas primeiras: que é a fidelização do público.

Para entender melhor, suponha que você tenha uma loja de roupas e adere a essa estratégia. Um dia, um cliente que tem que pagar uma conta de energia e comprar uma blusa nova, percebe que pode fazer as duas coisas no seu estabelecimento.

É de se esperar que as chances dele voltar à loja é bem maior, pois sabe que tem comodidade. Além disso, ele economizará tempo, pois não tem que se deslocar para mais de um empreendimento.

Juntando tudo, você consegue formar um público fiel, que deposita a confiança no seu trabalho.

>>>> Veja mais: fidelização de clientes — saiba como conquistar seu público com estas dicas

4. Traz mais visibilidade para o negócio

Para finalizar, preparar-se para fazer o recebimento de contas traz mais visibilidade para o negócio. Afinal, até mesmo quem não tem interesse em comprar nada, prestará atenção a sua loja, pois, ainda assim, existe algo que ele precisa lá dentro.

Antes de prosseguir com a leitura, aproveite para assistir ao vídeo abaixo e aprenda como divulgar seu negócio nas redes sociais!

Como receber contas no seu comércio? 5 dicas práticas

Agora que você viu o que é, como funciona e quais as vantagens, chegou o momento da ação. E, para te ajudar, separamos cinco dicas de como começar a receber contas, sem dores de cabeça, a fim de alavancar seu faturamento!

1. Escolha uma instituição financeira confiável

Você não pode simplesmente dizer que receberá contas e começar a fazer isso do dia para noite. Primeiro, é necessário vincular seu comércio com um banco. Inclusive, a maioria deles dá preferência para lojas, pois elas têm uma maior circulação de pessoas.

Instituições como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil são conhecidas por fazer parcerias do gênero.

Dito isso, a primeira dica é analisar todas as opções disponíveis para escolher a melhor para sua situação. Nesse ponto, analise:

  • viabilidade do projeto;
  • pré-requisitos;
  • taxas oferecidas;
  • qual correspondente é mais popular entre seu público;
  • documentação pedida.

A maior parte dessas informações são encontradas nos sites dos próprios bancos. E, caso queira algum dado adicional, é só entrar em contato com um representante.

Uma dica extra é conferir os intermediários. Ou seja, as empresas que viabilizam o serviço, mas não são necessariamente bancos. Porém, tenha em mente que as opções do que seus clientes poderão fazer costumam ser limitadas ao pagamento de contas.

2. Monte um espaço separado na loja

Como falamos acima, muitos bancos dão preferência para lojas. Contudo, não vá pensando que é bagunça. Na maioria dos casos é preciso separar um espaço exclusivo para isso, como um guichê.

O ideal é que ele fique em um local visível e de fácil acesso. Até porque, de que adianta ofertar um serviço, se ele ficar escondido nos fundos do comércio e seu público nem perceber que ele existe?

3. Anuncie o serviço

Já ouviu a frase “a propaganda é a alma do negócio?” Pois saiba que ela é verdadeira e muito válida quando se trata do recebimento de contas. Por isso, invista em marketing para o serviço.

E nem tem que ser algo chamativo e caro, viu? Espalhar banners pelo seu PDV (ponto de venda) e informar aos clientes que passou a oferecer o serviço já traz bons resultados.

>>>> Não deixe de ler: gestão de ponto de venda (PDV) — por que é tão importante?

4. Escolha as formas de recebimento com cuidado

O mais comum é fazer o recebimento de contas em dinheiro vivo. Porém, com a popularização das formas de pagamento digitais — como o Pix — você tem a opção de aceitar.

Em algumas empresas, é até possível que seus clientes paguem as contas com o cartão de crédito. Desse modo, analise com cuidado as opções e escolha a que mais se adéqua ao seu modelo de negócios.

5. Treine sua equipe

Finalizando nossa lista de dicas de como fazer o recebimento de contas na sua loja, prepare a equipe para disponibilizar o serviço. Pois é, não adianta de nada se organizar para entregar essa comodidade ao público, se seus colaboradores não sabem o que fazer.

Por essa razão, monte treinamentos e uma espécie de manual de conduta. Assim, todos ficarão “na mesma página” em relação aos procedimentos e você evitará erros que podem colocar tudo a perder.

>>>> Veja também: treinamento de vendas — como ensinar seus colaboradores a venderem mais e melhor

Erros comuns no recebimento de contas

Viu como é fácil começar a entregar o serviço de recebimento de contas aos seus clientes? Mas isso não faz com que o processo seja totalmente livre de erros que poderiam estragar todo o planejamento.

Pensando nisso, separamos logo abaixo os erros mais comuns, de modo que você consiga evitá-los:

  • não analisar as opções disponíveis para se tornar um correspondente bancário;
  • falta de divulgação dos serviços, o que inviabiliza a geração de receita;
  • funcionários sem preparo para atender ao público neste novo serviço;
  • colocar o espaço para recebimento de contas em um local “escondido”;
  • esquecer de organizar a rotina da loja para comportar as novas demandas;
  • deixar de registrar os valores que entram no caixa separadamente.

Invista em tecnologia para otimizar sua gestão

E aí, ficou interessado em disponibilizar o recebimento de contas no seu comércio? Então, fique ligado na nossa dica de ouro: invista em um bom sistema de controle de loja!

Um ótimo exemplo de plataforma é a Awise. Com esse software de gestão, você consegue ir muito além, incluindo:

  • controlar o fluxo de caixa, inclusive no recebimento de contas;
  • precificar as mercadorias que já têm disponíveis na loja;
  • fazer a gestão dos demais produtos;
  • controlar o setor financeiro e o estoque;
  • gerar catálogos para WhatsApp;
  • criar códigos de barras;
  • elaborar relatórios de vendas;
  • e muito mais.

O melhor de tudo é que nada disso sai caro, porque o Awise é grátis. Isso mesmo, você não precisa desembolsar um centavo para ter acesso a essas outras funcionalidades extremamente úteis para a gestão de um comércio.

Quer ver na prática como ele funciona? Inscreva-se e faça um teste hoje mesmo!

E, antes de ir embora, aproveite para baixar nossa planilha gratuita de plano de contas para otimizar sua gestão e manter sua empresa sempre “no azul”!

Planilha de plano de contas grátis