Então você decidiu empreender? Abrir o seu próprio negócio pode ser uma aventura e tanto. Para esta jornada você vai precisar se armar de diversos conhecimentos. Informações que vão expandir o seu horizonte. Uma destas novas informações é a mais importante neste início de caminho: o que é Razão Social.

Este termo é muito importante, justamente porque o primeiro passo que você dará nesta rota será dar um nome de batismo para a sua empresa, que aparecerá em todos os documentos e permissões.

E este artigo foi feito para te ajudar com isso. Nele, você aprenderá o que é Razão Social da empresa, para que ela serve e ainda qual a diferença entre Razão Social e Nome Fantasia e muito mais. Confira!

O que é razão social da empresa?

A Razão Social é o nome oficial de uma empresa. Basicamente, ele é o que aparecerá em todos os documentos, talões de cheque, notas fiscais, papéis administrativos e até mesmo escrituras e contratos, ou seja, tudo o que for oficial. Pode-se dizer ainda que a razão social é o nome empresarial.

Inclusive, outros nomes pelos quais ela pode ser chamada são Nome Comercial, Denominação Social ou ainda de Firma Empresarial.

Para entender melhor o que é a Razão Social da empresa, pense nela como se fosse o nome de batismo do seu negócio, que nascerá quando ele for registrado na Junta Comercial ou no Cartório de onde você mora.

Junto com ela, ficam gravadas informações como endereço onde a empresa funcionará e o nome completo dos fundadores e sócios, caso tenha, uma vez que tudo isso serve para demonstrar que ela é legal.

Dado ao seu caráter oficial e a burocracia necessária para realizar a troca, esse nome deve ser escolhido com bastante cuidado. Por isso, recomendamos que todos os envolvidos no negócio pensem antes de bater o martelo.

Porém, apesar da grande importância da Razão Social, a empresa não será reconhecida pelos clientes por ela. Isso porque, ela tende a ser comprida e, muitas vezes, pouco atraente para o público-alvo.

Para que serve a razão social?

Agora que você entendeu o que é, é necessário saber para que serve a Razão Social. Simplificando, a principal função desse nome é identificar a empresa e diferenciá-la de qualquer outra.

Por isso, ele precisa ser único, o que o diferencia de um nome de batismo para pessoas, que pode ser copiado.

Logo, assim que você registra a Razão Social nos órgãos competentes, ele fica imediatamente protegido não apenas pela Lei de Propriedade Intelectual, mas também pela Constituição Federal, pelo Código Civil Brasileiro e pela Convenção da União de Paris para assuntos da Propriedade Industrial.

Ou seja, ninguém mais poderá utilizá-lo ou estará cometendo um crime. Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que essa regra vale apenas para o estado de origem da empresa. Portanto, negócios de outros locais podem acabar tendo um nome igual.

Como criar uma razão social?

O processo para criar uma Razão Social é até bem simples, mas pode ser um pouco demorado, uma vez que possui diversas etapas. A primeira, além da escolha do nome, é a pesquisa para garantir que o nome não está sendo utilizado por outra empresa.

A maneira mais fácil de fazer isso é através dos mecanismos de busca da internet, como o Google. Basta escrever na barra de busca o nome e a área de atuação, para ver se aparecem negócios que já o estejam usando.

Redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin também podem ser muito úteis, já que grande parte das empresas possuem perfis em pelo menos um destes locais atualmente.

Já uma pesquisa mais a fundo pode ser feita pelo site Registro.br, que oferece a possibilidade de buscar sites que possuem nomes semelhantes ao que você pensa em batizar a sua empresa.

O que colocar na razão social de uma empresa?

Na Razão Social, deve sempre constar a área de atuação, como comércio, indústria ou serviços.

Por exemplo, se seu nome é Daniel Sampere e o do seu sócio é Julián Carax e vocês decidem que o nome da empresa, que é um comércio de livros, será o sobrenome dos dois, a primeira parte da Razão Social dela seria: Sampere & Carax Comércio de Livros.

O próximo passo será definir a constituição legal da empresa, que pode ser:

Vamos considerar que a empresa do exemplo acima acima seja uma ME e que apenas os criadores sejam os acionistas. Logo, o nome completo e oficial dela seria: Sampere e Carax Comércio de Livros Ltda. Me. Fácil de entender, não é?

Alguns exemplos de Razão Social de empresas são:

  • Coca-Cola Indústrias Ltda. (Coca-Cola);
  • TV Globo Ltda (Globo);
  • Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar);
  • Companhia de Bebidas das Américas (Ambev);
  • Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás);
  • BM & FBOVESPA S.A. (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros);
  • Arcos Dourados Comércio de Alimentos LTDA (McDonald’s);
  • Ns2.com Internet LTDA (Netshoes);
  • A Arthur Lundgren Tecidos S/A (Pernambucanas);
  • A Via Varejo S/A (Casas Bahia);
  • General Motors do Brasil S/A (General Motors);
  • Itaú Unibanco Banco Múltiplo S/A (Itaú).

Como registrar uma razão social?

Após escolher o nome e garantir que ele não é utilizado por outra empresa no estado, chegou a hora de oficializar a Razão Social do seu negócio. O primeiro passo para isso é ir até a Junta Comercial da sua cidade e solicitar o Requerimento Padrão para registro da empresa.

Dependendo do seu tipo de negócio, podem ser necessários outros documentos, como a Ata da Assembleia Geral de Constituição e Estatuto da Empresa ou Contrato Social, que estabelece as normas e regras que devem ser respeitadas por cada sócio, bem como define a divisão societária de cada um.

Será preciso apresentar três vias de cada um destes documentos, além de modelos 1 e 2 da Ficha de Cadastro Nacional (FCN) e uma cópia autenticada do proprietário para finalizar o processo de registro.

Feito isso, a empresa poderá obter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ, um alvará de funcionamento, cadastro na Previdência Social e ainda verificar junto ao município e estado a necessidade de aparatos específicos para o funcionamento do negócio.

O que é nome fantasia?

Você já sabe o que é a Razão Social da empresa e que ela constará em toda a documentação do seu negócio, não é? Mas se esse é o nome de batismo, também existe um apelido pelo qual ele será conhecido por todos, que é o chamado Nome Fantasia.

Ao contrário da Razão Social, o Nome Fantasia tende a ser mais bonito e mais curto, o que o torna mais fácil de memorizar. Basicamente, ele é o que ficará exposto na fachada e nas redes sociais, para ser visto e lembrado pelos clientes.

Ele pode até mesmo ser registrado junto com o nome empresarial, para que apareça nos documentos oficiais, mas isso não é algo obrigatório.

O que é marca?

Você decidiu o seu nome Fantasia e deseja que ele seja exclusivo da sua empresa? Para que isso aconteça é preciso registrá-lo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI. Assim, você o transforma em uma marca.

O processo deve ser solicitado por um dos proprietários ou advogado representante. Após a abertura, o INPI investigará para garantir que o nome escolhido se encaixa em suas exigências.

Caso seja aprovado, ele se transformará em uma Marca Registrada e deverá ostentar o símbolo ® em qualquer lugar que for escrito e não poderá ser utilizado no país.

Qual a diferença entre razão social e nome fantasia?

A maior diferença entre Razão Social e Nome Fantasia é no objetivo dos dois. Enquanto que o primeiro, como foi explicado anteriormente, é o nome oficial, com fins legais e obrigações fiscais.

Já o segundo é voltado para publicidade e para atingir o público da marca. Além disso, ele é bem mais fácil de alterar caso deseje mudar ou se arrependa do que estava sendo utilizado.

É possível mudar a razão social do MEI?

Caso você seja MEI e não goste do seu nome empresarial, que é composto pelo nome completo da pessoa juntamente com o número do CPF, pode se perguntar como mudar a Razão Social do MEI.

Porém, infelizmente isso não é possível. Empresas com essa constituição legal podem alterar apenas o Nome Fantasia e informações como formas de contato e endereços.

Como descobrir o CNPJ pela razão social?

Sabia que é possível descobrir qual é o número do CNPJ de uma empresa através da sua Razão Social. Pois é, como esse é um nome legal, ele contém todas as informações importantes sobre o negócio. Para fazer isso, é necessário:

  • acessar a Receita Federal;
  • escolher a opção atendimento pela internet;
  • entrar na Redesim e selecionar o campo “consulta pessoas jurídicas”;
  • clicar em pesquisar por nome empresarial e faça login pela conta Gov.br;
  • para finalizar, digite a razão social e pronto.

Agora que você sabe o que é a Razão Social da empresa e está um passo mais próximo de abrir o seu negócio, que tal investir em um sistema de gerenciamento para te ajudar a manejar toda a sua empresa de maneira fácil, rápida e gratuita?

Para isso você tem o Sistema Awise. Com ele você consegue fazer a gestão fiscal, financeira, do estoque e até mesmo das vendas, além de poder realizar o cadastro automático de todas as mercadorias e fazer o controle das movimentações.

Tudo isso de um só lugar, com praticidade. Teste hoje mesmo e descubra como alavancar as suas vendas e aumentar o seu faturamento!