Um modelo de DRE simples em Excel pode ajudar uma pequena empresa na hora de criar a Demonstração do resultado do Exercício. Como você sabe, apesar deste relatório financeiro ser bastante importante, muitos empresários acabam precisando de um exemplo na hora de criar este demonstrativo.

Isso porque, o mundo contábil de uma pequena empresa é cheio de siglas complicadas e de índices que podem confundir o empresário. Muitas vezes, na hora de classificar as entradas e saídas de um negócio, justamente por estes fatores serem importantes para o balanço patrimonial, o empreendedor pode não saber muito bem quais são os dados que devem constar neste tipo de relatório.

É aí que entra o modelo de DRE grátis que criamos para você. Depois de fazer o download do modelo DRE grátis em Excel que você encontra abaixo, vai ficar muito mais fácil fazer o Demonstrativo do Resultado do Exercício e manter a sua contabilidade em dia.

planilha modelo dre excel grátis download

Por outro lado, se além de baixar a planilha DRE você quiser se aprofundar no assunto e saber tudo sobre o que é o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) e para que serve o DRE, vem comigo.

O que é DRE

Para explicar o que é DRE, antes é preciso explicar o que é DRE na contabilidade. O significado de DRE é Demonstrativo do Resultado do Exercício e, na contabilidade ele representa um relatório detalhado das receitas e despesas de uma uma presa em determinado período. 

Para fazer uma DRE você deve ter dados como: receitas, impostos, taxas, encargos, despesas entre outros. Ou seja, na hora de montar uma DRE você precisa ter em mãos todas as informações sobre as despesas e receitas do seu negócio. 

A palavra Exercício, na sigla DRE significa período. Assim, o DRE é um demonstrativo que mostra os resultados financeiros alcançados por sua empresa em determinado período de tempo. Se a empresa teve prejuízo, com a subtração das despesas da soma das receitas, isso vai ficar claro na DRE. Por outro lado, se após o cálculo da DRE o seu negócio apresentar lucro, isso também vai ficar claro após a montagem deste relatório.

O DRE é obrigatório por Lei para todas as empresas e você deve fazer uma DRE uma vez por ano, junto com o balanço patrimonial do seu negócio. Por ser um relatório contábil, o DRE deve ser assinado por um contador que seja habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade. 

Como dissemos acima, você precisa fazer o DRE anualmente, ao final de cada ano-calendário. Ou seja, o período que vai de janeiro a dezembro de um ano.

Ainda de acordo com a Lei, somente quem é MEI está isento de fazer o DRE. Ou seja, a menos que você seja um Microempreendedor Individual, este modelo DRE grátis que oferecemos para download vai ser extremamente útil.

Apesar de ter esse papel fundamental para a contabilidade da sua empresa, a importância do DRE vai muito além disso, como você vai ver a seguir.

Para que serve o DRE? Qual a finalidade do Demonstrativo do Resultado do Exercício?

O DRE serve para demonstrar se uma empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período. Ou seja, ao fazer o DRE, você relaciona todas as receitas e todas as despesas do seu negócio e este relatório vai relacionar tudo o que você precisa saber sobre a saúde financeira da sua empresa. 

Inclusive, é todo esse processo de montar o DRE que o nosso modelo de planilha DRE automatiza para você.

Como o DRE serve, também, para que você faça o balanço financeiro do seu negócio, ter este exemplo de Demonstrativo do Resultado do Exercício vai facilitar a sua vida, trazendo agilidade e zerando a chance de erro na hora de preencher as informações necessárias, uma vez que a tabela Excel já está pronta.

Usar o modelo DRE vai ajudar você na tomada de decisões e no seu planejamento financeiro anual, uma vez que o demonstrativo gerado por esta planilha grátis vai te dar um relatório detalhado sobre todos os seus custos operacionais e, também, sobre a origem exata dos seus lucros.

Com isso, a chance de otimizar os processos internos do seu negócio aumenta. Isso porque, depois de fazer o DRE você vai poder analisar o relatório e usar essas informações para cortar custos nas áreas onde houver desperdício e investir o valor poupado, em áreas que estão trazendo mais lucros. 

Você também vai poder usar o relatório gerado por este modelo de DRE grátis na hora de solicitar empréstimos e investimentos externos para o seu negócio. Isso porque, as instituições bancárias e os investidores sempre solicitam o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) para analisar como anda o balanço financeiro da sua empresa e decidir se é seguro ou não investir nela.

Modelo DRE: como usar esta planilha Excel grátis?

Este modelo DRE pronto já traz a relação de informações previstas por Lei, que você deve inserir.

Como dissemos acima, a Lei define que você deve fazer o DRE uma vez por ano. Entretanto, como a Demonstração do Resultado do Exercício pode ajudar você em vários outros aspectos da administração da sua empresa, você pode optar por montar o DRE mensalmente, ou mesmo, a cada trimestre. Independente da sua escolha, este modelo DRE para download vai facilitar muito o processo.

Veja os dados que você deve ter em mãos na hora de montar o DRE:

  • Comissões de venda
  • Impostos
  • Custos com mercadorias
  • Custos com matérias primas
  • Salários
  • Encargos
  • Pró-labores
  • Aluguel
  • Condomínio
  • Água 
  • Luz
  • Internet
  • Telefone
  • Manutenção
  • Limpeza
  • Propaganda
  • Marketing
  • Contador
  • Advogado
  • Taxas e Tarifas
  • Impostos
  • Outros custos fixos

Tudo isso, claro, de acordo com os gastos e receitas que o seu tipo de negócio tem. Por serem muitos dados, fica quase impossível saber de cor todos os dados a serem inseridos. Por isso, neste modelo de planilha DRE que criamos, a relação de informações a serem inseridas já estão prontas. Bastando para você, apenas colocar os valores de cada item.

Como fazer DRE na Planilha de Modelo DRE Excel grátis?

Para montar o DRE no Modelo DRE pronto que disponibilizamos, você vai precisar das informações que citamos acima. Como estas informações podem parecer um pouco confusas, eu vou explicar, em resumo, os dados que você vai colocar no exemplo de DRE grátis.

Receitas

Como você deve saber, as receitas se referem a todos os ganhos que a sua empresa teve com o serviço prestado ou os produtos vendidos. Neste momento, você deve estar atento: as vendas entram neste item, independente da forma de pagamento escolhida pelo cliente. O que conta é a movimentação e é ela que deve ser notificada. Entretanto, se a sua empresa recebe valores de juros que têm origem de investimentos feitos em instituições bancárias, esse rendimento não deve ser inserido nesse item e, sim, no item Outros rendimentos, como você vê a seguir.

Outros rendimentos

Neste item da planilha de modelo DRE, você deve inserir todos os rendimentos recebidos de negócios e transações que não estão ligados ao negócio principal da sua empresa. Como dissemos acima, os juros que a sua empresa recebe de investimentos externos, devem entrar nesse item do modelo DRE.

Despesas

As despesas se referem a todos os gastos que a sua empresa teve no período. Aqui, você deve inserir todos os gastos de operação do seu negócio. Ou seja, tudo o que a sua empresa gastou para continuar funcionando. Observe que aqui estamos falando de gastos e não de custos. Por isso, no próximo item você entende melhor o que é o item Custo, que está presente no modelo DRE grátis que você fez o download.

Outras despesas

Neste item do modelo DRE, você vai inserir todas as despesas que a sua empresa teve no período, que não estão relacionadas com as despesas administrativas ou de funcionamento do negócio.

Custos de venda

Neste item você vai preencher os custos que a sua empresa teve para investir nos produtos que você vende ou no serviço que você presta. Observe que este item do modelo DRE se refere somente a custos com as suas vendas. Portanto, aqui não entram os valores que você gastou para manter a empresa funcionando em termos físicos e estruturais.

Impostos

Tudo o que foi gasto ou pago em termos de impostos deve constar neste item da planilha de modelo DRE. Isso inclui as tributações que incidem sobre qualquer transação que a sua empresa faz quando vende um produto ou presta um serviço.

Claro que o que informamos aqui, é uma versão resumida de todos os detalhes que entram na hora de montar um DRE. Exatamente pelo fato de ter esse nível de detalhamento e por ser um relatório que exige extrema responsabilidade, é que você deve contratar um escritório de contabilidade para montar o seu DRE.

A gente detalhou um pouco mais sobre o DRE, neste artigo aqui.

Baixar planilha de modelo DRE grátis

Se você não baixou o modelo DRE no começo desse artigo, você pode fazer isso nesta área. Para fazer o download da planilha DRE, basta clicar no botão abaixo.

baixar planilha de modelo dre grátis Excel

Como calcular uma DRE

Como você percebeu neste artigo, quem vai montar o DRE da sua empresa é um contabilista registrado. Além disso, como a planilha DRE grátis que você encontrou aqui para download vai ficar com toda a responsabilidade de calcular o DRE. 

Por isso, este exemplo de DRE é tão importante. Porque, além de facilitar a sua vida e a vida da sua contabilidade, ele ajuda você a prever os resultados do relatório antes mesmo da montagem dele pelo seu escritório contábil.

Fazer DRE automaticamente

Se você não tem confiança em uma planilha de DRE grátis, não tem problema! Muitas vezes, planilhas podem ser inseguras quando se trata de lidar com dados tão sensíveis quanto a sua área financeira. 

Por isso, você pode fazer seu DRE de maneira automática com o QuantoSobra. O nosso sistema vai montar o DRE da sua empresa em tempo real, de acordo com as transações que forem acontecendo no dia a dia do seu negócio. Além disso, com o QuantoSobra você vai ter em um só lugar, de maneira integrada, centralizada e automatizada, toda a gestão da sua empresa.

Com o sistema, você automatiza a sua gestão de estoque, fluxo de caixa, fechamento de caixa, emissão de notas fiscais, controla o seu PDV, integrando as compras e vendas ao seu sistema de estoques e muito mais. 

Você pode testar o QuantoSobra grátis. Basta clicar no botão abaixo:

testar quantosobra grátis