Black Friday 2017: dicas para vender mais na sua loja e evitar prejuízos

A Black Friday 2017 ocorre no dia 24 de novembro, e faltando poucos dias para o evento, é necessário que varejistas iniciem os preparativos para aproveitarem bem a data. E como muitos já sabem, black friday é sinônimo de muitas vendas.

Portanto, a data é muito esperada por lojistas que vêem nela uma oportunidade de vender mais.

Porém, é necessário ter muito cuidado com as estratégias que serão adotadas na sua loja. É preciso estar ciente de que não basta apenas baixar o preço dos produtos para vendê-los mais facilmente.

Existem vários pontos que devem ser levados em consideração na hora de elaborar sua estratégia de venda. E quando mal planejada, seu negócio pode sofrer prejuízos difíceis de serem corrigidos.

E engana-se quem pena que somente no ambiente virtual a black friday possui força. O evento vem tomando grandes proporções também com lojas físicas, e por isso é importante aproveitar cada oportunidade para aumentar suas vendas.

Para ajudar você a vender bem na black friday 2017 sem perder dinheiro, ter um bom planejamento de venda e aproveitar bem a data, fizemos este artigo explicando alguns pontos essenciais e dando algumas dicas para sua loja se sair bem.

Confira!

O que é black friday?

Antes de iniciarmos com as dicas, é útil que expliquemos brevemente o que é a black friday.

Black friday é um termo criado pelo varejo norte americano para denominar a ação de vendas que ocorre um dia após o feriado de Ação de Graças. É nesta data que os comerciantes varejistas dos EUA costumam baixar os preços e fazer queimas de estoque para vender mais e abastecerem o estoque natalino.

A prática foi tomando conta do mercado e hoje é adotada em vários países, inclusive no Brasil. A black friday 2017 será a sétima edição do evento aqui no país, e para sua loja não ficar de fora, fique de olhos nas dicas que daremos neste artigo.

black friday 2017

Principais tipos de promoções para sua loja aproveitar na Black Friday 2017

Basicamente, o espírito da black friday está nas promoções. Afinal, é através delas que se torna possível atrair tantos clientes e queimar estoque com rapidez.

Como você já deve saber, existem infinitas opções de promoções para aplicar nos produtos de uma loja. E muitas destas opções você mesmo(a) pode criar.

Mas, nesta parte iremos focar nas promoções mais comuns no varejo e mostraremos para você como elas podem ajudar sua loja na hora das vendas. Vamos lá:

Desconto no pagamento à vista

Esta é uma prática bem comum no mercado. E que além de ajudar nas vendas, possibilita também um maior controle da inadimplência dos clientes. O pagamento à vista é uma maneira de ambos os lados saírem beneficiados: empresa e cliente.

A primeira porque os pagamentos à vista permitem uma maior segurança em relação às finanças e contribuem para um bom fluxo de caixa. Assim como excluem qualquer possibilidade do cliente ficar inadimplente.

E para o cliente, o pagamento à vista é vantajoso pois: além de ganhar descontos na compra, evita tornar-se inadimplente em algum momento e pagar caro por isso.

Portanto, na black friday 2017, considere oferecer aos clientes descontos no pagamento à vista. E se o pagamento for no dinheiro, o que é ainda melhor, você também pode oferecer um desconto a mais.

Mas tome cuidado! Embora essa prática ajude você a vender bastante, é preciso estar atento(a) para não ter prejuízos.

Saber sobre os custos dos produtos e formar bons preços de venda são essenciais para vender bem e obter bons lucros. Falaremos sobre isso mais adiante neste artigo.

black friday 2017

Parcelamento em mais vezes sem juros

O parcelamento de compras é uma prática ainda mais comum que pagamentos à vista para os consumidores. E é compreensível, afinal, muitas pessoas preferem pagar um produto aos poucos para não comprometerem todo seu dinheiro.

E embora o parcelamento de compras, quando feito em carnês, possa levar a problemas como a inadimplência, essa é uma prática que você pode aproveitar para vender mais na black friday 2017.

Digamos que na sua loja o parcelamento máximo é de até 3x. Ou ainda, que até 3x a compra não possui juros, mas que após este número sim. Na black friday 2017, caso você esteja receoso(a) de baixar preços, pode optar por oferecer parcelamentos mais altos sem acrescentar juros.

Essa prática ajudará você a atrair mais compradores e aumentar o volume de compras de cada um. Afinal, com um parcelamento adequado e sem juros, é possível que uma mesma pessoa compre mais produtos por ter essa possibilidade de gastar menos mensalmente.

Mas é importante que você tome cuidado com as formas de pagamento que irá disponibilizar. O mais seguro é não cobrar juros apenas em pagamentos feitos no cartão de crédito, isso porque o carnê pode trazer algumas complicações. Clientes inadimplentes são uma delas.

Portanto, estude bem sua estratégia para não ter surpresas no futuro.

black friday 2017

2 pelo preço de 1 e desconto para compras de grande volume de produtos

É normal que, para fazer o consumidor comprar mais produtos, algumas técnicas devam ser aplicadas. É o caso das famosas promoções “2 por 1”, que se aplicam também a compras de maior número.

Técnicas como essa e conceder descontos para compras de mais produtos são boas estratégias para vender mais. Todo consumidor deseja poder levar mais de um produto pagando menos. E você deve aproveitar isso.

Considere oferecer estas promoções para produtos de menor valor. Por exemplo, se sua loja vende roupas, faça as promoções com meias e cuecas. Você também pode montar seus próprios “packs”, dessa forma terá um controle maior sobre quais produtos irá oferecer.

Para a black friday 2017, é interessante que você aplique uma dessas estratégias na sua loja. Mas assim como falamos anteriormente, é necessário tomar cuidado para fazer os cálculos da forma correta.

Afinal, você não vai querer dar de graça seus produtos. Portanto, estudar bem os custos que você tem por produto e aplicar bons preços são tarefas essenciais. Mais adiante tocaremos neste ponto.

black friday 2017

Frete grátis

Oferecer frete grátis normalmente é uma prática de lojas online. Mas engana-se quem pensa que lojas físicas não podem aproveitar essa estratégia para aumentar as vendas.

Uma loja de móveis ou eletrodomésticos, por exemplo, pode aplicar este processo nas suas vendas.

Um frete considerado caro pelo cliente pode interferir na compra. Afinal, ninguém está disposto a pagar um valor altíssimo para receber seu produto. Portanto, oferecer frete grátis para seus clientes é uma boa estratégia para usar na black friday 2017.

Outra dica, caso sua loja venda móveis, é oferecer montagem gratuita. Muitos clientes não possuem conhecimento para montar móveis. Portanto, oferecer este tipo de serviço gratuitamente é uma boa maneira de atrair novos compradores.

Queima de estoque

Por último, chegamos à prática mais comum da black friday. É nessa data que muitas empresas varejistas enxergam a oportunidade de limparem seus estoques. E por isso vemos tantos produtos com preços tão baixos.

É normal que algumas lojas que compram grandes volumes de fornecedores acabem entupindo os estoques e não conseguindo vender alguns produtos. Portanto, em dias como a black friday é possível fazer ofertas que permitem limpar os estoques.

É necessário ter muito cuidado ao baixar os preços para liquidar o estoque. Embora você esteja “se livrando” dos produtos que não estava vendendo, preços muito baixos podem trazer prejuízos.

Evidentemente, preços baixos atraem muitos consumidores. Com isso, sua loja terá um bom número de vendas. Porém, um número alto de vendas não significará que sua loja está bem. Afinal, de nada adiantará vender vários produtos se nenhum deles estiver gerando lucros reais.

Portanto, vale ressaltar que queimas de estoque são boas estratégias para as vendas e podem sim gerar lucros. Porém, é necessário um estudo aprofundado sobre os preços e as quantidades que serão vendidas. Isso para que não ocorram surpresas futuras no fluxo de caixa.

Você pode considerar baixar os preços na sua loja, essa é uma boa prática para vender mais na black friday 2017. Mas fique sempre atento(a) aos números.

black friday 2017

Como vender bem e evitar prejuízos?

Conforme evidenciamos acima, é necessário tomar cuidados com as promoções que você aplicará na sua loja. Além disso, é preciso também ter outros cuidados  no seu negócio para vender bem na black friday 2017 sem ter prejuízos.

Precificar bem seus produtos é essencial

Nos tópicos anteriores falamos um pouco sobre a importância de precificar bem seus produtos. E por mais que calcular o preço de venda pareça uma tarefa complicada, na verdade pode ser bem simples.

LEIA MAIS: Preço de venda: saiba como calcular o preço de venda de um produto ou serviço

Mas por que a precificação correta é tão importante?

Primeiro porque se seu produto possui um preço abaixo do ideal, ele não irá gerar lucro. Portanto, ou você estará apenas ganhando o suficiente para pagar por ele, ou estará tendo prejuízos. E prejuízo é algo que você com certeza não quer para sua loja.

Segundo porque, um produto que não gera lucros interfere diretamente na lucratividade do seu negócio. E se a lucratividade da sua loja estiver ruim, significa que as coisas não estão no caminho certo.

LEIA MAIS: Lucratividade e Rentabilidade: o que são e como calcular estes indicadores

E como calcular o preço de venda e lucratividade da minha loja?

Nossos artigos sobre preço de venda e lucratividade ajudarão você a entender melhor estes pontos e aplicar o conhecimento no seu negócio. Para calcular o preço de venda, você também pode baixar gratuitamente nossa planilha.

Planilha de Formação de Preço de Venda - Compras por Impulso

Portanto, lembre-se: definir bons preços para seus produtos é essencial para fazer boas promoções e evitar prejuízos. Na black friday 2017 considere reservar um tempo exclusivamente para precificar seus produtos.

Fique de olho no seu estoque

É essencial que você tenha um bom controle de estoque para a black friday 2017.

Por que?

Bom, principalmente porque você não quer deixar clientes de “mãos abanando”. Imagine ter grande demanda de um produto e perceber que ele está em falta? Além de estar perdendo dinheiro por não conseguir fechar venda, prejudicará a experiência do cliente.

Então, tenha tudo sob controle na hora de iniciar as vendas. Saiba quais e quantos produtos você possui em estoque para evitar problemas. E sempre que notar um grande número de saídas, dê uma conferida. É bom manter um controle contínuo dos seus produtos em datas como a black friday.

Tendo um bom controle de estoque você terá mais segurança na hora de vender. E também evitará perder dinheiro e clientes.

LEIA MAIS: Controle de Estoque: Guia completo. Saiba como fazer.

Esteja ciente de que sua estrutura suportará o público esperado

Digamos que você conseguiu atrair um grande número de consumidores com sua promoções. Agora, estão todos ansioso para comprar na sua loja. Porém, existe um problema: sua estrutura não dará conta de um número tão alto de pessoas.

Isso prejudicará suas vendas, além de também contribuir muito para uma má experiência dos clientes. Portanto, algumas dicas para lidar com isso na black friday 2017 são:

Aplique um sistema de senhas: senhas de papel mesmo, apenas para que você e seus funcionários consigam manter um controle. Distribua senhas para os clientes para manter uma ordem entre eles. Dessa forma, todos conseguirão fazer suas compras e tudo de forma organizada.

Se sua loja for muito pequena, elabore uma estrutura externa para suportar filas: você pode utilizar fitas para orientar os clientes. Para manter uma boa circulação dentro da loja, organizar filas externas torna-se uma boa estratégia. Assim, os clientes que estiverem dentro da loja podem circular facilmente e os que estiverem esperando poderão manter uma ordem.

Estabeleça um tempo limite para cada cliente: alguns clientes tendem a demorar um pouco para comprar. E isso é normal. Porém, em dias de muito movimento, como será a black friday 2017, tempo é dinheiro. E para que todos seus clientes tenham a chance de comprar, estabeleça um tempo para cada pessoa poder fazer suas compras.

Se necessário, distribua seus produtos de forma diferente: independente do ramo da sua loja, provavelmente você possui uma organização interna permanente. Com nichos, seções, etc. Porém, com uma circulação de clientes maior que o normal, talvez seja necessário mudar um pouco. Estude o ambiente interno da sua loja e veja quais os melhores pontos para organizar os produtos. Deixe uma boa área para circulação livre. Isso ajudará na hora das vendas e evitará tumultos e aglomerações dentro da loja.

black friday 2017

Agora que você viu algumas dicas para vender mais na Black Friday 2017, considere aplicar algumas estratégias na sua loja. Lembre-se de estudar bastante o seu negócio. Conheça bem sua empresa para que todas as práticas aplicadas possam trazer bons resultados.

Boas vendas!

Resumo
Black Friday 2017: dicas para vender mais na sua loja e evitar prejuízos
Nome do Artigo
Black Friday 2017: dicas para vender mais na sua loja e evitar prejuízos
Descrição
Saiba quais as melhores promoções para fazer na sua loja, entenda quais estratégias usar para vender mais e saiba como evitar prejuízos na Black Friday 2017
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