7 Benefícios de Aplicar Pesquisa de Satisfação no Varejo

Você precisa aumentar as vendas no varejo e não tem ideia de como fazer isso? Os seus clientes não estão retornando à sua loja? Você não sabe em quais aspectos o seu time comercial está pecando na hora de fechar vendas? Então, saiba que você precisa investir em uma excelente pesquisa de satisfação com o seu público, tanto externo quanto interno.

A pesquisa de satisfação é uma excelente ferramenta de gestão de negócios. Com ela você identifica em quais aspectos a sua loja precisa melhorar e o que deve ser fortalecido. Assim, cria um planejamento estratégico de vendas voltado em atender às principais necessidades dos seus consumidores.

Vamos aprender mais sobre as pesquisas de satisfação para o cliente do varejo? Veja quais são os principais benefícios da técnica e aposte agora mesmo nesse recurso!

1. Identificar os Hábitos de Compra e de Consumo do seu Público

Você só consegue criar um plano de ação para converter em vendas se souber quais são os hábitos de compra do seu consumidor, certo? Por isso, as pesquisas de satisfação ajudam a identificar quais são os critérios decisivos que fazem o cliente optar por determinada marca. Veja o que você pode descobrir ao aplicá-la:

  • poder aquisitivo do seu público;

  • quanto investem em determinados produtos;

  • qual é a frequência de compra;

  • em quais canais preferem comprar;

  • quais são as suas prioridades na hora de adquirir o seu produto e;

  • muito mais!

2. Identificar os Melhores Meios de Pagamento

Você já sabe que deve proporcionar ao seu cliente diversas alternativas para o pagamento, certo? No entanto, de nada vai adiantar você oferecer o seu produto em 10 vezes sem juros no cartão quando o cliente quer um desconto para pagar à vista.

Da mesma maneira, se o seu público costuma realizar somente compras parceladas, não vai adiantar oferecer descontos mirabolantes para ele comprar à vista. Por isso, as pesquisas de satisfação são importantes para identificar se os meios de pagamento oferecidos pela sua loja são eficazes para a realidade do seu consumidor.

Outra situação que você pode identificar é se ele prefere realizar o pagamento via boleto. Assim, você pode criar um aplicativo exclusivo da sua marca e inserir um campo para “pague o seu boleto aqui” (e o cliente tem opção de imprimir o boleto ou pagar diretamente pelo app).

3. Avaliar o Preço dos Produtos e o Atendimento do seu Time

Existem dois critérios que são fundamentais na hora de um cliente escolher em qual marca ele vai investir: o preço e o atendimento. Por isso, saiba que mais do que oferecer preços e condições de pagamento interessantes, você precisa ter muito cuidado com o atendimento da sua equipe.

Por isso, as pesquisas de satisfação são importantes para conhecer quais são os seus vendedores que mais se destacam (assim, você pode premiá-los de alguma maneira) e também saber quem são os estão deixando a desejar (dessa maneira, você identifica quais são os principais problemas e investe na solução, como é o caso de treinamentos ou até mesmo um aumento de salário).

Ah! Lembre-se de que você também pode apostar em pesquisas de satisfação com o público interno, certo? Assim, você confere como está o clima organizacional da sua loja.

4. Analisar a Concorrência Mercadológica

Certamente, os seus clientes pesquisam muito antes de investir na sua empresa. Hoje, o consumidor chega a uma loja já sabendo exatamente o que quer (em muitos casos, ele tem até mais conhecimento do que o próprio vendedor). Então, saiba que sim, o seu cliente pesquisou a concorrência.

Ao aplicar uma pesquisa de satisfação com o seu consumidor você identifica em quais aspectos a concorrência se destaca e também cria insights importantes para investir.

Por exemplo: imagine que um cliente comprou da sua empresa, no entanto, achou interessante uma campanha de fidelização de outra marca. Assim, ele aponta isso nas pesquisas e você tem ideias para inovar sempre, baseadas na opinião de quem mais importa para a sua marca: o seu cliente.

5. Coletar Feedbacks Valiosos que Ajudam na Tomada de Decisão

Nada melhor do que conferir se o cliente deseja o lançamento de um novo produto ou se é necessário aperfeiçoar alguma coisa na sua loja, certo? Por isso, as pesquisas de satisfação coletam feedbacks valiosos que ajudam na tomada de decisão da sua empresa.

Isso acontece porque ele aponta tudo o que acha legal na sua loja e o que acredita que funciona, mas, também informa tudo o que ele considera que precisa ser melhorado para atender melhor aos clientes. Assim, você tem mais chances de tomar decisões orientadas ao que o seu público espera da sua marca.

6. Conferir Quais são os Canais que o seu Público está Presente

Nessa altura do campeonato você sabe que precisa investir nas mídias sociais para criar relacionamentos duradouros com os seus clientes, certo? No entanto, com tantas opções disponíveis, você sabe em qual delas deve investir para criar mais engajamento?

Para refletir: adianta você criar milhares de estratégias no LinkedIn se o seu cliente está presente somente no Instagram? Não, certo?

Por isso, as pesquisas de satisfação permitem identificar em quais redes sociais os seus clientes estão ativos e também qual é o tipo de conteúdo que eles preferem. Dessa maneira, você pode apostar em apenas uma ou duas redes sociais (mas que você tem a certeza de que eles participam).

7. Acompanhar os Indicadores Possibilitando Inúmeras Análises

Você pode definir de quanto em quanto tempo aplicará a pesquisa de satisfação do seu cliente do varejo, por exemplo: de três em três meses. Assim, pode comparar todos os gráficos trimestrais e conferir se a sua loja está (ou não) crescendo.

Além disso, você pode compará-los com outros indicadores, tais como:

  • aumento de vendas;

  • taxa de engajamento nas mídias sociais;

  • satisfação do público virtual com o público físico;

  • turnover;

  • churn rate;

  • novos clientes e;

  • muito mais!

Agora que você aprendeu sobre os benefícios da técnica, que tal conhecer como fazer uma pesquisa de satisfação? Nós, da binds.co, somos especialistas em monitorar a lealdade do seu público. Clique aqui e aprenda mais sobre o assunto agora mesmo!

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Quanto Sobra.

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