O modelo de negócio de vendas diretas vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Foi o que mostrou uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD), que indicou que, apenas em 2020, esse setor movimentou R$ 50 bilhões.

Mas com a sua popularização, surgem  também diversas dúvidas para quem trabalha no setor.

Uma das maiores é: como ser bem sucedido trabalhando nessa área?

Caso você se encontre neste dilema, não se preocupe! Trouxemos 5 técnicas infalíveis para que você venda com sucesso e ainda explicamos como montar uma equipe de vendas diretas matadora. 

Ficou curioso? Então continue lendo para descobrir tudo isso e muito mais!

Afinal, o que são vendas diretas?

Vendas diretas são um tipo de modelo de negócio no qual as empresas comercializam  seus produtos diretamente para seus consumidores finais. Assim, eliminam os custos e etapas intermediárias, como com estabelecimentos fixos e funcionários.

Inclusive, ultimamente esse é um modelo que cada vez mais vem sendo utilizado e tem ajudado milhares de pessoas a realizar o sonho de se tornar um empreendedor de sucesso.

Uma das principais vantagens de aderir a esse modelo de vendas, é possibilidade de fazer uma maior expansão geográfica. Isso porque o alcance de pessoas vem se tornando cada vez mais eficaz devido ao crescimento da internet e do acesso às redes sociais, por exemplo.

Por ser modelo de negócios, nada mais justo do que esse estilo de vendas possuir algumas modalidades diferentes. Elas, por sua vez, servem para diferenciar a maneira como os produtos são oferecidos para os consumidores.

Qual é a diferença entre as vendas diretas e indiretas?

Você pode se questionar agora, mas qual é a diferença entre as vendas diretas e indiretas, então? Bem, a principal é no modo como os produtos são distribuídos para o público interessado.

No primeiro caso, é direto para o consumidor final. Enquanto que no segundo, eles deverão passar por uma terceira parte, que fica responsável por armazenar e fazer esse repasse. Deu para entender? Então vamos seguir para o próximo tópico.

Qual é o objetivo da venda direta?

Antes de mais nada, você deve entender o que é preciso para se tornar um empreendedor de sucesso. Afinal, ter o seu próprio negócio é um dos sonhos que podem ser alcançados trabalhando com esse tipo de vendas. Porém, para que isso aconteça é necessário ter um objetivo claro.

Ou seja, empenhar todos os seus esforços e dedicação para algo. Isso porque, se não temos um propósito, torna-se complicado manter o foco a longo prazo, uma vez que não sabemos para que estamos trabalhando.

Além de ser fundamental para alcançar o sucesso, ter um objetivo faz com que não atiremos para todos os lados. Até porque, quando tentamos atingir tudo e todos, acabamos não alcançando os resultados esperados.

Por isso, saber onde queremos chegar e como gostaríamos de fazer isso é essencial para manter a motivação e foco nas metas.

É preciso destacar também que, nesse modelo de vendas, a concorrência é ampla. Portanto, se você pretende atuar nesta área é preciso manter-se focado em algo e procurar dar o melhor de si para alcançar o que deseja. Afinal, quem investe tempo e esforço para um mesmo objetivo tem mais chances de alcançá-lo primeiro.

Dito isso, alguns dos objetivos da venda direta podem ser:

  • melhorar o relacionamento com os clientes, pois o contato com eles é mais íntimo;
  • ganhar a confiança deles, tanto com você quanto com seus produtos;
  • ter um banco de registro de compradores atualizado;
  • desenvolver as suas habilidades como vendedor, visto que terá um maior contato com os potenciais clientes, etc.

Quais as modalidades de venda direta?

Dentre as modalidades existentes, podemos encontrar a venda porta a porta, por catálogo, pela internet e muitas outras. Quer saber mais?

Então continue lendo para entender de maneira aprofundada como cada uma delas funciona e veja alguns exemplos de vendas diretas!

Porta a porta

Um dos exemplos de venda direta mais tradicional é o chamado porta a porta. Nele, o vendedor vai até a casa do cliente, geralmente com hora marcada, para apresentar os produtos ou fazer uma demonstração do uso.

Esse modelo é ótimo, a prova disso é que ainda é utilizado até hoje, pois promove um maior contato com o comprador e, assim, se cria uma relação de confiança.

Pelas redes sociais e lojas virtuais

Junto com o porta a porta, as vendas pelas redes sociais e lojas online,  por meio de websites, também são muito populares e trazem bons resultados. Isso porquequase todo mundo está conectado hoje em dia. Logo, você consegue atingir um público maior.

Além do mais, os meios online oferecem algo indispensável nas transações atuais: a praticidade, já que é possível comprar de qualquer lugar e até mesmo realizar o pagamento, sem precisar sair de casa.

Por isso, vale muito a pena investir nesses canais, especialmente nos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e Messenger.

>> Leia também: Como vender pelo WhatsApp: passo a passo e várias dicas

Por catálogos

Lembra daqueles catálogos de perfume ou roupas? Pois é, eles são um ótimo exemplo de venda direta tradicional que se mantém firme e forte até hoje, mesmo com a popularização da internet.

Apenas para relembrar: eles são um tipo de revista que traz fotos e informações como preço dos produtos. O melhor de tudo é que hoje em dia existem tipos de catálogos virtuais que servem para o mesmo fim. Legal, não é?

Em eventos

Por último, existe o tipo de venda direta em eventos, que também pode ser chamada de party plan. Nesse modelo, o vendedor vai até um espaço, junto com outras pessoas da área, e apresenta os seus produtos.

Um bom exemplo disso são as feiras de festas infantis ou de noivas.

Como funciona a venda direta?

Agora que você sabe o que são vendas diretas e quais os tipos existentes, vamos explicar como funciona a venda direta.

De maneira bem simples, esse tipo de transação ocorre quando o fabricante oferece sua mercadoria ou serviços diretamente para o consumidor final, como já falamos no início deste artigo.

Isso significa que não é necessário ter nenhum intermediário no meio do processo. Logo, as mercadorias não são encontradas em lojas tradicionais. Dito isso, representantes são ótimos exemplos de vendas diretas na prática.

Como obter sucesso em vendas diretas? 5 dicas

Agora que você já sabe o que e como funciona a venda direta, chegou a hora de conferir algumas dicas para conseguir vender mais. Afinal, alcançar o sucesso profissional é o sonho de milhões de trabalhadores no mundo todo.

Contudo, é preciso entender que ser bem sucedido é algo variável, uma vez que cada pessoa tem a sua própria percepção sobre esse conceito. Isso significa que, o objetivo profissional de alguém, dificilmente será o mesmo de outra pessoa, visto que cada um define para si o que é ser bem sucedido.

Mas, apesar disso, existem algumas técnicas que podem te ajudar a alcançar o sucesso e a excelência no seu próprio negócio, independente de qual seja seu objetivo final.

Logo, seguir estas dicas fará com que você consiga alcançar suas metas com mais eficiência. Dito isso, são elas:

1. Seja organizado

O primeiro passo a ser tomado, antes de qualquer coisa, é se organizar. Para isso, é preciso fazer uma geral em tudo o que envolve o seu trabalho, inclusive seus contatos.

Portanto, separe uma lista com todas as pessoas para as quais você já efetuou alguma venda, e as que se interessaram por seus produtos mas não fecharam negócio por qualquer que seja o motivo. Também procure organizar suas redes sociais ou mesmo o estoque, caso você possua, além de elaborar planilhas e documentos.

Manter tudo isso em ordem te ajudará a trabalhar com mais eficiência, sem perder tempo procurando contatos ou informações importantes. Caso você esteja iniciando nesse tipo de venda, este é o momento ideal para organizar tudo e, assim, começar com o pé direito na jornada para ser um empreendedor de sucesso.

2. Amplie seus contatos

Outro passo essencial para obter sucesso nessa modalidade de vendas é criar uma rede de contatos. Isso porque, ter contatos é indispensável para quem trabalha nesse ramo.

Para entender melhor a importância disso, como se trata de um trabalho que demanda se relacionar com pessoas o tempo todo, ter contato com os indivíduos certos irá alavancar o seu negócio. Por isso é importante que você os encontre e crie um vínculo com elas.

Para conseguir isso, participe de eventos na área, e esteja nos mesmo lugares que estas pessoas costumam frequentar. Desse modo, criar uma rede de contatos consistente te ajudará a ter por perto pessoas que irão agregar algo ao seu negócio.

3. Consuma o que você vende

Pode parecer estranho afirmar isso, mas é importante que você consuma as mesmas coisas que oferece ao público.

Isso porque, quando consumimos algo, podemos falar com mais propriedade sobre os benefícios e vantagens que aquele produto ou serviço possui. Logo, de nada adianta você querer falar como um produto de beleza hidrata a pele se você nem o testou.

Portanto, conte às pessoas como foi a sua experiência com o produto, há quanto tempo utiliza, quais os pontos positivos que você notou. Tudo isso te ajudará a ganhar autoridade no assunto, conseguindo convencer as pessoas com mais eficiência e ainda a ter a confiança delas.

4. Estude as melhores técnicas de vendas

Estudar e se aprofundar em um determinado assunto nunca é demais, visto que, estar em constante aprendizado irá garantir que seu negócio não acabe estacionado no mesmo lugar.

Por isso, busque sempre entender mais a fundo o que é venda direta e vá atrás de novos métodos e técnicas de vendas que te ajudarão a aperfeiçoar o seu trabalho.

Também esteja sempre por dentro das novas tendências de mercado. Frequente eventos, assista palestras, participe de workshops, ou mesmo acompanhe blogs e sites especializados, para ler sobre o assunto na internet.

5. Use a internet a seu favor

Por último, hoje em dia não dá para se pensar em como obter sucesso em vendas diretas sem as redes sociais. Até porque, um dos principais meios de comunicação utilizados atualmente é justamente a internet.

Além do mais, como já comentamos, a velocidade e a expansão geográfica que ela proporciona são pontos extremamente positivos para quem trabalha com essa modalidade de vendas, já que você poderá atingir apenas grupos de pessoas que se encaixam no seu público alvo, mesmo que elas estejam a quilômetros da sua casa.

Portanto, invista na criação de um website, é possível até mesmo encontrar ferramentas gratuitas e fáceis de usar, vendas pelo WhatsApp ou Messenger e se preocupe em manter todos os seus canais online sempre atualizados, inclusive com informações de contato.

Para finalizar, muitas vezes podemos deixar passar despercebido algumas práticas que estão ao nosso alcance. Com estas dicas e um pouco de atenção você pode encontrar pontos que a serem melhorados ou aperfeiçoados no seu próprio negócio, e que te ajudarão a obter mais sucesso naas suas vendas.

Como montar uma equipe de vendas diretas eficiente?

Você já tem o seu negócio e quer contratar pessoas para trabalhar com você? Então confira a seguir 3 dicas de como montar uma equipe de vendas eficiente para potencializar os seus lucros!

1. Saiba contratar os vendedores

O primeiro passo para montar uma boa equipe para trabalhar com essa modalidade de vendas é saber quem contratar. Por isso, não meça esforços na hora de fazer o processo de seleção, para conseguir filtrar os melhores profissionais para trabalhar com você.

Você pode aprender como fazer isso no nosso artigo: Contratar vendedores: 5 dicas matadoras para seleção!

2. Ofereça treinamento

A próxima dica é oferecer um bom treinamento de vendas. Isso serve não apenas para que seus colaboradores saibam o que fazer, mas também para que todas as ações deles estejam alinhadas com o seu plano de negócios.

3. Tenha meta claras e objetivas

De nada adianta contratar e qualificar uma equipe matadora, se você não tem uma meta clara. Isso é saber onde você deseja chegar com as suas vendas. Portanto, coloque no papel os seus planos a curto, médio e longo prazo.

Feito isso, pense em ações que podem ser feitas para que esses objetivos sejam atingidos em sua totalidade.

Melhore as suas vendas diretas com um sistema de gestão

Quer outra dica para obter sucesso com vendas diretas? Então comece a utilizar uma ferramenta de gestão, como o Awise.

Com ele, você consegue criar etiquetas personalizadas, para dar uma identidade visual única para o seu negócio, e ainda controlar o estoque, fazer a precificação completa, ter acesso a relatórios e até mesmo fazer o gerenciamento de metas.

Sabe o que é melhor? O Awise é gratuito para você usar quando quiser. Clique aqui e faça um teste agora mesmo!