O frente de loja é pouco valorizado por muitos empresários e, também é o local que causa mais insatisfação nos clientes. Isso porque, ninguém gosta de filas e, as filas que se formam na frente de caixa, ou frente de loja, parecem ser quase que impossíveis de serem combatidas.

Junte isso ao fato de que ninguém gosta de esperar e temos a eterna insatisfação de quem ainda tem que esperar em uma fila para fazer seus pagamentos e levar sua mercadoria para casa.

Estamos em um tempo em que tudo é rápido e apressado e, por conta disso, as pessoas não estão mais acostumadas a terem a paciência de esperar, seja em uma fila, seja para fazer alguma atividade.

Levando isso em conta, o empresário do varejo deve fazer o possível para agilizar o atendimento na frente de loja, mas não só isso.

Existem diversas outras atitudes que ele pode tomar para fazer com que o momento do pagamento seja um pouco menos tedioso para seus clientes e possa até contribuir para fidelizar clientes.

Pensando nisso, criamos este artigo. A gente já falou um pouco sobre o assunto no artigo, “Frente de caixa ou DPV: o que é e quais são as suas vantagens + planilha grátis” e nossa opinião segue a mesma: a frente de loja é um dos momentos mais importantes da jornada de compras.

Um erro ali no momento do pagamento, pode estragar toda a boa impressão que a experiência de compra causou no cliente.

Você pode ter criado uma experiência incrível para o cliente dentro da sua loja e, mesmo assim, na frente de caixa, ele pode se chatear e ficar com a impressão errada sobre o atendimento da sua empresa.

Uma impressão ruim é muito mais forte do que uma boa impressão, quando se trata de compras.

É o momento ruim que vai ficar na memória do cliente e é nesse momento que ele vai compartilhar com seus amigos, conhecidos e familiares.

Vamos entender um pouco mais sobre o frente de loja.

O que é frente de loja?

Frente de loja é, basicamente, o local onde se encerra o processo da jornada de compras do cliente. É onde ele vai efetuar seu pagamento pelo que comprou. Como o nome indica, isso geralmente acontece na frente do caixa ou, frente de loja.

Garantir que esse último passo do processo de compra seja o melhor possível é garantir que esse cliente volte a realizar suas compras em sua loja.

Por isso, esse local merece um cuidado especial, não só porque é o final da jornada do cliente, mas sim, porque ela vai refletir todo o resto da experiência na cabeça do cliente.

Existem, inclusive, estudos que apontam que, ali na frente de caixa, há ainda muitas chances de você realizar novas vendas para esse cliente que já está de saída, aumentando o seu ticket médio.

É por isso que você já deve ter notado que existem muitos produtos expostos, justamente em volta dos caixas, nos supermercados.

Como você vai ver adiante, também chamamos de frente de loja, os sistemas de gestão empresarial que interligam os caixas com aos demais setores da empresa, como à gestão do fluxo de caixa e o sistema de estoque.

Então, para que você possa aproveitar melhor essa área da sua empresa, vamos descobrir algumas estratégias para aproveitar melhor o que tem na frente de loja.

5 dicas para melhorar a frente de loja do seu negócio

A gente separou algumas dicas de como ter um melhor aproveitamento do seu frente de loja e de como garantir que tudo isso seja bem gerenciado e traga lucros.

Então, vamos às dicas para melhorar os resultados da frente de loja no seu varejo:

  1. Invista em atendimento:
  2. Organize os produtos certos
  3. Automatize seu frente de loja
  4. Treine para a agilidade
  5. Acrescente a sua experiência ao frente de loja

Invista em atendimento

O atendimento é o principal fator que faz um cliente retornar à sua loja.

Além de investir em excelente atendimento durante a jornada de compras do cliente dentro da loja, é quase obrigatório que o atendimento no frente de loja seja tão bom quanto o restante.

Afinal, não são os preços que vão fazer seus clientes ficarem satisfeitos, e sim, a qualidade de toda a experiência de compras.

Por isso, o atendimento ao cliente deve ser o grande foco de seus investimentos, como dissemos aqui no artigo, “Atendimento ao cliente: o que é e quais as melhores técnicas”.

Organize os produtos certos

Outro grande foco deve ser a organização da frente de loja. Lembra que dissemos ali em cima que há grandes chances de você emplacar uma nova venda lá mesmo, na frente do caixa?

Então, a organização de produtos em volta deste ponto aumenta mesmo estas chances.

Por isso, invista em cercar o frente de loja de produtos interessantes, que estejam à mão do cliente e que sejam do gosto do seu público alvo.

Se você ainda não descobriu o seu público alvo, a gente ensinou a fazer isso aqui no nosso artigo sobre plano de marketing. Vale a pena conferir.

Automatize seu frente de loja

Há pouco dissemos que, muitas vezes, também chamamos de frente de loja os sistemas de gestão empresarial que automatizam a gestão de negócios.

Isso não é por acaso. Os sistemas do tipo, como o QuantoSobra, interligam todos os setores da sua empresa com o frente de loja e ainda automatizam o giro de estoque, dando baixa automática dos produtos que são vendidos no caixa.Tudo isso com a facilidade do leitor do código de barras.

Com um sistema frente de loja, você vai ter acesso aos produtos preferidos de seus clientes e todos os outros dados que importam na hora de vender para um público específico.

Treine para a agilidade

No começo do texto comentamos que a demora nas filas pode ser um fator negativo na hora de encerrar a jornada de compras no frente de loja.

Você mesmo deve saber disso, afinal, todos já enfrentamos filas e nenhum de nós gosta.

Por isso, treine a sua equipe para a gentileza com agilidade. Assim, eles vão tratar seus clientes de maneira cortês, sem perder tempo ou perder o foco da agilidade. Acredite: o seu cliente vai agradecer.

Acrescente a sua experiência ao frente de loja

Use todas as dicas que mostramos para você mas, não deixe de acrescentar a sua própria experiência a estes métodos, afinal, você conhece seus clientes melhor do que ninguém.

Vá testando o que dá certo e o que não funciona para o seu público e vá adaptando, de acordo com os resultados. Depois conta pra gente sobre estas experiências.

Como falamos acima, o QuantoSobra possui um módulo de frente de caixa completo, que otimiza seu tempo, garantindo mais segurança para os controles diários do seu negócio.

Você encontra tudo em um só lugar e ainda integra todas as informações do negócio, facilitando a gestão de outras áreas como financeira, de pessoas e muito mais.

Você pode experimentar o sistema de gestão de frente de caixa do QuantoSobra gratuitamente e se juntar a mais de 1.500 lojas de todo o Brasil que utilizam nosso sistema diariamente! Acesse nosso site e comece seu teste gratuito.


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