A emissão de etiquetas não é um processo obrigatório. Entretanto, é inegável que elas estão presentes em nossas vidas. Em todos os lugares, vemos itens etiquetados, como lojas de roupa, supermercados e até óticas.

E o motivo para isso é que a prática traz inúmeros benefícios para qualquer negócio, pois demonstra profissionalismo e organização para os potenciais clientes. Desse modo, é capaz de alavancar suas vendas.

Porém, as vantagens da emissão de etiquetas não param por aí, porque elas também auxiliam na gestão de estoque. Ainda não ficou convencido? Continue lendo, pois, neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o tema, incluindo:

  • o que é emissão de etiquetas;
  • quais suas vantagens para o negócio;
  • dicas de programas gratuitos;
  • pontos a considerar ao criar uma etiqueta que é a cara do seu negócio.

Confira!

Antes de mais nada, o que é emissão de etiquetas?

Emissão de etiquetas é um conceito muito fácil de entender. Como o nome já indica, é o procedimento de imprimir etiquetas próprias e personalizadas para atender às demandas da empresa. Simples, não é?

E o melhor é que essa ação é muito útil, já que as etiquetas servem para facilitar a visualização de características dos produtos. Entre as quais, estão dados como:

  • composição;
  • data de validade, quando necessário;
  • preços;
  • códigos de barras.

Por que fazer a emissão de etiquetas? 6 benefícios dessa prática

Até aqui, deu para entender o que é emissão de etiquetas? Então, que tal conferir alguns dos benefícios que essa prática costuma trazer para quem a adere? Continue lendo para ver!

1. Mostram a identidade visual da marca

Um dos benefícios de fazer a emissão de etiquetas é exibir a identidade visual escolhida para seu negócio. Essa é uma maneira fácil e rápida de melhorar o posicionamento da marca no mercado.

Afinal, quanto mais pessoas verem o nome da empresa na rua, mais serão atraídas para o estabelecimento. Logo, crescem as chances de novos clientes concretizarem uma compra.

2. Atraem atenção dos clientes

Muitas pessoas têm o hábito de ler as etiquetas dos produtos que planejam adquirir. Portanto, ao emiti-las, você sai na frente na corrida pela atenção dos consumidores e eleva as vendas.

Para entender melhor, pare e pense: se você estiver em dúvida sobre dois itens. Pensará em levar o que está etiquetado corretamente ou aquele que não possui nenhum tipo de identificação? A primeira opção, não é? Pois saiba que seus clientes pensam o mesmo.

Veja como divulgar seu negócio nas redes sociais para ganhar mais visibilidade e atrair mais clientes com as dicas que trouxemos neste vídeo. É só apertar o PLAY! 

3. Dão informações cruciais sobre o produto

O papel das etiquetas não é apenas ser um detalhe bonitinho. Para que cumpram sua função, devem trazer informações essenciais sobre o produto. Algumas das mais comuns costumam ser:

  • composição;
  • data de validade (para itens perecíveis, como alimentos);
  • instrução de uso, quando necessário;
  • nome do produto;
  • código de barras;
  • preço;
  • tamanho;
  • dados exigidos pelos órgãos reguladores;
  • dados da empresa, como nome e CNPJ.

Mas qual a relevância de tudo isso? Bem, essas informações permitem que seu freguês entenda para que serve e como ele utiliza o produto. Sendo assim, ele sente mais segurança em levá-lo para casa.

>>>> Leia mais: qual a diferença entre MEI e CNPJ? Aprenda o que é cada uma destas siglas

4. Passam mais credibilidade

Outro benefício que torna a emissão de etiquetas tão importante é que elas ajudam a passar mais credibilidade para o público. Em primeiro lugar, porque isso aumenta a percepção de que a empresa é organizada.

Em síntese, ao dedicar tempo e dinheiro para cuidar de um detalhe tão pequeno, isso mostra que todas as áreas do negócio estão funcionando corretamente, certo?

Além disso, as etiquetas fazem com o que o cliente veja a marca como comprometida com ele e mais profissional.

Com isso, eles tendem a não se assustar tanto com os preços, pois percebem que houve toda uma cadeia de processos até que os itens desejados chegassem em suas mãos. Por outro lado, a ausência de etiquetas costuma dar a percepção de amadorismo.

>>>> Aproveite e veja: precificação de produtos — você pode fazer isso ficar fácil!

5. Agilizam a venda

Você já passou pela experiência de estar cansado, querendo ir para casa, chegar no caixa da loja e demorar para que a compra seja finalizada por algum motivo?

Os mais comuns são o profissional ter que pesquisar pelo nome do produto no sistema da loja ou até mesmo finalizar a compra manualmente. E, sejamos sinceros, imprevistos acontecem, mas ninguém gosta de esperar.

A emissão de etiquetas vem justamente para evitar esse problema. Isso porque o processo agiliza as etapas finais da venda, pois otimiza o cadastro de produtos no sistema. Por essa razão, é vital adicionar o código de barras.

Com ele, o colaborador apenas usa um leitor para identificar o item e dar baixa no estoque automaticamente. O resultado é que as tarefas fluem mais rápido e seus clientes saem mais satisfeitos.

6. Otimizam o estoque

O último benefício adquirido com a emissão de etiquetas é a otimização da gestão de estoque. Essa vantagem está relacionada com a anterior, que é a possibilidade de conectar a frente de caixa (PDV) com o sistema de estoque.

Dessa maneira, os itens vendidos são marcados de forma automática, evitando problemas com o preenchimento errado das informações.

Quer aprender mais sobre controle de estoque? Então, assista ao vídeo abaixo e veja 5 dicas de como organizar esse setor com eficácia!

Qual o programa para fazer etiquetas personalizadas? 3 opções gratuitas

Agora que você já viu os benefícios, confira qual o programa para fazer etiquetas. Antes de mais nada, lembre-se que existem diversas opções de ferramentas disponíveis no mercado hoje em dia.

Algumas delas são pagas, enquanto outras são gratuitas. Cada uma tem suas particularidades e métodos de uso. A seguir, indicamos três delas para você!

1. Awise

A primeira dica de programa para gerar etiquetas é o sistema de controle de loja Awise. Com ele, você cria vários modelos de etiquetas, todos com código de barras e as informações que achar relevantes.

O melhor de tudo é que o Awise é gratuito, além de se conectar com impressoras comuns ou específicas para etiquetas. Basta usar um papel adesivo.

O procedimento de emissão de etiquetas pelo Awise é bem simples. Assista ao tutorial no vídeo abaixo para aprender!

2. Canva

Outra ferramenta gratuita de emissão de etiquetas é o Canva, que é uma plataforma para design.

Ele dá diversas opções de modelos gratuitos, sendo possível enviar direto no formato PDF para impressão. No entanto, existem alguns recursos pagos e eles também cobram para enviar a imagem com uma qualidade mais alta.

A grande desvantagem é que ele não conta com a geração de código de barras, visto que é focado na parte gráfica.

3. Label Printer

A terceira dica de programa é o Label Printer. Ele é básico, porém, fácil de usar e cumpre com o que promete.

Entretanto, a interface é toda em inglês, não dá para alterar o tamanho das etiquetas e você tem que instalá-lo no computador. Ao contrário das duas primeiras opções, que estão disponíveis online, essa é mais limitada.

O que considerar ao fazer a emissão de etiquetas? 4 pontos indispensáveis

Escolheu o programa para fazer a emissão das suas etiquetas? Pois fique atento a algumas dicas de ouro para não cometer nenhum erro e ter que refazer todo o trabalho ou, pior, ter problemas com os clientes.

1. Pense na identidade visual da marca

Falamos que uma etiqueta personalizada funciona como divulgadora da identidade visual de uma marca. Isto posto, esse é o primeiro ponto a ser considerado na hora da emissão.

Lembre-se: as etiquetas devem comunicar sua intenção para o cliente. Dito isto, adicione elementos únicos e que mostrem seu diferencial.

Não tenha medo de ousar, mas não exagere e ponha informações em excesso. Isso deixa o visual com um aspecto poluído e atrapalha a leitura.

>>>> Leia mais: logo para loja de roupa — aprenda como fazer

2. Defina as informações da etiqueta

Antes mesmo de partir para a emissão de etiquetas, defina quais informações serão incluídas nelas. Você não precisa inserir todas as informações que mencionamos no início do artigo.

Foque apenas no que é indispensável para o entendimento e melhora dos procedimentos internos da companhia. Essa etapa ainda ajuda a não esquecer nada relevante e evita que erros sejam vistos apenas após a impressão.

3. Invista em uma boa impressão

Falando em impressão, invista em uma de boa qualidade. Sim, na maioria das vezes, isso sairá um pouco mais caro. Porém, o gasto extra valerá a pena, porque entregará etiquetas legíveis e duráveis.

Até porque, gastar tempo e dinheiro fazendo itens completos e visualmente agradáveis, apenas para eles se deteriorarem rapidamente, não é uma boa estratégia de negócios. Isso também serve para garantir que as cores estarão corretas.

4. Escolha o material correto

Para finalizar, tire um tempo para escolher o melhor material para suas etiquetas. Elas costumam ser confeccionadas em um papel mais grosso, quando colocadas em roupas, ou adesivo, em supermercados.

O importante é que atendam aos seus objetivos e não estraguem rapidamente. Ainda por cima, é essencial considerar os custos com a impressão, especialmente se você for fazer em grandes quantidades.

Não se esqueça de verificar a disponibilidade de empresas que trabalham com esse item na sua área e pesquisar bastante, caso não faça a emissão em casa.

Invista em tecnologia e deixe seu negócio com a sua cara

E aí, gostou de aprender tudo sobre emissão de etiquetas? Está preparado para dar um passo além e começar esse elemento no seu comércio para alavancar as vendas?

Nós temos uma dica extra para ajudar seu negócio a decolar: invista em um sistema de gestão. Um ótimo exemplo desse tipo de ferramenta é o Awise. Além da criação de etiquetas personalizadas, ele permite que você:

  • personalize o PDV (ponto de venda);
  • controle as vendas;
  • emita notas fiscais;
  • faça o balanço de estoque;
  • elabore relatórios de desempenho;
  • controle o fluxo de caixa e os cartões;
  • gerencie metas.

Sabe qual é a melhor parte? Tudo isso é oferecido de graça! Isso mesmo, basta você se inscrever no Awise para começar a usufruir dessas e de outras funcionalidades, sem pagar um centavo a mais por elas.

Vai esperar o que para otimizar sua gestão e ter mais tempo para focar no que importa? Faça um teste e veja na prática o que ele pode fazer pela sua marca!