Como o marketing digital pode ajudar pequenas e médias empresas?

Muitas pessoas acreditam que apenas as grandes empresas ou multinacionais utilizam o digital como uma de suas estratégias de marketing. Este é um grande erro. Há não muito tempo era fato, somente as grandes empresas faziam investimentos em marketing, proporcionais ao seu tamanho.

Isso acontecia, principalmente, porque os canais tradicionais de marketing sempre foram muito caros. Um anúncio de 30 segundos na Rede Globo durante o programa Altas Horas, por exemplo, pode custar mais de 147 mil reais. Durante a transmissão do Fantástico esse valor pode ultrapassar os 600 mil reais. Fica fácil entender porque não é qualquer empresa que tem esse poder de investimento.

No entanto, com o crescimento acelerado do uso da internet, subiu exponencialmente o alcance da publicidade online, seja ela paga ou não. Hoje, mais de 90% das intenções de compra são influenciadas pelas mídias sociais. O que significa que, para uma empresa, independentemente de seu porte ou área de negócio, estar presente na web deixou de ser um diferencial para ser uma obrigação.

Apesar disso, a resistência das micro, pequenas e médias empresas em relação ao investimento em marketing digital ainda é grande. Parte disso deve-se à falsa crença de que se trata de algo excessivamente caro. No entanto, as estratégias de marketing com maior taxa de resultado demandam de pouco ou nenhum investimento, e a criação de um blog é uma delas.

Por que criar um blog?

A Agência Oblige fez um levantamento, com base em estudos e opiniões, referente aos 10 benefícios de criar um blog para as empresas. Por meio de um blog, a empresa:

  • tem flexibilidade de orçamento;
  • atrai as pessoas certas;
  • aumenta a geração de leads;
  • educa o mercado;
  • fideliza os clientes;
  • ganha promotores da marca;
  • diminui o ciclo de venda;
  • testa novidades;
  • fortalece a marca.

Dizemos que a criação de um blog é uma estratégia gratuita, pois pode ser feito sem a necessidade de um investimento, já que há diversas plataformas sem custo para este fim no mercado.

No entanto, se a empresa desejar algo mais profissional, vale a pena investir um pouco mais para hospedar o site em uma plataforma otimizada.

E por que dizemos que uma das grandes vantagens é ganhar promotores da sua marca? Quem nunca se deparou com uma legião de pessoas disparando elogios infinitos sobre uma empresa? Isto é muito comum. Da mesma forma que a internet serve para espalhar coisas boas, ela serve para acabar com a imagem de uma organização, é por isso que as empresas devem estar sempre atentas a sua reputação online.

Apesar das vantagens, a criação de um blog não é a única alternativa para quem quer utilizar a internet para aumentar os negócios e as vendas. Conheça outras opções bem simples, que você pode pôr em prática hoje mesmo.

 

Como você está controlando o orçamento da sua empresa? Não está tendo surpresas desagradáveis no final do mês? Para ajudar você a fazer esse controle de forma automatizada, a gente criou esta planilha de orçamento empresarial. Ela pode ser baixada de maneira gratuita. Basta clicar na imagem abaixo.

Como o marketing digital pode ajudar pequenas e médias empresas?

Seja visto: Instagram como ferramenta de negócios

O Instagram pode ser muito mais do que uma simples ferramenta para o compartilhamento de fotos e vídeos. Se usado corretamente, esta pode ser uma poderosa plataforma de negócios, afinal, é um meio de estar em contato direto com o seu possível cliente.

Tire boas fotos, poste regularmente e ofereça conteúdo interessante a sua audiência. Ao invés de postar apesar promoções e descontos, fale sobre as tendências da estação, dê dicas ao seu cliente, e mostre-se como uma verdadeira autoridade no assunto. Poste com regularidade e abuse dos Stories, já que eles aumentam ainda mais o interesse do público no seu conteúdo.

Além de ser uma ferramenta gratuita, perfis com bom conteúdo geram um engajamento gigantesco e isso certamente irá refletir nos seus negócios.

Marque presença: Google Meu Negócio

Se você quer ser facilmente encontrado pelos seus clientes, cadastrar-se no Google Meu Negócio é essencial. Com essa ferramenta gratuita você pode incluir fotos, horário e dias de funcionamento, além de incluir links que levam diretamente ao seu site ou página nas redes sociais.

E por falar em site, a própria ferramenta oferece uma plataforma gratuita para a criação de um site com fotos e as principais informações do seu estabelecimento. E o melhor de tudo é que não tem nenhum custo. Está esperando o que para se cadastrar agora mesmo?

 

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