Você também precisa lidar com aqueles clientes que solicitam alguns dias de prazo para efetuar o pagamento pelo serviço ou produto contratado? Sem dúvida, essa é uma realidade de muitas empresas, e se por um lado você garante a venda e deixa o cliente satisfeito, por outro precisa lidar com a insegurança do recebimento. É por isso que aprender como funciona o contas a receber de uma empresa é essencial para qualquer negócio.

Como funciona o contas a receber de uma empresa? Passo a passo

Dar crédito ao seu cliente é uma das formas de ampliar as vendas e conseguir aumentar a sua taxa de conversão.

Diferentes tipos de negócio oferecem essa possibilidade de pagamento e aproveitam as vantagens associadas a ele, como a satisfação dos clientes e, em muitos casos, até a fidelização deles.

Entretanto, é inegável a necessidade de fazer um controle dos valores que você ainda vai receber.

Controle de fluxo de caixa

A primeira questão a observar aqui é a atualização do fluxo de caixa. Afinal, a venda foi feita hoje, mas o pagamento por ela vai ser realizado daqui a algum tempo.

Tenha certeza de atualizar de forma correta seus sistemas de gestão para que não haja informações duplicadas.

Um erro de atualização da planilha pode trazer um grande problema no balanço do fluxo de caixa do período.

Além disso, se você não atualizar a informação de que um determinado produto ainda será pago, pode deixar de realizar as cobranças e ficar sem o pagamento.

Não é preciso sequer explicar porque isso seria prejudicial para a sua empresa, não é mesmo?

Previsibilidade de faturamento

Cada vez mais, um bom conjunto de informações é um elemento vital para as organizações. Quando esses dados estão relacionados à área financeira, isso se torna ainda mais importante.

Ao fazer uma boa gestão de contas a receber, informando quando esses valores vão entrar no seu caixa, você otimiza as informações que a sua empresa tem e pode usar esses dados para tomar decisões mais estratégicas, por exemplo, sobre uma oportunidade de investimento.

A falta de informações atualizadas e corretas pode acarretar erros em cálculos, por exemplo, sobre a necessidade de capital de giro para a manutenção da operação do negócio.

Por falar em capital de giro, esse é um elemento fundamental para o controle financeiro do negócio. Por isso, se você ainda não controla esse indicador, faça o download gratuito da nossa planilha de cálculo de capital de giro e descubra o que ela pode fazer pelo seu negócio.

Faça o acompanhamento dos pagamentos

Essa etapa é a resposta à pergunta: o que faz o setor de contas a receber de uma empresa?

Ele controla e acompanha as contas em aberto, que ainda não foram pagas pelos clientes.

Geralmente, possuem uma atuação voltada para o acompanhamento dos pagamentos em que não há a segurança de recebimento, por exemplo, quando a sua empresa emite um boleto com data de vencimento futura para um cliente ou quando recebe um cheque.

Geralmente, compras a prazo no cartão de crédito oferecem a segurança do banco de que você terá acesso ao valor, sem grandes problemas.

Em casos como o do cartão de crédito, o controle de contas a receber é feito apenas para atualizar os sistemas da empresa, informando que o dinheiro agora está disponível.

Entretanto, quando não há segurança de recebimento, faz parte de contas a receber o acompanhamento e também a cobrança de valores em atraso.

Leia também: Controle de contas a pagar e contas a receber: 11 etapas para realizar

Ninguém gosta de cobrar clientes, mas é isso o que faz o setor de contas a receber de uma empresa tão importante.

Os profissionais do setor devem estar preparados para abordar clientes que estejam inadimplentes de forma educada e cortês, ao mesmo tempo que firme e profissional.

É possível negociar um novo prazo, mas evite que isso se torne uma rotina. Afinal, um recebimento reagendado pode atrapalhar seu fluxo de caixa e planejamento financeiro.

Estimule o pagamento antecipado

Também faz parte de contas a receber a criação de estratégias que estimulem os clientes a pagarem com antecedência e evitarem débitos em atraso.

É possível, por exemplo, oferecer descontos para consumidores que pagarem suas contas em aberto com alguns dias de antecedência.

Envie uma mensagem por e-mail para informar sobre essa possibilidade e  inclua anexo o boleto com o novo valor.

Atenção: tenha cuidado para que isso seja feito no tom certo, afinal, é proibido por lei cobrar o cliente antes do prazo de pagamento pré-acordado.

Use um software para gerenciar as contas a receber da sua empresa

Acompanhar todos os clientes, formas de pagamento, prazos e datas pode se tornar um verdadeiro desafio para sua equipe.

Um sistema de gestão financeira vai contribuir para a redução de erros de controle, melhorar o acompanhamento dos dados da empresa e dos clientes, facilitar a gestão das contas a receber e mais.

O QuantoSobra é um sistema de gestão completo que otimiza o tempo da sua equipe, garante mais segurança para os controles diários e aumenta o impacto estratégico de seus dados financeiros.

A ferramenta possui uma tecnologia simples de usar e implementar, que controla as contas a pagar e receber, oferecendo mais inteligência e agilidade para a empresa.

Por isso, a forma mais atual de responder “como é feito o controle de contas a receber?” é optando pelo software de gestão empresarial.

Assista o vídeo abaixo e entenda como ele funciona, tornando seu dia a dia mais simples.

Além de facilitar a forma como funciona o contas a receber de uma empresa, a plataforma também oferece outros recursos como:

  • controle de gastos,
  • controle do fluxo de caixa,
  • gestão do capital de giro,
  • projeção de faturamento,
  • registros das informações dos clientes,
  • acompanhamento das movimentações de extratos,
  • atualização de estoque, e muito mais.

Tudo isso em um único sistema, fácil de usar e ideal para qualquer empresa. Conheça o QuantoSobra e faça um teste gratuito.