O Capital de giro, também conhecido como ativo circulante, se trata do dinheiro disponível na empresa para manter suas operações diárias, ou seja, funcionar regularmente. Compõem o Capital de giro as contas a receber, aplicações financeiras, saldo de conta corrente bancária e todo o capital disponível para arcar com os custos e despesas fixos e variáveis da empresa.

O capital de giro é o resultado do dinheiro livre e do dinheiro que será usado para a quitação de débitos e sua gestão é uma das maiores dificuldades dos gestores atualmente.

Mas, qual a Importância de saber administrar o capital de giro de forma correta?

  • Antecipação de pagamentos para evitar de deixar o caixa negativo;
  • Controle sobre as contas do ativo e as contas do passivo;
  • Saber a hora certa para realizar as comprar e os prazos que poderão ser cumpridos para que não haja problemas nos recebimentos e pagamentos;
  • Possibilita economizar dinheiro;
  • Suprir as necessidades de realização das atividades operacionais;

O capital de giro oferece segurança ao negócio. Se a sua administração não for feita corretamente, a empresa pode sofrer diversas situações indesejadas, como a diminuição das suas vendas, falta de competitividade, perda de credibilidade no mercado e, até mesmo, o fechamento da organização.

Como sua empresa está administrando o seu capital de giro? Conte com a 2MGA Consultoria para te ajudar.

Quando o Capital de giro é baixo, há uma maior chance de riscos, sendo assim, a empresa fica sujeita a ter um caixa negativo, que pode comprometer o bom funcionamento das operações. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados na hora de fazer a gestão do capital de giro, como:

  • Necessidade de fazer gestão financeira: A gestão financeira tem grande importância para manter a saúde do negócio, pois é ela que garante os recursos necessários para que a empresa cresça e se mantenha financeiramente;
  • Não conte somente com o dinheiro que será recebido: Um dos maiores erros ao administrar o capital de giro é justamente confiar totalmente nas contas a receber. Somente os valores em que houve emissão de nota fiscal e pagamento de boletos aceitos devem ser considerados como recebidos;
  • Muito cuidado com financiamentos e empréstimos: Geralmente os juros de empréstimos e financiamentos são muito altos, por isso deve-se pensar bem antes de recorrer a esta saída e analisar outras opções como por exemplo, o corte de gastos que não estão sendo viáveis;
  • Tenha muito controle sobre o fluxo de caixa: É essencial que sempre haja um registro dos valores que de fato, entraram e saíram.

Como calcular o Capital de giro?

Alguns elementos são necessários para fazer o cálculo, como as contas do banco e do caixa, as contas a receber, valor do estoque (caso a empresa venda produtos).

Há uma fórmula do cálculo do capital de giro que pode ser utilizada por qualquer negócio:

CGL = AC – PC, em quê

  • CGL: é o capital de giro líquido, e significa a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante, e este representa em que medida o passivo circulante financia o capital de giro (ativo circulante);
  • AC: significa o ativo circulante, sendo (recebimentos, caixa, bancos, e outros recursos;
  • PC: significa o passivo circulante e se refere aos pagamentos que devem ser feitos, fornecedores, empréstimos, etc).

Este cálculo é essencial pois permite uma análise mais completa da realidade da empresa e revela se será preciso buscar alguns recursos externos ou se já existem recursos internos o suficiente, já que o Capital de giro é responsável por mover a empresa e financiar seus gastos constantes e suas operações próprias.

O cálculo do capital de giro é considerado uma medida preventiva, já que revela também se as finanças da organização estão em ordem ou não. Se feito de forma correta pode evitar futuros prejuízos financeiros e até que o negócio tenha suas portas fechadas.

Artigo produzido por Gilcarlos Bessa, Diretor da 2MGA CONSULTORIA EMPRESARIAL