Alguns textos se referem a ela por meio da sigla I.A ou AI, outros já se referem pelo nome Inteligência Artificial mesmo. Independente da maneira como você a chama, o fato é que não dá mais para negar a relevância dela nos dias de hoje.

A Inteligência Artificial já deixou de ser uma tendência, uma visão do futuro, para se tornar o presente, para se tornar uma realidade.

Por isso, para evitar confusão e eliminar de vez aquele pensamento de que Inteligência Artificial são máquinas agindo por conta própria, é pertinente trazer uma definição mais precisa do que é a I.A.

Sendo assim, é possível aferir que a Inteligência Artificial é a tecnologia que permite a algumas máquinas simularem ações humanas, tais como o atendimento a um cliente, cálculos e uma série de atividades.

Hoje em dia vários segmentos da vida cotidiana já utilizam a tecnologia da Inteligência Artificial. Na Medicina, por exemplo, há softwares que analisam os dados genéticos e clínicos dos pacientes, sugerindo assim as melhores alternativas de tratamento.

Há também a aplicação da I.A no trânsito, por meio de softwares que ajudam a escolher rotas e analisam o tráfego.

A Apple, por exemplo, já desenvolveu a Siri, uma assistente virtual comandada por voz que auxilia na realização de tarefas do dia a dia, como efetuar ligações no smartphone e também organizar recados na agenda.

Diante de tantas vantagens, é óbvio que uma atividade tão importante quanto a gestão de um negócio, mais cedo ou mais tarde, também conheceria as vantagens da Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial modernizando o seu empreendimento

O atual momento é propício para o avanço da I.A nas empresas. O crescimento da Cloud Computing (Computação em Nuvem) e os algoritmos modernos permitem o desenvolvimento de softwares de Inteligência Artificial capazes de facilitar vários aspectos da sua gestão.

Além disso, o aprendizado da máquina, também chamado de “machine learning”, abriu espaço para a Inteligência Artificial. O machine learning consiste na capacidade da máquina aprender e realizar uma atividade por conta própria.

O fato é que os elementos básicos de uma boa administração de negócio, como a qualidade no atendimento, eficiência logística, gestão de estoque e segurança mais eficiente, são beneficiados pelo uso da Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial também em projetos na web

Além de empresas físicas, quem também atua trabalhando em algum empreendimento na web pode se beneficiar com as vantagens proporcionadas pela Inteligência Artificial.

A gestão de uma loja virtual é uma situação em que a I.A. pode atuar sem problemas, trazendo mais economia e mais qualidade no atendimento.

De uma forma geral, quando o objetivo é investir em um e-commerce, é preciso ir atrás de uma boa plataforma, registrar um domínio e contar com uma hospedagem de site dotada de vários recursos.

Tais detalhes são importantes para você assegurar um bom desempenho ao seu negócio virtual. Porém, com recursos vindos da Inteligência Artificial, a qualidade do seu e-commerce vai melhorar muito.

A adoção de chatbots é uma amostra de como isso é possível. Os chatbots são softwares de conversação que facilitam o atendimento ao cliente. Por meio deles você tem condições de humanizar e personalizar a sua interação com o público.

Além disso, você torna o atendimento mais ágil e versátil, possibilitando que ele seja realizado em qualquer horário. O Unify, nesse caso, é uma interessante ferramenta de chatbot idealizada para a aplicação em lojas virtuais.

Mas não é só o atendimento ao cliente do seu comércio online que ganha com o uso da Inteligência Artificial. A questão da segurança dos dados também se beneficia. Um exemplo disso é o uso do software conhecido como Cylance.

Esse programa impede os ataques cibernéticos capazes de roubar dados importantes seus e dos clientes.

O envio de e-mail marketing, que é uma das estratégias mais importantes dentro do Marketing Digital, também já pode ser feito com mais segurança, eficiência e rapidez.

O e-mail marketing representa para a sua estratégia uma forma direta e personalizada de atrair leads, que são aquelas pessoas que demonstraram interesse em conhecer melhor o seu produto.

Nesse caso, contar com ferramentas de I.A que visam apenas aprimorar a realização do e-mail marketing vai trazer vários benefícios para o seu negócio.

Conclusão

O futuro chegou e a I.A está aí para provar isso, atuando em segmentos importantes como o esporte, a medicina e também o empreendedorismo.

A Inteligência Artificial oferece chances eficientes de se aproximar, interagir e consolidar de vez a sua base de clientes. Não importa se o seu negócio é uma empresa física ou um e-commerce.

Por essa razão, quando a I.A é utilizada de forma correta, o seu negócio apenas tem a ganhar.