Controle de estoque online: como fazer

Controle de estoque online: como fazer

Fazer o controle de estoque online para a sua empresa pode ser o melhor modo de automatizar e otimizar o processo de gerenciamento de mercadorias de sua loja. Com isso, você ganha tempo para focar no que realmente é importante para a sua empresa.

O controle de estoque por planilhas do Excel pode até ser útil enquanto a sua loja é pequena e possui poucos negócios em transação. Porém, com o passar do tempo, as vendas crescem, os clientes antigos se fidelizam e novos surgem. Por isso, fica quase impossível gerenciar toda a cadeia de processos de sua loja sem um sistema de controle de estoque online.

Imagine a situação: um cliente entra em sua loja em busca de um produto específico e você garante que o ítem está disponível, acreditando somente nos dados da sua planilha.

Acontece que o último funcionário que vendeu a mesma peça para outro cliente esqueceu de atualizar a planilha e quando você checa o estoque físico percebe que não há mais nenhuma unidade do produto.

Duas coisas podem e provavelmente vão acontecer a partir desta situação:

  • você não vai fechar uma venda, pois o cliente decepcionado não vai querer ver nem um produto similar.
  • a sua loja vai perder um cliente que poderia ser fidelizado a partir de uma experiência de compra de sucesso.

Esta é apenas uma das diversas situações negativas que a sua loja pode passar por não possuir um sistema de controle de estoque online.

Controle de estoque online: por que fazer

  • Otimizar processos

O fluxo do estoque da sua empresa é tão importante quanto o lucro das suas vendas. Na verdade o sucesso de um depende de outro, neste caso. Conhecer o número de itens que a sua loja possui armazenados não só garante que as suas transações sejam mais seguras, mas também reflete positivamente em todas as áreas da empresa. Isso porque todos os processos de uma loja funcionam em uma cadeia, em que o bom funcionamento de um influencia o bom funcionamento de outro.

  • Estoque parado é dinheiro parado

Produtos esperando para serem vendidos são dinheiro esperando para circular. O giro do estoque, além de representar investimento circulando, também está altamente ligado ao orçamento da sua loja. Quando as mercadorias têm uma boa circulação, por exemplo, diminui a necessidade de você recorrer a bancos em busca de empréstimos ou investimentos externos.

  • Economia no armazenamento

Todos os itens que estão armazenados em seus estoques têm um custo, e não estamos falando somente de quanto você pagou por ele. O espaço físico que os produtos ocupam no seu estabelecimento tem um custo. Mesmo que o ponto de venda da sua loja não seja alugado um produto estocado representa uma despesa, pois você poderia colocar novos itens naquele espaço se a circulação das mercadorias estivesse sob controle.

  • Facilidade de planejamento

O controle de estoque online, quando bem feito, garante à sua loja a possibilidade de planejar suas compras com muito mais antecedência. Isso porque você saberá exatamente quando determinado item irá acabar em seus estoques. Saberá quais produtos têm mais saída, e assim, devem ser comprados com mais frequência, e também, que produtos têm pouca circulação e não valem muito investimento.

  • Economia de tempo

A agilidade que uma plataforma online de gerenciamento de estoque oferece à sua empresa pode garantir que você possa investir seu tempo em atividades mais importantes à manutenção da sua marca. Isso porque ter todos os dados de seu estoque em um só lugar, com informações atualizadas automaticamente, reduz em muito o tempo e o trabalho necessários para esta função.

  • Qualidade

Com o sistema todo automatizado, fica fácil para você notar falhas no fluxo de estoque, no funcionamento das entregas e no comprometimento dos fornecedores. Além deste controle garantir que suas mercadorias sempre estarão em estoque quando necessário, ainda reflete na qualidade do serviço que você oferece para seus clientes.

Controle de estoque online

Controle de estoque online: como fazer

Existem diversas ferramentas que podem ajudar você neste processo. O QuantoSobra, por exemplo, tem todas as funções para fazer o gerenciamento completo de sua loja. Além disso, estão disponíveis no mercado, várias outras ferramentas com uma proposta parecida.

O primeiro passo antes de contratar um serviço do tipo é analisar quais são as necessidades de sua loja, e ver qual deles supre melhor tais demandas.

Por sorte, hoje em dia as ferramentas fazem bem mais do que simplesmente gerenciar os estoques da sua marca. Há diversas outras funções que um gerenciador do tipo pode fazer, automatizando praticamente todos os processos da sua empresa.

Com o QuantoSobra, por exemplo, você tem a possibilidade de importação de arquivos do Excel para o cadastramento facilitado de produtos, além da possibilidade de cadastro manual de itens. É possível também, apresentar relatório do histórico mínimo, possibilitando que você programe as suas compras.

Cadastrar produtos manualmente é um processo lento, que leva um tempo que poderia ser melhor aproveitado por você, por isso, na plataforma você também pode fazer a leitura de códigos de barras fixo ou dinâmico. Isso ajuda você a automatizar o processo de entrada e saída do estoque.

Controle de estoque online: código de barras

O processo acontece também quando acontece alguma devolução de produto: o estoque é automaticamente atualizado com  a mercadoria que acabou de voltar para a estante.

Quanto mais unificadas forem as informações de uma empresa, mais fácil será de gerenciá-las. É por isso que a ferramenta integra de forma automática o seu sistema de estoque, o cadastro de produtos e o cadastro de clientes, possibilitando um panorama completo das transações, sempre em tempo real.

Desde 2014, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica é obrigatória para todas as empresas, exceto as cadastradas como MEI. O QuantoSobra ajuda nisso também. Com ele você poderá gerar os mais diversos tipos de notas fiscais, como Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), Carta de Correção Eletrônica (CC-e), além de permitir a emissão de notas de devolução para seus fornecedores e clientes.

Para o campo financeiro da sua empresa a plataforma também tem as melhores soluções. Com a plataforma você consegue visualizar todas as transações e processos da sua empresa de maneira rápida e eficiente. Isso permite que você possa prever os seus gastos e ganhos em determinado período.

A ferramenta toma conta, também, do fluxo de caixa da sua empresa. O QuantoSobra registra todas as vendas, pagamentos e transferências, diariamente, permitindo que você saiba sempre, exatamente quanto dinheiro ainda tem em caixa.

Você poderá conferir também os relatórios de caixa, que possuem o resumo do dia de todos os seus caixas.

Para garantir a facilidade e fluidez aos processos da sua empresa, o aplicativo gerencia todas as áreas que você necessita. Há funções, por exemplo, para cálculo automatizado de juros e multas, cadastramento de clientes, que ainda monta um histórico de compras de cada um deles, impressão de etiquetas, edição de produtos em lote, controle de vendedores, impressão de carnês, geração de orçamentos em PDF, importação de XML de fornecedores, indicadores de vendas por produto; entre diversas outras funcionalidades.

A vantagem é que o QuantoSobra é vendido em vários planos, que se adaptam à sua necessidade. Há também, sempre a possibilidade de você testar o sistema por alguns dias de forma gratuita, ajudando você no processo de escolha.

Tags In
135 / 160

Deixe uma resposta

Required fields are marked

WordPress Theme built by Shufflehound. QuantoSobra | www.QuantoSobra.com.br | Software de Gestão - ERP para Micro e Pequenas Empresas

Compartilhe com um amigo