Seu negócio precisa de outras empresas para manter as operações em andamento? Então, é importante aprender como fazer a gestão de fornecedores.
Essa tarefa faz parte da gestão de compras. Afinal, a escolha de bons fornecedores garante que toda a cadeia de suprimentos da empresa seja atendida e funcione sem atrasos e/ou interrupções.
Para alcançar esse objetivo, é estratégico manter um relacionamento próximo com os melhores fornecedores do mercado, o que gera oportunidade para negociar valores, além de conseguir prazos e condições de pagamento flexíveis.
Você sabe quais são os seus melhores fornecedores? Aqueles que atendem os pedidos com agilidade e enviam as entregas no prazo?
Continue lendo este artigo e aprenda dicas de como fazer a gestão de fornecedores e a importância desse processo dentro dos negócios.
Boa leitura!
Como fazer a gestão de fornecedores?
Para ter uma gestão de fornecedores eficiente, é importante organizar todo o processo. Assim, a equipe consegue executar o trabalho seguindo parâmetros claros e fechando parcerias com empresas confiáveis.
Siga as dicas abaixo e aprenda como melhorar o gerenciamento dos fornecedores na sua empresa.
1. Cheque a credibilidade dos fornecedores
Tanto na hora de captar novos fornecedores quanto de avaliar os antigos é importante checar a credibilidade das potenciais e atuais empresas parceiras, respectivamente.
O objetivo dessa checagem é garantir que seu negócio tenha relacionamentos apenas com empresas que seguem todas as leis, o que evita a associação com organizações que tenham práticas fraudulentas e até corrupção no mercado.
Nessa etapa da gestão de fornecedores, deve-se verificar:
- o site oficial e canas de rede social do fornecedor;
- o status do CNPJ nos cadastros públicos do governo;
- o alvará de funcionamento, se for o caso;
- as permissões para prestação do tipo de serviço.
Os dados podem ser armazenados em planilhas ou softwares para facilitar o gerenciamento e as pesquisas no momento da compra.
2. Pesquise ou peça opinião de outros clientes
Outra dica estratégica de como fazer a gestão de fornecedores da sua empresa é pesquisar ou pedir a opinião de outros clientes que já trabalharam com o parceiro pretendido.
Essa atitude é vantajosa para conhecer a postura do cliente na prática. Além disso, ajuda a identificar se o fornecedor tem reclamações recorrentes sobre um mesmo ponto. Existem serviços e suprimentos estratégicos que não podem faltar e a opinião de clientes antigos ajuda na decisão.
Por exemplo, uma empresa que deseja trocar de fornecedor de energia e migrar para o Mercado Livre de Energia, pode conversar com negócios que já fizeram isso antes sobre a experiência e o fornecedor que os ajudou.
3. Tenha mais de um fornecedor por categoria
Um erro comum nas empresas ao fazer a gestão de fornecedores é ter apenas um fornecedor para cada categoria de suprimento.
A desvantagem é que se esse único fornecedor não puder atendê-lo, a equipe vai passar aperto para encontrar um substituto e provavelmente pagará mais caro.
Para evitar esse problema, a dica é ter um fornecedor principal e mais dois ou três igualmente qualificados, dependendo da importância do tipo de suprimento.
A equipe pode montar um cronograma de compras e revezar o pedido entre os parceiros de acordo com o prazo de cada um, evitando o desabastecimento.
4. Compare propostas entre os fornecedores
Na hora de fechar os pedidos e garantir um bom saving em compras, compare propostas de diferentes fornecedores para uma mesma demanda.
Essa estratégia é válida para os fornecedores com os quais a empresa já tem uma relação comercial próxima, mas é ainda mais interessante quando um fornecedor novo precisa ser contratado.
A comparação não deve se limitar ao preço. Avalie o que o fornecedor incluiu na proposta como benefícios extras, tempo de entrega, condições de pagamentos etc. Isso ajuda a selecionar melhor os parceiros, identificando os mais confiáveis e abertos a negociações.
5. Monitore o trabalho dos fornecedores
A gestão de fornecedores não acaba no fechamento da compra. A equipe responsável deve monitorar o trabalho das empresas contratadas para garantir que o serviço ou produto adquirido foi bem executado e se chegou dentro do prazo acordado.
Essa etapa da gestão de fornecedores pode incluir a equipe de gestão de estoque para que o estoque de segurança se mantenha no nível adequado.
Além disso, o acompanhamento das entregas é importante para verificar se a equipe calculou a quantidade suficiente de suprimentos, incluindo observações no sistema para que o time possa se orientar.
6. Cumpra os prazos de pagamento combinados
Essa dica para fazer a gestão de fornecedores é para as contratantes: cumpra os prazos de pagamento acordados.
Para consolidar relacionamentos comerciais fortes com os melhores fornecedores do mercado, sua empresa também precisa demonstrar profissionalismo.
Afinal, o não recebimento impacta as previsões e o controle do fluxo caixa dos fornecedores e ainda pode levar ao rompimento da parceria. Então, organize os pagamentos e repasse para que o Financeiro faça todos na data combinada.
7. Faça uma avaliação anual dos fornecedores
Ao longo de um ano, fornecedores podem se consolidar, outros podem perder qualidade, enquanto outros falham no primeiro contato.
Então, para renovar apenas as parcerias que foram realmente vantajosas e contribuíram com a empresa, faça uma avaliação anual dos fornecedores.
A equipe pode se dividir para analisar cada categoria da cadeia de suprimentos e os pontos altos e baixos de cada fornecedor. Assim, a definição de quem fica e quem sai da lista de parceiros é decidida em conjunto.
Qual a importância da gestão de relacionamento com o fornecedor?
A importância de aprender como fazer a gestão de fornecedores de forma estratégica é garantir que as operações que dependem de terceiros não sejam interrompidas.
O desperdício de tempo e dinheiro é evitado quando a empresa monitora todas as negociações e escolhe parceiros confiáveis para contribuir com o negócio.
Para que os processos sejam bem executados, a equipe responsável pode utilizar sistemas de gestão de fornecedores, facilitando a troca de informações e o cumprimento das negociações com os parceiros.
Siga as dicas acima e veja os benefícios na prática. Bom trabalho!
Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída.