O Certificado Serasa surgiu em um momento em que as empresas estão buscando cada vez mais segurança para suas transações. O documento, também conhecido como certificado digital, facilita a autenticação de fatores e facilita a vida de todo dono de negócios que quer poupar tempo e dinheiro.

Por isso, saber como emitir um Certificado Serasa pode ser um grande divisor de águas no dia a dia do empresário, uma vez que este tipo de certificado digital, além de trazer mais segurança, ainda permite que não seja necessário se deslocar de um local para outro somente para se assinar um documento.

Vamos entender um pouco mais:

O que é Certificado Serasa

O Certificado Serasa, também conhecido como Certificado Digital, é uma espécie de identidade digital, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Geralmente mais usado por empresas, o Certificado Serasa substitui o papel nas mais diversas situações, se tornando uma alternativa mais respeitosa ao meio ambiente e, também, ao bolso do empresário.

Para que serve o Certificado Serasa?

O Certificado Serasa equivale a uma assinatura, inclusive tendo a mesma validade jurídica. Com um certificado deste tipo, o empresário pode assinar documentos de maneira virtual, sem sair do lugar. 

Como tem validade jurídica, o Certificado Serasa tem a mesma validade de uma assinatura feita à punho, possibilitando que os mais diversos contratos e documentos sejam assinados à distância.

Serasa experian

Quais os tipos de Certificados Serasa?

Existem quatro tipos principais de Certificados Serasa:

  • Certificado Digital A1

O Certificado Digital A1 é um software e, em função disso, ele pode ser instalado em qualquer computador e em qualquer lugar. Ele é válido por até 1 ano.

  • Certificado Digital A3

O Certificado Digital A3 é vendido no formato de mídia física. Ele vem em um cartão com chip ou em um token USB. Por estar em uma mídia física, o certificado precisa que esta mídia esteja conectada ao computador sempre que ele for usado.

  • NF-e

O Certificado Serasa NF-e é indicado para empresas que precisam emitir notas fiscais eletrônicas e também tem validade e é reconhecido pela Receita Federal. 

  • e-CPF

O e-CPF é destinado a pessoas físicas e também é dividido em A1 e A3, tendo as mesmas respectivas características.

Como emitir o Certificado Serasa?

O primeiro passo para emitir o Certificado Serasa, ou Certificado Digital é acessar o site do Serasa, aqui. Neste endereço, você vai definir se prefere o Certificado Digital A1 ou o Certificado Digital A3.

Depois da compra do Certificado Serasa, você vai precisar validar os seus documentos e os documentos da sua empresa. Este passo geralmente é feito por videoconferência mas, também pode ser feito presencialmente, caso haja uma sede do Serasa na sua cidade.

certificado digital serasa

Quanto custa um Certificado Digital Serasa?

Um Certificado Serasa tem valores que variam de acordo com o tipo de assinatura digital que você quer adquirir. Os preços vão de R$ 200 a R$ 500, variando também, de acordo com o tempo de validade do certificado.

O valor do Certificado Serasa, geralmente, pode ser parcelado no cartão de crédito ou pago via boleto bancário.

Bem simples o processo todo, não é? Agora você já sabe o que é, para que serve e como emitir um Certificado Serasa. Conta pra gente a sua experiência, nos comentários aqui em baixo.