O sistema de CRM, sigla que significa em português Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma excelente ferramenta de suporte para vendas, marketing e atendimento ao consumidor. Os diversos tipos de CRM oferecem funcionalidades específicas para cada área ou então reúnem todas elas em uma só plataforma.

Esse software é o melhor amigo dos gestores, pois oferece recursos que aumentam a produtividade, reduzem falhas e esquecimentos, automatizam tarefas e tornam a tomada de decisão mais assertiva, orientada por dados.

A ideia principal do CRM é armazenar e integrar dados sobre clientes e negócios em andamento para fornecer relatórios com KPIs fundamentais para o acompanhamento do desempenho da equipe comercial.

Se você deseja potencializar a sua gestão comercial e melhorar o relacionamento com o cliente, com foco em vender mais, continue a leitura e veja quais são os tipos de CRM e o que eles oferecem aos negócios!

O que é CRM?

Em suma, o CRM é um software que ajuda a gerenciar clientes, negócios e vendedores. Ele é uma estratégia corporativa centrada na satisfação do cliente.

Essa ferramenta oferece recursos para armazenar e integrar dados em tempo real, possibilitando uma visão geral do negócio. Por isso a plataforma de CRM pode ser usada pelas equipes comerciais, de marketing e de suporte ao cliente.

Alguns recursos do CRM são criação e gerenciamento de múltiplos funis de vendas, acesso ao histórico do cliente e do lead com visualização de todos os contatos realizados, agendamento de tarefas, relatórios de performance de vendas etc.

7 tipos de CRM à sua escolha

duas classificações de tipos de CRM: uma de acordo com o setor (vendas, marketing e atendimento ao cliente) e outra pelas suas funcionalidades (analítico, operacional, colaborativo e estratégico.

Entenda melhor suas características e funções.

Tipos de CRM pelo setor

1. CRM de Marketing

O objetivo principal dessa plataforma de CRM é promover o conhecimento sobre leads e clientes para gerar ações e campanhas de marketing mais assertivas.

Por meio da automação de tarefas, como envio de e-mail marketing e postagem em redes sociais, o CRM contribui para uma comunicação mais eficiente entre empresa e cliente.

Ela também segmenta o público para enviar conteúdos relevantes para os clientes de acordo com sua etapa no funil de vendas, fornece KPIs de acompanhamento do comportamento do consumidor, tem recursos de gestão de mídias sociais, métodos de qualificação de leads, etc.

2. CRM de vendas

O CRM de vendas tem como foco a organização de todo o processo comercial para auxiliar o time a visualizar o andamento das negociações e a acompanhar o alcance de metas e resultados.

Ele engloba todo o histórico de contato com o cliente, sumário de negócios, gestão do funil de vendas, agendamento de tarefas, sugestão de follow-up, gerenciamento de e-mails e contratos, identificação de novas oportunidades e métricas e indicadores de desempenho.

E o melhor é que ele pode funcionar na nuvem, permitindo o acesso remoto por aplicativos em celulares e tablets.

Ou seja, quando o seu vendedor tiver uma reunião com um potencial cliente, ele pode acessar a plataforma e ver todo o histórico de conversas e dados sobre ele e seu negócio minutos antes do encontro!

3. CRM de suporte

Esse último tipo de CRM de acordo com o setor de atuação é voltado para a equipe de atendimento. E ele é vital para que o suporte seja feito de forma rápida e eficaz.

Ele armazena todos os dados dos clientes, facilitando que o atendimento seja personalizado, sem fazer com que a pessoa repita todas as informações cada vez que ela entrar em contato com a empresa.

Além disso, ele ajuda a direcionar o trabalho dos técnicos para resolver ocorrências, entender gargalos durante a negociação (atrasos, falhas ou esquecimentos do vendedor com o que foi acordado), compreender os problemas mais relatados para ajustá-los internamente, entre outros benefícios.

Tipos de CRM pelas funcionalidades

4. CRM Analítico

O CRM Analítico foca em coletar, armazenar e integrar bancos de dados. Sua finalidade é totalmente gerencial.

Esse tipo de CRM oferece filtros para personalizar relatórios, fazer análises aprofundadas sobre o comportamento dos clientes e visualizar oportunidades de negócios.

Seus dados são muito utilizados para guiar campanhas e ações de marketing.

5. CRM Operacional

Já o Operacional é o braço-direito dos times comerciais e de atendimento ao cliente. Voltado para o relacionamento com o consumidor, esse software facilita a comunicação em todas as fases do processo de vendas, desde a prospecção até o pós-venda e suporte.

6. CRM Colaborativo

O CRM Colaborativo integra os três setores: vendas, marketing e atendimento. A proposta é justamente estimular a colaboração entre os trabalhos de todos os colaboradores para tornar as ações mais assertivas e sincronizadas.

Quando há a completa integração dessas áreas, é mais fácil alcançar a satisfação do cliente. Afinal, em qualquer parte do processo comercial, ele se depara com um discurso unificado.

7. CRM Estratégico

Por último e não menos importante, está o CRM Estratégico, que é um compilado de todos os tipos de CRM anteriores. Por isso ele é muito usado para tomada de decisões estratégicas e fundamentais para o sucesso empresarial.

Para você entender melhor, pense nas finalidades de cada CRM. Por exemplo, pode-se usar o CRM analítico para coletar dados precisos e traçar metas, prazos e ações táticas. Ou então o operacional e o colaborativo para colocar em prática todo o planejamento.

Enfim, o ideal é integrar todo o poder de cada CRM disponível no mercado. Logo, se você possui um negócio, seja ele pequeno ou grande, invista em um CRM Estratégico para não perder oportunidades de negócios e alavancar suas vendas com assertividade e eficácia.

Mas, por ser mais robusto, é normal que ele custe um pouco mais do que os outros. Para escolher um CRM para chamar de seu, pesquise seus recursos e veja o que a sua empresa precisa agora e pode necessitar daqui a alguns meses ou um ano. Dessa forma fica mais fácil tomar a decisão correta.

Há muitos tipos de CRMs gratuitos no mercado e que possuem funcionalidades básicas que já atendem muitas empresas de vários setores. Pesquisa e invista o quanto antes na ampliação das vendas e do relacionamento com os clientes!

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.