A pandemia de coronavírus ainda não acabou. Entretanto, muitos estados estão permitindo a abertura gradual de seus comércios, desde que observadas certas regras de proteção, tanto para quem está dentro de cada empresa quanto para os clientes.

Apesar de alguns estados estarem permitindo esta abertura gradual, é recomendado que somente as empresas que vão encontrar muita dificuldade para sobreviver, abram as portas: é muito perigoso.

Dependendo de onde a sua empresa está, pode ser muito mais caro abrir as portas do que manter elas fechadas. Vidas podem ser perdidas em um simples instante. Por isso, recomendamos bom senso.

Para os que têm a alternativa de manterem as portas fechadas por mais um tempo, a gente criou uma série de artigos ensinando os empresários a transferir para a internet as vendas que costumavam fazer fisicamente.

É claro que esta não é a solução total para as dificuldades econômicas que podem advir do fechamento temporário de portas mas, é uma alternativa já está tendo que fazer o possível e o impossível para manter as contas da empresa pagas.

Você pode encontrar estes artigos:  

Aqui: Como vender pelo Instagram;

Aqui: Como vender e atender pelo WhatsApp;

Aqui: Como enviar seus produtos pelos Correios;

Aqui: Como vender mais durante a Pandemia de Coronavírus;

E aqui: Coronavírus: o que muda para o empregado e empregador com a MP 927/2020.

Se você ainda não leu estes artigos, eu recomendo que você leia este artigo aqui, onde eu falei sobre a importância de o varejista migrar para plataformas E-commerce durante e depois da pandemia.

Para os que vão abraçar a oportunidade de abrir as portas do seu negócio a gente está trazendo este artigo, que vai trazer dicas de como se prevenir, proteger seus colaboradores e, também, os seus clientes. Vamos lá?

Como o varejista pode se proteger do coronavírus?

Esta pergunta esconde um perigo ao ser respondida: a de dar a impressão de que já foi descoberta uma forma de impedir que as pessoas se contaminem com o coronavírus. 

Infelizmente isso ainda não aconteceu.

No entanto, é possível se proteger do vírus, usando o máximo de recursos e estratégias para que o menor número de pessoas seja infectado e desenvolva a Covid-19.

Citamos estas advertências porque a maneira com que o vírus se espalha é assustadora e imprevisível, portanto, não existe nada que dê 100% de garantia de eficácia de nenhuma técnica de prevenção.

Apesar disso, podemos recomendar alternativas que ajudam na prevenção. Isso é o que você vai encontrar a seguir:

Tenha álcool gel à disposição

Esta dica você já está seguindo desde antes de a quarentena ser decretada, não é? Isto porque, o álcool gel é ótimo na higienização das mãos e de superfícies. De acordo com José de Ribamar Oliveira, presidente do Conselho Federal de Química “Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo”. Ou seja, já que fica meio complicado colocar sabonetes e pias à disposição dos clientes que entram na loja, a melhor alternativa que se tem é disponibilizar álcool gel para que cada um faça a higiene de suas mãos no momento em que colocam os pés na sua empresa.

Torne obrigatório o uso de máscaras

Você deve se lembrar que, além de proteger os seus clientes, o grande objetivo de todas estas alternativas é proteger, também, a sua saúde e a saúde de seus colaboradores. Por isso, você deve tornar obrigatório o uso de máscaras na hora de entrar na sua loja. 

Na verdade, o uso de máscaras já é obrigatório por decreto das prefeituras e governos estaduais de diversos cantos do país. Isso porque, a máscara realmente protege que está usando ela e quem está próximo dessa pessoa, uma vez que um espirro pode representar a contaminação de várias pessoas ao mesmo tempo. Com o uso destes acessórios você garante a proteção, tanto de seus colaboradores quanto de seus clientes.

Restrinja o acesso a sua empresa

Com esta ideia não estamos dizendo que você deve manter as portas do seu estabelecimento fechadas. Estamos dizendo que o melhor a se fazer nesta situação de pandemia é permitir a entrada de poucas pessoas por vez dentro da sua loja. Isso porque, já sabemos que a proximidade de menos de 1 metro pode ser perigosa caso a pessoa esteja com a Covid-19 mas ainda não saiba. Inclusive, manter a distância é o nosso próximo item.

Estabeleça uma distância máxima

Como dissemos acima, a proximidade entre uma pessoa e outra pode ser um fator de risco. Isso porque, nem todas as pessoas que estão contaminadas pelo coronavírus apresentam os sintomas da Covid-19. Por isso, muitas pessoas podem não saber que estão contaminadas. se você escolher abrir as portas do seu negócio durante esse período, você deve estabelecer uma distância mínima que cada cliente vai poder um do outro.

Faixas de contenção

Ainda na linha do que vimos acima: o distanciamento social é muito importante para se manter protegido de contaminações. E isso é válido, tanto para seus clientes quanto para seus colaboradores. Por isso, é ideal que você coloque faixas de contenção em volta dos balcões de atendimento da sua empresa. Com isso, nenhum cliente vai conseguir ultrapassar o distanciamento mínimo de seus colaboradores que fazem esse atendimento.

Foque na higiene das superfícies

Todas as empresas e lojas têm locais de passagem comuns e superfícies e balcões que são tocados por todos os clientes. se você tem um supermercado isso é ainda mais real, afinal, centenas de pessoas passam pelo seu caixa diariamente. Por isso, exigir que seus colaboradores tenham um frasco de álcool em mãos para fazer a limpeza dessas superfícies depois de atender cada cliente é uma dica a se priorizar.

Restrinja os horários

Sabemos que os casos de coronavírus estão aumentando e, como dissemos no começo do texto, apresentam números alarmantes. Por isso, apesar de os governos estarem permitindo a reabertura do comércio, isto deve ser feito com bom senso. Afinal, todos nós temos responsabilidade na prevenção desta doença. Cada ação que escolhemos fazer impacta, de verdade, nos números positivos ou negativos da pandemia.

O que queremos dizer com tudo isso? Que é recomendável que você abra as portas da sua empresa em horários determinados e curtos. Apenas para que seus clientes possam comprar aqueles artigos de primeira necessidade ou aquilo que eles já tinham programado em seus planejamentos. Embora dolorida, esta dica é altamente recomendável para que a gente consiga parar esta pandemia.

Você também encontra, no vídeo abaixo, dicas de como melhorar suas vendas nesse período:

Colabore com a gente

Você está aplicando mais alguma alternativa aí na sua empresa? Conta para a gente nos comentários aqui de baixo. Assim, a gente vai atualizando este post e todos os empresários podem andar juntos, trocando as melhores dicas e alternativas para fazer frente a esta pandemia.