As tabelas da Microsoft são conhecidas no mundo todo e, apesar disso, muitos empresários se perguntam: por que usar planilhas Excel para gerenciar minha empresa pode ser uma boa ideia?

É isso que vamos explicar neste artigo, onde você ainda vai encontrar diversas tabelas Excel grátis para baixar e facilitar a gestão do seu negócio.

Isso porque, durante a leitura deste texto você vai entender o papel fundamental que essas planilhas podem ter no caminho da sua empresa rumo ao sucesso. Além disso, você também vai entender os motivos que tornam essa ferramenta algo tão presente no dia a dia do empresariado do mundo todo. 

Vamos lá?

O que são planilhas Excel?

Planilhas do Excel são tabelas eletrônicas. Elas servem para automatizar cálculos, fórmulas matemáticas, gerenciar dados, analisar índices e, em função disso, ajudam na organização de todas estas informações. 

As planilhas Excel também são conhecidas como planilhas eletrônicas. Elas são tabelas apresentadas por colunas e linhas onde os números, dados, fórmulas e informações são inseridos. De posse destes dados, a planilha vai, então, cruzar estas informações e entregar um resultado automaticamente.

Tudo isso dentro do Excel, que é um programa da Microsoft desenvolvido justamente para criar, editar e gerenciar estas tabelas. Também é em função de ser uma espécie de pequeno programa, que as planilhas são chamadas de eletrônicas.

Mas, onde entra a gestão da sua empresa em tudo isso? Vamos entender:

Por que usar planilhas Excel para gerenciar a minha empresa?

Organização é a palavra chave na gestão de uma empresa. Seja organização financeira, seja organização dos estoques, seja organização do caixa e do capital de giro. 

Isso, é claro, independe do tamanho da empresa. Na verdade, uma pequena empresa precisa, justamente, dessa organização para crescer e virar uma grande empresa. 

Não seria ideal, então, que fosse possível organizar todos estes setores do negócio e, ainda, receber informações vitais sobre o desempenho dele?

Isso é o que uma planilha Excel faz pela sua empresa: você organiza as informações de cada setor colocando elas em uma tabela e recebe na hora os resultados do cruzamento dessas informações. Assim, além de ter o controle de cada setor, você sempre tem em mãos números e dados atualizados de cada área.

Tudo isso, gratuitamente!

Quais as vantagens das planilhas Excel

Não é à toa que as planilhas Excel são conhecidas no mundo inteiro e usadas em quase todas as empresas. Além de funcionais e úteis, as tabelas desse tipo oferecem diversas vantagens. Vamos a elas:

1. São gratuitas

As planilhas Excel são gratuitas. Tanto que você pode encontrar diversos modelos de tabelas grátis para baixar, aqui mesmo, no final deste artigo e em todo o blog. Além disso, caso você não queira usar modelos prontos, você mesmo pode criar suas planilhas. Para isso, basta fazer um curso de Excel ou seguir os tutoriais que podem ser encontrados na internet.

2. São seguras

As planilhas Excel são seguras, principalmente para quem costuma fazer a gestão do negócio através do caderninho. Com uma tabela, os seus dados estão salvos no seu computador, sendo salvos a cada vez que você atualiza eles. Além disso, você pode salvar cópias das planilhas com informações importantes e armazenar na nuvem. Assim, mesmo que você delete algum documento por acidente, sempre vai haver uma cópia de segurança guardada por você.

3. Cálculos sem erros

Mais uma das vantagens das planilhas Excel para a sua empresa é que elas não erram seus cálculos. Caso os dados que você inseriu nela estejam corretos, o resultado sempre vai ser confiável. Isso distancia a sua empresa da possibilidade de erros humanos ou de depender de uma calculadora para fazer cálculos complexos.  

4. Use mesmo sem internet

Como a planilha eletrônica está salva no seu computador, você pode usar ela mesmo que não tenha sinal de internet. Isso porque, a aplicação de fórmulas e o próprio funcionamento total da tabela não dependem de conexão. Ou seja, você pode usar todas as funções da sua planilha a qualquer momento sem perder dados.

5. É compartilhável

O Excel é o programa de planilhas mais conhecido do mundo. Todo mundo usa! Ou seja, você pode mandar documentos nesse formato para quem quiser que essa pessoa vai ser capaz de abrir. Além disso, mesmo que a pessoa não tenha o Excel instalado em sua máquina, existem plataformas online, como o Google Sheets, que permitem a abertura e edição desse tipo de material.

6. Você pode levar com você

Você pode levar suas planilhas para onde quiser sem perder nenhum dado ou funcionalidade. Basta salvar elas em um pendrive e conectar no computador que você quer usar. Você também pode salvar suas tabelas em um armazenamento na nuvem e acessar elas de qualquer lugar que tenha internet.

7. Facilidade de uso

Caso você baixe nossas planilhas grátis, vai perceber que elas são bastante fáceis de usar. Ou seja, você não vai precisar de suporte. Como as planilhas prontas já têm tudo automatizado dentro delas, você vai precisar, apenas, inserir os dados que quiser. Não tem erro! Além disso, a maioria das nossas planilhas têm um vídeo ensinando a forma correta de uso.

8. Implementação rápida

Você precisa de muito pouco para usar uma planilha Excel. Basta ter o Excel ou o OpenOffice instalados no seu computador e pronto. Depois de baixar é só clicar duas vezes no arquivo e sair usando. 

9. Visualização clara

Mais uma das grandes vantagens das planilhas Excel para a sua empresa é que, com elas você tem uma visão clara dos dados do negócio. O visual das tabelas é limpo e isso facilita a sua utilização e a organização dos seus dados. 

10. São fáceis de achar

É muito fácil de encontrar planilhas grátis para a sua empresa! A internet está cheia delas! Independente do setor que você queira gerenciar no seu negócio, com certeza existe uma planilha gratuita para isso. Inclusive, abaixo você encontra a seleção com as nossas melhores planilhas grátis. Dá uma olhadinha:

As melhores planilhas Excel grátis para a sua empresa

Agora que você já sabe porque usar planilhas Excel na sua empresa e já conhece as vantagens que este tipo de tabela pode trazer para o seu negócio, a gente separou as planilhas mais baixadas aqui no blog. Além destas que você encontra abaixo, em várias outras postagens aqui do blog você pode encontrar muitas outras que, com certeza, vão facilitar o seu dia a dia.

Vamos lá:

Planilha Excel de fluxo de caixa

A planilha de fluxo de caixa foi desenvolvida para controlar as entradas e saídas financeiras do seu negócio. Com isso, você vai ter sempre, ao final do dia, a certeza de quanto recebeu e quanto saiu do seu caixa. Estas informações são importantes na hora de gerir sua lucratividade e saber sobre suas vendas.

Para baixar a planilha de fluxo de caixa, basta clicar no botão abaixo:

Por que usar planilhas na minha empresa

Planilha Excel de controle de estoque

A planilha de controle de estoque é a tabela Excel mais baixada aqui do blog. Isso porque, todo empresário que trabalhe com vendas sabe da importância vital que os estoques têm para a empresa como um todo. Inclusive, abaixo você pode ver um vídeo de como a planilha funciona:

Para fazer o download da planilha de controle de estoque, basta clicar no botão abaixo:

Planilha controle de estoque

Planilha Excel de controle financeiro empresarial

Finanças são importantes para qualquer empresa, não é? É o pilar que sustenta a existência do negócio. Em função disso, gerenciar essa era é obrigatório. Por isso, criamos a planilha de controle financeiro empresarial. Veja como ela funciona:

Para baixar a tabela de controle financeiro, basta clicar no botão abaixo:

Por que usar planilhas na sua empresa: controle financeiro

Planilha Excel de controle de vendas

O controle das suas vendas representa o controle do seu dinheiro. Além disso, controlando as vendas você entende como anda o seu fluxo de estoque, como anda a preferência dos seus clientes e muito mais. Dá uma olhadinha em como funciona:

Para baixar gratuitamente a planilha de controle de vendas, basta clicar no botão abaixo:

Planilha controle de vendas

E aí? Curtiu a nossa lista? Entendeu porque usar planilhas Excel na sua empresa? Não deixe de conferir as demais postagens aqui do blog. Você vai encontrar dezenas de outras planilhas gratuitas para baixar e usar aí, no seu negócio.