Estratégias de marketing: saiba como utilizar para promover o seu negócio

Naturalmente, há diversos fatores que precisam ser atendidos na condução das empresas, principalmente ao se tratar de novos negócios. Neste meio, é importante que o empreendedor tenha consciência de que desde os primeiros planejamentos, é imprescindível se ater às estratégias de marketing, uma vez que está relacionado com a construção da imagem da empresa e com a promoção de serviços e/ou produtos.

Uma vez que há o entendimento da importância das estratégias, é necessário que cada empresa analise quais são os melhores caminhos a serem explorados para as ações de marketing, o que requer a presença de profissionais especializados. Afinal, as estratégias de marketing tradicional, também apontado como marketing offline e o digital possuem grande potencial para as organizações.

É importante que o tipo de comunicação estabelecida apresente qualidade, frequência e cobertura. Dessa maneira, o público alvo poderá captar e compreender a mensagem transmitida. Conforme será visto no decorrer do texto, há distinções sobre a velocidade, alcance e outros aspectos das estratégias de marketing, o que também pode ter influência na escolha da estratégia, porém, naturalmente vários fatores além desse são considerados.

Cada mensagem necessita de um certo período para que seja realmente absorvida e aceita. É justamente para que isso ocorra que são realizados diferentes estudos sobre as estratégias de marketing a respeito do público alvo e os canais para estabelecer uma comunicação que seja efetiva. Sem dúvidas, a mensagem também deve ser clara, singular e atraente, pois é crucial para contribuir com a formação de opinião dos consumidores a respeito dos seguintes quesitos:

  • Qualidade;
  • Preço;
  • Diferenciais;
  • Credibilidade;
  • Valores da empresa.

Por exemplo, uma empresa de etiquetas de composição para roupas pode transmitir credibilidade pelo material aplicado e um bom desempenho, custo-benefício por tags e etiquetas personalizadas, além de ser uma questão que pode corresponder a um diferencial interessante no mercado, entre outras questões que podem fazer com que a marca se torne realmente atrativa para os consumidores.

Conheça a importância das estratégias de marketing tradicional

A decisão de um caminho para promover a empresa pode ser complicada a princípio, mas conforme relatado, é importante ter o suporte profissional para lidar com tais questões e analisar quais são as ações mais favoráveis para seguir em meio as duas principais divisões das estratégias de marketing: tradicional e o digital. É comum que muitas dúvidas sejam geradas, principalmente devido a ascensão da internet, mas em primeiro momento, é importante citar que ambos caminhos possuem grande potencial para as empresas.

Naturalmente, cada alternativa reúne suas vantagens e desvantagens, além de um potencial superior ou não para atingir determinado público. No caso do marketing tradicional, pode-se dizer que são ações de comunicação voltadas para meios offline, como materiais impressos, como em caixas de papelão personalizadas, ou até mesmo materiais veiculados em jornais, rádio e televisão. Exemplo disso é a entrega de panfletos, uso de banners e o desenvolvimento de campanhas televisivas.

Em meio aos principais benefícios dessa modalidade, é possível citar um grande alcance, inclusive a possibilidade de atingir um público de maior idade que pode não ter o hábito de acessar a internet, da mesma forma que campanhas realizadas adequadamente podem ganhar visibilidade online. Além disso, a comunicação impressa apresenta o diferencial de ser tangível e se aproximar bastante das pessoas.

Nesse sentido, as empresas podem procurar por diferentes meios de divulgação, como por exemplo, uma organização que atua com adesivação de carros pode apostar em flyers em lugares estratégicos para motoristas e revistas de automóveis. Há também a possibilidade de oferecer brindes, como uma empresa que presta o serviço de reforma de loja, pode utilizar determinados produtos para a fidelização do cliente, como um bloco de notas com o logo da empresa ou outro produto que transmita zelo e profissionalismo.

Quais são as principais vantagens do marketing digital?

Ao se tratar das estratégias de marketing digital, é interessante dar ênfase ao conteúdo, pois isso tem relação direta ao posicionamento que a marca terá para os seus clientes ou potenciais clientes. Uma boa credibilidade pode ser alcançada de diferentes formas; um dos modos principais trata-se justamente de conteúdos bem estruturados, do tratamento de clientes, apresentação da marca, entre outras possibilidades que podem contribuir para que a marca se torne interessante e de fato relevante para o público-alvo.

Neste caso, os meios explorados para empregar as estratégias são principalmente os blogs, redes sociais e sites, porém, cada estratégia no meio digital, naturalmente está inserida nesse cenário. Entre os benefícios de maior destaque no marketing digital é possível citar:

  • Segmentação;
  • Alcance;
  • Rapidez;
  • Poder de mensuração.

Por meio desse tipo de marketing é possível direcionar as estratégias de uma forma ainda mais precisa, desde os modos de consumo até mesmo os lugares frequentados. É algo que tem relação essencialmente com a facilidade de encontrar informações e os meios para a realização de estudos abrangentes, que vão além de classe social, cidade e faixa etária.

Além disso, ter uma presença marcante no meio digital tem grande ligação com a expansão e é importante que a empresa tenha uma boa exposição, mas que seja direcionada adequadamente para obter uma promoção mais eficaz. O que contribui de maneira significativa nesse contexto, é que nas estratégias de marketing digital as ações possuem resultados mais ágeis devido a praticidade dos processos.

A qualidade é crucial, tanto nas informações elaboradas quanto em relação ao design. Uma empresa que comercializa camisa social para uniforme pode ter as vendas comprometidas com imagens de baixa qualidade em um e-commerce. O mesmo se enquadra com organizações que atuam com itens para container escritório e em outros setores. A falta de qualidade pode retardar o fortalecimento da presença online da empresa.

Ainda mais, a questão de mensurar os resultados é de grande importância, afinal, cada ação de comunicação necessita de um tipo de métrica para viabilizar o estudo dos resultados. É através da mensuração que é possível analisar o tipo de retorno que cada ação está proporcionando para a empresa. Essa é uma das principais vantagens do meio digital, principalmente ao número considerável de ferramentas existentes para a análise de resultados.

Com os fatores averiguados de forma minuciosa, é possível compreender os pontos de maior destaque e as fraquezas das ações empregadas. A partir desses quesitos, será possível otimizar os processos para alcançar resultados cada vez mais satisfatórios, com uma base mais sólida.

Para que o marketing digital seja empregado de forma satisfatória, é imprescindível que exista um investimento em conteúdo de qualidade, design e plataformas compatíveis com a forma de atuação de cada empresa. Hoje em dia, técnicas SEO que visam a otimização de sites são muito utilizadas, assim como nas estratégias de marketing de conteúdo, mas para que exista o crescimento de vendas, a linha de comunicação deve ser muito clara.

Os cuidados ao promover o seu negócio

Nesse cenário, é importante que exista consciência, essencialmente por parte dos empreendedores iniciantes, de que as estratégias de marketing elaboradas de maneira inadequada, podem comprometer totalmente os passos já executados. Afinal, a repercussão tem um poder considerável em meio ao mercado e por esse motivo, é imprescindível garantir estudos precisos, bons planejamentos e o suporte de profissionais especializados, até mesmo para evitar prejuízos.

No decorrer do texto foi evidenciada a importância de ter conhecimento a respeito do público alvo e outras questões, mas quando se trata do público, é interessante dar ênfase que o direcionamento é decisivo para a estruturação da estratégia e quando é inadequado, caso apresente algum resultado, será significativamente abaixo do que era esperado.

O mesmo se encaixa com os assuntos abordados nas estratégias, não basta focar apenas na marca. Construir de fato um relacionamento diferenciado com os clientes pode ser um grande passo para o crescimento da empresa. Afinal, é uma forma de proporcionar informações valiosas, ao mesmo tempo em que o potencial da empresa é ressaltado.

É algo que pode se enquadrar nas estratégias de marketing de conteúdo abordado, por exemplo, uma empresa que atua como montadora de stands pode elaborar conteúdos sobre os tipos de stands para eventos, as vantagens de contratar montadoras, entre outras possibilidades interessantes para os clientes em potencial. Dessa forma, se pode dizer que a comunicação deve fluir com uma linguagem adequada e assuntos relevantes.

Conteúdos inadequados e, principalmente, uma linguagem incorreta podem gerar falhas que comprometem severamente a empresa, criando ruídos na comunicação. Esse é um dos fatores principais a serem analisados para uma comunicação clara. É algo que serve para as formas de marketing apresentadas ao longo do texto e independentemente do caminho a ser seguido, é fundamental que exista equilíbrio.

Com as informações apresentadas, é possível observar o potencial que as estratégias de marketing tradicional e digital possuem para que os empreendedores, com ênfase nos iniciantes, possam alcançar um crescimento saudável das organizações. A importância da comunicação é evidente para o alcance do público-alvo e consequentemente para que as metas mercadológicas sejam alcançadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

251 / 260

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend