Marketing de Conteúdo: 7 passos para iniciar da maneira certa

Esse conteúdo foi desenvolvido com a parceria da agência de marketing digital Ciclo

Está com dúvida sobre como iniciar as estratégias de marketing de conteúdo da sua empresa? Nesse artigo nós separamos as principais etapas para você obter os melhores resultados e atingir os objetivos que o seu negócio tanto deseja.

Antes de iniciarmos é muito importante que você compreenda que o marketing de conteúdo trabalha em todas as camadas da jornada de compra dos seus clientes, pois essa estratégia tem como objetivo preparar um consumidor até o momento da compra.

Para que você compreenda da melhor forma, a jornada de compra é divida em 4 etapas, sendo elas:

  • Aprendizagem e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução
  • Decisão de compra

Em cada etapa você deverá abordar a sua persona, sempre com o objetivo de educá-lo e direcioná-lo até a compra do seu produto ou serviço, compreendeu esse tema? Então é hora de irmos para a parte prática.

Os 7 passos para seu marketing de conteúdo

Defina a sua persona

Definir a persona é uma etapa fundamental para qualquer pessoa que deseja desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente e que gere resultado. A persona nada mais é do que a características demográficas e comportamentais homogêneas dos compradores da sua empresa.

Criar a persona do seu negócio não é um bicho de sete cabeças, você pode iniciar esse trabalho aliando informações com a sua equipe comercial, pesquisas de mercado ou com os atuais clientes.

Tenha um blog

Com o desenvolvimento da sua persona, você saberá quais são os formatos de conteúdo que os seus prováveis compradores consomem e os assuntos de maior interesse, e isso tem tudo a ver com o blog da sua empresa.

O blog tem o poder de atrair audiência qualificada, pois os conteúdos estão 100% atrelados às estratégias de SEO que tem como objetivo gerar tráfego orgânico para o seu site.

Expanda seu alcance com as redes sociais

Além de trabalhar as estratégias de marketing de conteúdo em seu blog, você deve expandir o alcance dos seus conteúdos para outros canais, e uma ótima opção são as redes sociais, com elas é possível alcançar um público maior com um ótimo custo benefício.

Transforme tráfego em leads

Assim que você atrair mais pessoas para os seus canais é muito importante que elas passem para o segundo estágio, ou seja, se tornarem leads. Para conseguir atingir esse objetivo você deve desenvolver algumas iscas digitais, como: ebooks, infográficos, whitepapers e etc.

Faça nutrição dos leads

Agora que começou a desenvolver uma base leads, o primeiro fator que você deve ficar atento é a fase de nutrição, ela tem o objetivo principal, educar e relacionar as pessoas para torná-las uma oportunidade de negócio. Por isso é muito importante que você fique atento aos gargalos que possa ter nessa fase. Uma boa forma é a utilização das ferramentas de automação de marketing.

Entrosamento entre o time de marketing e vendas

É muito comum nas empresas os times de marketing e vendas não possuírem um entrosamento necessário para trabalharem de maneira homogênea, por isso um dos processos que você deve adotar é o alinhamento entre esses dois departamentos da sua empresa para que as estratégias fiquem bem estruturadas.

Tenha um plano de mensuração

Outra prática comum é a equipe de marketing não mapear quais são as métricas e KPI’s que devem ser acompanhados em sua estratégia, por isso elabore um plano de mensuração com a sua equipe para tomar as melhores decisões.

Resumo
Nome do Artigo
Marketing de Conteúdo: 7 passos para iniciar da maneira certa
Descrição
Saiba quais as estratégias você pode aplicar no seu negócio para começar a atrair mais clientes e vender cada vez mais utilizando o Marketing de Conteúdo.
124 / 154

2 Comments

  1. Nome 26 de setembro de 2017 at 15:58

    Parabens pela matéria, me agregou muito

Deixe uma resposta

Required fields are marked

WordPress Theme built by Shufflehound. QuantoSobra | www.QuantoSobra.com.br | Software de Gestão - ERP para Micro e Pequenas Empresas

Compartilhe com um amigo