Imagine a situação: Você está debatendo com alguém e para você é muito claro o seu posicionamento e como ele é correto, mas para a outra pessoa não. Do outro lado da comunicação existe uma pessoa que tem um ponto de vista 100% diferente do seu e defende que o posicionamento correto é o dela, com a mesma força que você defende o seu.

Quantas vezes passamos por isso em nosso dia-a-dia? Quantas pessoas já deixamos de conviver como amigos ou colegas de trabalho por sermos tão diferentes e simplesmente não conseguir chegar a um ponto comum?

Isso é mais comum do que a gente imagina, porém, não faz bem para ninguém. Em um mundo onde conseguir talentos para trabalhar é tão difícil, não devemos olhar o lado da outra pessoa que argumenta contra nossa posição? Em um mundo onde conseguir bons amigos é tão difícil, será que não vale a pena a gente olhar um pouco mais para fora e pensar que do outro lado existe uma pessoa com olhar totalmente diferente do meu?

Cada um de nós enxerga o mundo pela sua janela e nossas janelas tem os vidros embaçados. Cada uma dá ao mundo um tom diferente e enxerga cada situação de uma forma distinta. O que é certo para mim, pode não ser para você.

Entender que não somos donos da verdade e que temos uma personalidade que modifica tudo aquilo que vemos é o início de tudo.

Lendo o artigo “It’s called the ‘Enneagram’: How this thing could save your life” (na FoxNews) que em uma tradução livre seria “É chamado de Eneagrama: Como esta coisa pode salvar sua vida”, várias ideias começaram a pular em minha cabeça de como eu poderia mostrar aos nossos leitores que existe um caminho que muda e facilita toda a sua vida e compreensão das relações humanas. Em tempos onde inteligência emocional é (ou pelo menos dizem ser) mais valorizado do que quociente de inteligência (QI), entender o eneagrama pode ser a chave para ter uma vida melhor tanto na área profissional como pessoal.

Não vejo como administrar uma empresa é possível sem conhecer a fundo seus colaboradores. Sem entender seus dramas e porque agem como agem. Seja você um micro empresário com 1 a 5 empregados, alguém que já tenha de 6 a 15 empregados ou uma empresa com volume de pessoas maior ainda, o eneagrama poderá te ajudar a conviver melhor diariamente com seus colegas e, inclusive, a ser um melhor líder. O eneagrama te permite ser um líder mais humano, pois você vai entender de fato o que se passa com o seu liderado, não mais tão superficialmente como você provavelmente faz hoje.

É importante também salientar que ao comunicar algo, aquilo que você falou sempre irá passar pelos filtros de quem escuta e por isso temos tantas falhas de comunicação em nossas empresas.

Por isso, tomei a liberdade de fazer uma tradução livre do artigo mencionado anteriormente:

É chamado de Eneagrama: Como esta coisa pode salvar sua vida

Os cientistas já determinaram que o córtex pré-frontal dorsolateral do cérebro é associado ao processo de tomada de decisão em relação ao custo benefício da mesma. Se tivessem feito um escaneamento do meu cérebro e dos meus amigos em uma noite de verão quando tínhamos 15 anos eles teriam revelado que existia um grande ponto negro indicando total falta de atividade nesta região dos nossos cérebros.

Naquela noite de sábado em particular nós tivemos a brilhante ideia de adentrar a um jantar de golfe em um clube de campo exclusivo na minha cidade natal de Greenwich, Connecticut. O pior de tudo foi que achamos que esta era uma decisão sábia.

Além de uma prisão certa por exposição indecente, havia mais um problema: Greenwich é uma cidade pequena e era muito provável que alguém iria nos reconhecer.

Após muitos minutos de discussão decidimos colocar máscaras de esqui e as 21 horas de uma noite quente em Agosto, seis garotos pelados com máscaras de esqui entraram correndo em uma sala cheia de banqueiros e herdeiros. Os homens bateram palmas e deram risada enquanto as mulheres sentaram em choque nas suas cadeiras. Nós esperávamos uma reação diferente, mas não havia tempo de parar e expressar nosso desapontamento.

Este teria sido o fim de tudo, se não fosse pela minha mãe. “O que você e seus amigos fizeram na noite passada?”, ela me perguntou na manhã seguinte. “Nada de mais. Nós ficamos na casa do Mike e fomos dormir a meia-noite”.

Instantaneamente tive um sentimento estranho. “O que você e o papai fizeram na noite passada?” eu perguntei. “Nós fomos como convidados a um jantar do golfe no clube de campo”, ela respondeu com um tom de doçura e frieza ao mesmo tempo.

O objetivo do Eneagrama é auto-compreensão e crescimento para além das dimensões autodestrutivas da nossa personalidade, bem como melhorar as relações e crescer na compaixão pelos outros.

“Máscaras de esqui?”, Ela perguntou, levantando a voz. “Uma máscara de esqui?” A ponta do nariz dela não estava a mais de uma polegada da minha. “Eu poderia pegar você pela orelha”, ela sussurrou ameaçadoramente.

Fiquei tenso imaginando o que viria a seguir, mas a tempestade passou tão rapidamente como chegou. O rosto da minha mãe relaxou em um sorriso malicioso. Ela montou em seus sapatos de salto alto e falou sobre o ombro enquanto saia da cozinha “Você tem sorte que o seu pai achou graça disso”.

Esta não foi a primeira vez que utilizei uma máscara para me proteger, longe disso.

Seres humanos são programados para sobreviver. Quando crianças, nós instantaneamente colocamos uma máscara chamada personalidade em cima de partes do nosso eu verdadeiro para nos proteger de danos e trilhar nosso caminho pelo mundo.

Feito de qualidades inatas, copiando estratégias, reflexos condicionados e mecanismos de defesa, dentre muitas outras coisas, nossa personalidade nos ajuda a saber e fazer o que sentimos ser necessário para agradar nossos pais, nos encaixar e relacionar bem com os amigos, satisfazer as expectativas da nossa sociedade e cultura além de suprir nossas necessidades básicas.

Com o decorrer do tempo, nossas estratégias adaptativas se tornam muito complexas. Elas são disparadas tão previsivelmente, com tanta frequência e tão automaticamente que não podemos dizer quando elas terminam e nossa verdadeira natureza começa.

Pior do que tudo isso, ao identificarmos tão profundamente quem somos à nossa personalidade, esquecemos ou perdemos contato com o nosso eu verdadeiro – a linda essência de quem somos.

O objetivo de entender o seu tipo ou número do Eneagrama não é para deletar e trocar sua personalidade por uma nova. Além de isto ser impossível, seria uma péssima ideia.

Você precisa de uma personalidade ou não será convidado para o baile. O propósito do eneagrama é se auto-conhecer e crescer além das dimensões autodestrutivas da personalidade, além de melhorar nossos relacionamentos e compaixão com os demais.

O eneagrama ensina que existem nove estilos diferentes de personalidade no mundo, sendo que naturalmente gravitamos e adotamos um deles em nossa infância para nos sentirmos seguros e lidar com o mundo. Cada tipo ou número tem uma maneira diferente de ver o mundo e uma motivação subjacente que de forma poderosa influencia como este tipo pensa, sente e age.

Se você é como eu era, você irá instantaneamente colocar objeções ao fato de que existem apenas nove tipos básicos de personalidade em um planeta com mais de sete bilhões de pessoas.

Uma simples visita a uma loja de decorações para ajudar uma esposa indecisa a achar o “vermelho perfeito” para o banheiro pode acabar com sua objeção.

Existem literalmente um infinito número de variações de vermelhos que podem ser escolhidos para deixar o seu banheiro lindo e perfeito, bem como acabar com o seu casamento.

Da mesma forma, pense que todos nós nos adaptamos a um (e apenas um) destes tipos em nossa infância, mas existem infinitas expressões de cada número, algumas delas irão se apresentar de uma forma similar a sua, e muitas outras irão parecer totalmente diferente da sua no exterior – mas você ainda é uma variação de uma mesma cor primária. Então, não se preocupe, sua mãe não mentiu para você. Você ainda continua sendo o especial da mamãe.

>>Quer se aprofundar no Eneagrama? Aconselho os cursos da REALT.

Aqui estão os nomes e algumas rápidas descrições de cada um dos nove tipos do Eneagrama. Para constar, nenhum tipo de personalidade é melhor ou pior que o outro, cada um tem seus pontos fortes e fracos, e todos independem do fato de você ser homem ou mulher.

Enneagram-of-Personality

  • Tipo Um: O Perfeccionista. Ético, dedicado e confiável, eles são motivados pelo desejo de viver da forma correta, melhorar o mundo, evitando a culpa e a falha.
  • Tipo Dois: O Ajudante. Carinhoso, cuidadoso e doador, eles são motivados pela necessidade de ser amado e imprescindível, evitam conhecer as próprias necessidades, mas conhecem as dos outros como ninguém.
  • Tipo Três: O Alta Performance. Orientado ao sucesso e a auto imagem, é muito ligado a produtividade, são motivados pela necessidade de ser (ou parecer ser) pessoas de sucesso, também evitam a falha.
  • Tipo Quatro: O Romântico. Criativo, sensível e temperamental, são motivados pela necessidade de serem compreendidos, experienciando seus sentimentos fortes a flor da pele e evitando ser comum/usual.
  • Tipo Cinco: O Investigador. Analítico, avulso e privado, eles são motivados pela necessidade de conhecimento, conserva energia e evita contar com outros.
  • Tipo Seis: O Legalista. Comprometido, prático e espirituoso, são os pensadores dos piores cenários (e fazem muitos cenários em suas cabeças), são motivados pelo medo e necessidade por segurança (apesar de não admitirem, muitas vezes).
  • Tipo Sete: O Entusiasta. Divertido, espontâneo, e aventureiro, são motivados pela necessidade de ser e estar feliz constantemente, planejam experiências simultâneas e evitam a dor.
  • Tipo Oito: O Desafiador. Comandante, intenso e confrontador, são motivados pela necessidade de ser fortes e evitam se sentir fracos ou vulneráveis.
  • Tipo Nove: O Pacificador. Agradável, descontraído e acomodado, são motivados pela necessidade de manter a paz. Fundir-se com os outros e evitar o conflito.

Talvez você já esteja se identificando com algum(uns) deles (ou qual deles explica o seu tio de 70 anos que ainda se veste como Yoda e vai a convenções do Star Wars). Mas o Eneagrama é mais do que uma lista de nomes espertos para nove tipos. Ele é apenas o começo de uma jornada, uma que pode abrilhantar uma maior compaixão pelos outros e por você mesmo. Tal compaixão é a fundação das relações. Isto muda tudo.

Esta é uma tradução livre feita por Stéfano Willig do artigo “It’s called the ‘Enneagram’: How this thing could save your life” que foi publicado na FoxNews por Ian Morgan Cron e Suzanne Stabile.

Se interessou pelo assunto? Indicações do tradutor:

Livros:

Onde fiz meus 10 cursos sobre o Eneagrama:

Wikipedia:

PS: Cuidado para não cair na armadilha de descobrir o seu tipo e “cristalizar” o mesmo. Não aceite e reforce sua personalidade, pois ela tem muitas falhas. Tenha cuidado com pessoas que ensinam o eneagrama apenas como forma de tipificação e não com intuito verdadeiro de crescimento e desenvolvimento pessoal.

Espero que tenham gostado, um abraço.