As finanças de uma empresa são uma das grandes dores de cabeça que existem hoje para diversos pequenos empresários.

Esse é um dos grandes desafios do empreendedorismo.

Você se sente incomodado ao ter que lidar com as finanças do seu negócio?

Na verdade, para as empresas de menor porte, isso fica ainda mais difícil pela limitação de pessoas que podem atuar nessa tarefa. Mas você já parou para pensar que poderia contar com uma consultoria financeira para pequenas empresas?

Acompanhe esses dados apresentados na pesquisa Demografia das Empresas, lançada em 2017 e que foi criada com a análise do movimento das empresas do Brasil em 2015.  

Enquanto 708,6 mil empresas estavam surgindo, outras 713,6 mil estavam fechando. Isso representa 15,7% de todas as empresas ativas que fecharam as portas.

E mais alarmante que isso são os números de empresas que sobrevivem ao longo dos anos. A pesquisa analisou as empresas que começaram suas atividades em 2010, totalizando 733,6 mil empresas.

  • De todas elas, 182,4 mil empresas já não existiam mais no primeiro ano de operação, o que representa 24,9% desse total de empresas;
  • Ao longo do tempo, a tendência é que mais empresas vão ficando pelo caminho. Depois de 5 anos de operação, apenas 277,2 mil empresas desse total conseguiram sobreviver até 2015.

Todas essas informações só dão base para você  tomar uma decisão importante para seu negócio, que tem a capacidade de ajudar sua empresa a continuar firme e gerando resultados positivos.

Estamos falando sim, da consultoria financeira para pequenas empresas, um dos tipos de consultoria empresarial mais usados.

4 razões para fazer a consultoria financeira para pequenas empresas

Para entender como uma consultoria financeira para pequenas empresas pode ser o grande diferencial para fazer seu negócio evoluir, preparamos uma lista com 4 razões principais que mostram a importância de colocar em prática essa ação dentro de sua organização.

1- Entender a relevância que o controle financeiro possui para os negócios

Muitas vezes, os empresários de pequenas empresas acreditam que basta fazer anotações simples das movimentações diárias que tudo estará resolvido.

A ideia é de que um controle financeiro mais preciso e apurado só deve ser feito por grandes empresas.

Mas a verdade é que com a consultoria financeira para pequenas empresas ficará mais fácil de perceber como o controle financeiro é relevante para qualquer negócio.

As finanças são, na prática, o coração de cada empresa. E se você não estiver bem atento a essa área, as demais áreas de sua empresa podem ficar em uma situação complicada de uma hora para outra.

Todo aquele volume de empresas que acabam fechando antes de completar o 5º ano de existência, com certeza, sentiram na pele o que a falta de um controle e planejamento financeiro mais apurado pode proporcionar.

2- Ter uma visão crítica do seu controle financeiro atual

Uma das principais vantagens de fazer a contratação de uma consultoria financeira para pequenas empresas é contar com uma visão crítica, de alguém que está fora do seu negócio, para analisar como é feita toda a parte de gestão empresarial e financeira.

Com o uso de uma consultoria de gestão empresarial, será mais fácil perceber se seu negócio está no caminho certo, acompanhando os números mais relevantes para o seu empreendimento, ou se o método que está utilizando vai totalmente contra os padrões esperados para uma empresa que pretende continuar gerando bons resultados.

Na maioria dos casos, é fácil perceber que os métodos usados para gestão financeira nas empresas são bem simples, sem a capacidade de gerar análises mais precisas do negócio, principalmente quando se fala das finanças em si.

Com a consultoria, será demonstrada a importância de contar com um bom gerenciador financeiro. Com um sistema de gestão eficaz, que pode trazer de forma rápida todas as informações necessárias sobre o andamento das vendas e indicadores financeiros como um todo, sua empresa será melhor gerenciada.

Consultoria financeira para pequenas empresas

3- Conseguir reduzir seus custos

Uma dos maiores alertas que um trabalho de consultoria empresarial financeira pode trazer é mostrar que você, como empresário ou gestor, precisa assumir o controle dos caminhos de sua empresa.

E, de imediato, já fica mais fácil perceber como é possível reduzir o tempo e o dinheiro que é gasto hoje.

Você pode tomar decisões financeiras importantes e mais assertivas a partir do momento que entende o que a empresa realmente precisa para continuar crescendo.

Aprender através da experiência de uma consultoria pode ser uma das melhores maneiras de evoluir na posição de administrador de um negócio.

Veja um exemplo: Em uma loja de varejo, será que é mais importante investir em mais equipamentos de caixa, para atender mais os clientes? Mas será que já há demanda suficiente para isso, ou seria melhor focar em investimentos para atrair novos clientes?

A consultoria financeira para pequenas empresas vai ajudar a ter uma visão completa do negócio e evitar os erros financeiros mais comuns que você não pode cometer.

4- Aplicar estratégias de desenvolvimento e crescimento

Ao pensar sobre o futuro do seu negócio, é fácil ser afetado pela emoção. Você pode estar animado, com medo ou sobrecarregado.

E é por isso que um consultor financeiro vai fornecer a você a clareza necessária, concentrando sua visão e te ajudando a direcionar seus negócios para a direção certa, buscando sempre o crescimento de sua empresa.

Para crescer, um negócio requer um objetivo, um plano para chegar lá e táticas para que isso aconteça. Sem isso, é difícil seguir o caminho certo para se tornar um dos empreendedores de sucesso no mercado.

Seu consultor financeiro, além de cumprir com todos os objetivos que já citamos aqui, também consegue indicar uma variedade de ferramentas e ações que podem colocar sua empresa no caminho certo do desenvolvimento.

Conte com uma consultoria financeira para pequenas empresas. Isso pode ser a diferença entre o sucesso e a descontinuidade de seu negócio!

Este artigo foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.