Como ser um bom vendedor

Vender mais é um assunto que rodeia todas as empresas, sejam elas pequenas, grandes, de produtos ou serviços, por isso, saber como ser um bom vendedor é algo extremamente importante para os vendedores e muitas vezes para os próprios empreendedores. Mas existe algo em comum independente do tamanho da empresa: a responsabilidade das vendas sempre recai sobre a equipe comercial, quando na verdade toda a empresa precisa ter pensamentos e atitudes vendedoras para aumentar as oportunidades de negócios e transformar cada prospecção em um cliente.

Vender mais não é só uma questão de metas, é uma questão de cultura empresarial e deve ser alimentada principalmente pelo empreendedor, pelo gestor, pelo dono ou diretor do negócio, ele deve dominar a arte de como ser um bom vendedor e repassar isto para seus próprios vendedores. Quando ele se envolve e dá o exemplo, tudo flui com mais facilidade e as vendas começam a acontecer de maneira mais natural, sem aquela pressão costumeira que vemos naquele setor isolado chamado vendas.

E como ter pensamentos e atitudes vendedoras? Como ser um bom vendedor e elevar os resultados da empresa? Confira essas dicas de vendas e descubra!

O vendedor é a linha de frente

Numa batalha, existe sempre a linha de frente, aquela que entra em contato com o adversário por primeiro, mas existe também a retaguarda, que dá suporte à linha de frente para que esta ataque com mais eficácia. Em vendas acontece a mesma coisa, o vendedor é a linha de frente, mas ele precisa de uma equipe que dê suporte a sua atuação para que a batalha por mais um cliente seja vencida.

Sendo assim, toda a empresa precisa oferecer apoio à equipe de vendas para que ela tenha as informações adequadas, os valores corrigidos, as atualizações disponíveis e todos os argumentos possíveis para efetuar uma venda com maior qualidade. Caso contrário, o vendedor será um guerreiro isolado no meio do campo de batalha.

Treinamento é a chave para transformar comportamentos

Se você precisa de uma equipe focada em vendas, é preciso desenvolver determinadas competências nela, como técnicas de vendas, foco no cliente, comunicação oral, entre outras. É necessário ainda estimular comportamentos que melhorem o relacionamento com o cliente, como empatia, negociação e gestão de conflitos.

Essas competências e comportamentos podem ser desenvolvidos através de treinamentos internos e externos, capacitando a equipe para que ela se torne mais coesa e centrada nas necessidades dos clientes e na obtenção dos resultados esperados pela gestão. Faça eles saberem como ser um bom vendedor e dê para eles a possibilidade de buscarem ser o melhor vendedor possível.

Conhecer o mercado e o público-alvo facilita as negociações

Toda negociação em vendas deve ser baseada em fatos e dados que o cliente possa comprovar, por isso, é essencial que toda a empresa tenha conhecimento do mercado e compreenda com profundidade quais são as maiores dificuldades dos clientes e como a empresa pode ajudar a solucioná-las.

Quando um funcionário diz a um cliente que não sabe quem pode resolver o seu problema, que desconhece o que ele está falando ou que ainda é novo, portanto não sabe como agir, a empresa está perdendo uma oportunidade de negócio. É por isso que ter funcionários bem preparados não é luxo, mas uma exigência que o mercado vai cobrar a todo momento.

Oferecer soluções personalizadas encanta e fideliza o cliente

Na saga para saber como ser um bom vendedor, podemos dizer que os clientes e consumidores estão cada vez mais exigentes, conhecedores de seus direitos, cientes do que a concorrência oferece e, quando procuram sua empresa, procuram um diferencial que facilite a decisão de compra. Esse diferencial pode ser a personalização de um produto ou serviço para que atenda da melhor forma possível a necessidade do cliente e o deixe mais satisfeito, gerando uma simpatia automática e contribuindo para um fechamento de venda mais rápido.

Quanto mais soluções personalizadas sua empresa conseguir oferecer aos clientes, melhor a percepção de valor deles em relação à sua marca, ao seu atendimento e às soluções que você oferece.

Investir na comunicação segmentada e eficiente

Não é só o marketing que precisa segmentar suas campanhas. Para ser um bom vendedor, a competência em segmentar a sua comunicação e atender cada cliente de acordo com as suas necessidades faz muita diferença.

A assertividade também é uma das dicas de vendas que deixamos aqui, já que os clientes já chegam até sua empresa mais informados do que antigamente e não toleram vendedores que dão voltas em torno do assunto sem chegar ao que realmente interessa, que é o produto ou o serviço.

Usar a tecnologia a seu favor

Como ser um bom vendedor sem utilizar a tecnologia? Dicas de vendas não se sustentam se o vendedor não tiver o suporte adequado para registrar dados e informações, recuperá-los sempre que necessário e trabalhar de forma mais dinâmica, reduzindo o retrabalho e os esforços manuais.

Ter um bom sistema de CRM, aplicativos que facilitem o cálculo de orçamentos, parcelamentos, descontos e outros benefícios para o cliente torna o trabalho do vendedor mais fácil e dão maior credibilidade ao processo de negociação.

Inspirar-se em cases de sucesso

Dicas de vendas existem aos montes, mas para ter insights poderosos de como ser um bom vendedor é preciso olhar para os cases de sucesso de outras empresas, observar as melhores práticas e inspirar-se para fazer ainda melhor.

É claro que não existem fórmulas prontas e que cada empresa vive uma realidade diferente, mas ao ver como outras empresas lidaram com situações semelhantes às suas é possível desenvolver suas próprias estratégias e saídas.

Acompanhar tendências

O mercado está em constante mudança e quem deseja manter sua competitividade como um bom vendedor deve estar atento às novas tendências, tanto da indústria a qual faz parte quanto do perfil dos clientes e consumidores, que também é dinâmico e muda constantemente.

O vendedor que consegue prever tendências conquista a confiança do cliente mais rápido e consegue melhores resultados de vendas.

Participar em eventos do setor

Bons vendedores estão sempre se atualizando e precisam estar próximos de outros profissionais para trocar ideias e experiências, o que é bastante fácil de se fazer em eventos, que reúnem uma quantidade enorme de profissionais em torno dos mesmos assuntos.

Tanto por conta própria, quanto patrocinado pela empresa, o vendedor deve buscar essas oportunidades para aprimorar suas técnicas e conhecimentos e assim melhorar sua performance constantemente.

Gostou das nossas dicas para ser um vendedor ainda melhor? E que tal verificar se você não está cometendo nenhum erro durante as vendas? Nosso post 10 erros que você está cometendo nas vendas pode te ajudar a descobrir!

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2 Comments

  1. Luis do Como Vender Mais Facil 28 de agosto de 2015 at 18:09

    Parabéns pelo conteúdo. O Vendedor é o “motor” de qualquer empresa e para ser um bom vendedor ele tem que conhecer tudo de técnicas de vendas, conhecer o poder da persuasão, saber como influenciar pessoas e utilizar gatilhos mentais sutilmente para que seus clientes não percebam. Com esse conhecimento nas mãos você se torna uma máquina de vender e deixará o seus concorrentes comendo poeira. Continue com este trabalho incrível, conteúdo muito bom!

    1. Stéfano Willig 3 de setembro de 2015 at 09:22

      Obrigado Luis! Que bom que gostou! 🙂
      Grande abraço.

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