10 erros que você está cometendo nas vendas

Pode ser que você seja um experiente vendedor, com anos de mercado, ou um iniciante no ramo. Erros no decorrer das negociações são comuns até aos que tem mais bagagem. O importante é ter noção de onde aconteceu o erro para acertar nas próximas negociações e desta forma ser um vendedor de sucesso.

No post de hoje vamos citar 10 erros comuns que muitos profissionais que precisam fazer negociações cometem em vendas, seja no setor atacadista, seja no varejista. Siga nossas dicas e fique atento ao erros!

1 – Se utilizar de argumentos ensaiados

Chegar com um discurso pronto na negociação com o cliente transmite uma sensação de superficialidade. Além do mais, normalmente o comprador detesta que o tratem como alguém que irá adquirir um produto, não porque ele gostaria de ir em busca do que é necessário para ele, mas sim como se ele estivesse adquirindo uma mercadoria simplesmente por ser “boa demais”.

Cada potencial comprador gosta de ser recebido de forma única, de ser atendido em seus questionamentos, e não de ouvir discursos infinitos e enlatados como se estivesse em um programa de vendas na TV.

2 – Se considerar o produto

Grande parte dos vendedores pensa que a venda já está concluída a partir do momento em que uma reunião foi um verdadeiro sucesso. O cliente ter gostado de conversar contigo, compartilhado histórias, enfim, ter criado um ambiente agradável não significa que tudo foi resolvido. Nada garante que a proposta e o produto o agradará, portanto, tome bastante cuidado. Uma reunião de negócios não é um simples encontro entre amigos.

3 – Apresentar documentação ou informações incompletas

Informações completas sobre a mercadoria ofertada e a documentação desejável ao cliente, sempre devem estar disponíveis. Antes de fechar o negócio, algumas informações são essenciais para o sucesso da negociação, e com a conversa encaminhada, a falta de algum documento pode indicar irresponsabilidade do vendedor, o que prejudica bastante com que a venda seja bem sucedida.

4 – Se atrasar para encontros

Por mais que o cliente não seja muito comprometido com horários, jamais se atrase. O potencial comprador enxerga isso como uma falta de compromisso da empresa que você representa, e também uma ausência de interesse no que ele tem condições de oferecer. A princípio pode até parecer que ele perdoe o inconveniente, mas é uma impressão que fica e geralmente os produtos não se vendem por si só.

5 – Ter desculpas, desculpas e mais desculpas…

Assuma o que acabou por dar errado, não fique tentando fazer uma caça às bruxas por algum tipo de inconveniente. Transmita ser uma pessoa séria e disposta a contornar problemas que por ventura tenham aparecido.

Clientes esperam que o vendedor esteja sempre focado, comprometido e disposto a apresentar soluções que o farão se sentirem confortáveis em situações adversas. Não os deixem desamparados.

6 – Desmerecer os concorrentes

Muitos vendedores insistem em falar mal dos produtos dos concorrentes e perdem um tempo valioso para falar bem dos seus. Querer insistir em manchar a imagem da concorrência pode transmitir um sinal de fraqueza, que o produto que oferece não é bom o suficiente a ponto que precisa usar este artifício.

Tente focar apenas naquilo que está ofertando, além do mais, pode acontecer de um dia você necessitar consultar algum concorrente por algum motivo.

7 – Abster-se de tecnologia

Tudo bem que você deve estar pronto para a negociação sob qualquer circunstância, com ou sem a disponibilidade de celulares, smartphones ou tablets. Mas fato é que atualmente a tecnologia está em nossas vidas sob todos os aspectos e estar conectado transmite a sensação de organização e infraestrutura de trabalho, o que é bom para a imagem do negócio.

8 – Não saber o momento de parar mesmo após a venda estar encaminhada

Este é um dos erros nas vendas dos mais graves cometidos por representantes e vendedores. Após o cliente aderir à proposta e se inclinar em assinar o contrato, o vendedor continua a oferecer o produto de alguma forma.

Essa insistência só serve para deixar o cliente cheio de dúvidas. Cuide dos trâmites do fechamento do contrato e foque apenas no estágio em que a venda se encontra.

9 – Não dar tempo ao cliente

O cliente necessita de ter tempo para refletir a respeito da aquisição, analisar contratos, vantagens, desvantagens, etc. Não transforme a negociação em algo desagradável, portanto, não encha o cliente de questionamentos ou o deixe chateado com ligações e e-mails em excesso. Esta postura transmite a sensação de desespero por parte do vendedor, afeta a questão da oportunidade que o produto pode oferecer ao comprador ao adquiri-lo, e principalmente causa antipatia ao cliente que está negociando contigo. Agressividade tem limites na hora de vender.

10 – Dificuldade de entender que não é não

Não é incomum que um vendedor insista e às vezes até implore pela venda mesmo com a negativa do potencial comprador. É claro que pode acontecer da insistência vencer, mas não é o caminho natural.

Com a insistência, o normal é que o cliente desapareça e corte todos os laços com o vendedor, e dessa forma, encerre uma relação que poderia gerar futurar negociações ou indicações de seu produto a outros interessados. Portanto, conforme-se e faça do não a possibilidade de um futuro sim.

Para sempre realizar vendas com sucesso, procure estar focado no assunto, evite falar muito e assim forçar uma relação de amizade ou intimidade até então inexistente.

Ser um bom vendedor além de exigir que você seja um profissional extremamente técnico e preparado, exige que você seja educado e se porte com boas maneiras. Como se trata de estabelecer contínuas relações interpessoais, acredite, ser uma pessoa bem apresentada, educada, que sabe respeitar o tempo e o espaço do cliente, pode salvar uma venda, por mais difícil que ela seja. Como falamos antes, dificilmente um produto se vende sozinho.

Por isso, procure sempre otimizar as suas técnicas e descobrir em quais aspectos ainda precisa melhorar. Colher feedbacks dos seus próprios clientes é uma boa estratégia para aprimorar ainda mas o seu atendimento e ter mais sucesso nas próximas vendas.

E você, já teve alguma experiência desagradável de venda? Comete algum dos erros que citamos acima? Compartilhe suas histórias e questionamentos conosco nos comentários! Fique ligado no blog e até a próxima!

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2 Comments

  1. Viviane 2 de junho de 2019 at 19:26

    Quero saber porfavor pra obter cartao fidelidade…software. 53 32652039

    1. Adrien Carlos Duarte 3 de junho de 2019 at 13:04

      Oi Viviane

      Geralmente esse tipo de cartão não é emitido por um software e sim, por uma empresa especializada em emissão de cartões. Existem várias empresas que fazem isso por encomenda, através da internet. Vale a pena fazer uma busca. Inclusive, se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto, a gente escreveu esse artigo aqui, que é só sobre isso.

      Espero que essa resposta tenha te ajudado 😉

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