Entrevistamos Alex Tsai, diretor de marketing do Alibaba.com para a América Latina, a maior plataforma B2B do mundo, sobre como exportar seus produtos!

Ele falou um pouco para o QuantoSobra sobre como os pequenos e médios empreendedores brasileiros podem aproveitar o momento de crise para exportar e internacionalizar seus negócios. Além disso, ele explicou um pouco como estes empreendedores podem entrar no mercado internacional e usar a desvalorização do Real para ganhar dinheiro.

Confira e veja como exportar seus produtos e vender para o mundo!

Logo Alibaba

QuantoSobra: Como as PMEs (micro, pequenas e médias empresas) podem tirar proveito da crise econômica e da desvalorização do real para exportar e expandir seus negócios no mercado internacional?

O Alibaba.com é a maior plataforma B2B online de atacado do mundo. Nós atuamos basicamente como um espaço de publicidade para atacadistas e de promoção de parcerias entre pequenas e médias empresas no mundo todo.

Nós não somos uma plataforma de e-commerce propriamente dita, já que a maioria das transações entre os parceiros comerciais formados através do Alibaba.com são feitas fora da nossa plataforma. Através do Alibaba.com, pequenas empresas podem prospectar fornecedores e anunciar e vender seus produtos para outras empresas tanto no mercado doméstico quanto no internacional.

Os principais compradores de produtos brasileiros no Alibaba.com são: Estados Unidos, China e o próprio Brasil. Os principais produtos industriais exportados pelo Brasil no Alibaba.com são: alimentos e bebidas, produtos agrícolas, cosméticos, produtos de metal e minerais.

É sabido que tempos difíceis podem criar ótimas oportunidades para pequenas empresas descobrirem novos recursos à sua disposição. A Internet criou igualdade de oportunidades para muitas pequenas empresas que até então, achavam que o comércio e os parceiros comerciais internacionais não estavam disponíveis para elas ou eram muito difíceis de encontrar. A Internet é um recurso valioso para empresários buscarem novas oportunidades de negócios.

Nós acreditamos que o dólar valorizado seja uma ótima oportunidade para as empresas brasileiras começarem a pensar em exportar e vender no mercado internacional, e a Alibaba.com é a plataforma perfeita para dar essa guinada inicial.

Devido à desvalorização do real, é ainda mais importante que as empresas cortem seus custos de compras e tenham acesso a materiais, componentes ou produtos a preços mais competitivos. O Alibaba.com e o seu Trade Assurance (serviço de pagamento seguro) oferecem a proteção e o acesso necessários para isso.

O principal motivo para exportar é o grande potencial para adquirir novos clientes. Embora o Brasil tenha um mercado doméstico grande, devido às atuais dificuldades econômicas enfrentadas pelo país e ao dólar valorizado os mercados internacionais podem ser uma excelente alternativa para uma variedade de produtos e serviços brasileiros.

No entanto, embora exportar seja uma alternativa muito atraente, as pequenas empresas devem levar isso a sério e estar muito bem preparadas. De um modo geral, quase metade dos pequenos exportadores gastam vários meses e uma porcentagem significativa da sua receita operacional anual simplesmente se preparando para exportar. Ainda assim, apesar do tempo e dos gastos envolvidos em exportação, ter acesso ao grande mercado internacional pode ajudar muito a expandir os negócios.

Em vista dessas vantagens em potencial, a exportação ajuda a aumentar a receita de muitas pequenas empresas. Ao explorar e identificar todas as opções disponíveis, você poderá determinar se esse é um passo viável para o seu negócio em expansão.

QuantoSobra: PMEs podem exportar através do Alibaba.com?

Sim, uma PME pode usar o Alibaba.com como uma plataforma para encontrar compradores em potencial tanto no Brasil quanto no exterior.

QuantoSobra: Nesse caso, quais os requisitos legais? A PME precisa se registrar em algum órgão exportador?

Os documentos necessários para vendas internacionais costumam ser os mesmos em todos os países. No entanto, alguns exigem uma documentação mais complexa, tal como um visto consular. A melhor maneira de lidar com esses documentos é contratar um profissional especializado nessa área, pois qualquer erro pode resultar em vários problemas. Abaixo estão os documentos principais para exportação no Brasil:

  • Fatura proforma

Este documento contém todas as informações básicas para dar início ao negócio e pode ser utilizado pelo importador para criar uma carta de crédito ou efetivar a transferência do dinheiro. Em alguns países de destino, este documento é utilizado para requerer uma licença de importação ou um pedido de inspeção.

  • Nota Fiscal

Este documento deve acompanhar a mercadoria desde o momento em que ela sai do exportador até a sua chegada no local de envio.

Se tiver alguma dúvida sobre como emitir NF-e, acesse nosso artigo a respeito!

  • Fatura Comercial

Este documento representa a operação comercial e contém todas as informações previamente declaradas na fatura proforma. Deve ser apresentado juntamente com os outros documentos que confirmam a exportação.

  • Conhecimento de Embarque

O conhecimento de embarque é emitido pela transportadora ou pelo agente exportador. Ele representa o contrato de transporte e atesta o envio da mercadoria.

  • Romaneio de Embarque

Este documento é preenchido pelo exportador e contém uma lista relacionando os pacotes e seus conteúdos, de forma a facilitar a supervisão por parte da alfândega.

  • Certificado de Origem

Este documento atesta que a mercadoria vem do país exportador.

Para informações adicionais sobre como exportar os seus produtos, consulte o site do SEBRAE.

QuantoSobra: Quais as ferramentas necessárias para exportar? / É importante contratar um advogado para auxiliar com a burocracia?

Consultar um profissional especializado nessa área poderá ajudar com os requisitos e documentos legais, além de prevenir erros que podem acabar atrasando todo o processo.

  • QuantoSobra: Há impostos de exportação?

Segundo a Constituição Federal, o governo brasileiro cobra Imposto sobre a Exportação (IE) para a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados.

Independentemente de o produto ter sido comprado ou doado, o IE é cobrado automaticamente quando o produto sai do Brasil. A base de cálculo deste imposto é o preço normal do produto ao tempo da exportação.

A alíquota do IE é de 30%, embora o Governo Federal possa reduzi-la ou aumentá-la para atender aos objetivos da política cambial e do comércio exterior. No caso de aumento do imposto, a alíquota não pode exceder 150%.

  • QuantoSobra: Qual o passo a passo para exportar através do Alibaba.com?

A missão da Alibaba.com é “facilitar as negociações em qualquer lugar”. O nosso foco no Brasil é ajudar empreendedores e pequenas e médias empresas a expandir seus negócios através da nossa plataforma de e-commerce online e diminuir os empecilhos para as PMEs. Além de incentivar e ajudar as PMEs brasileiras a fazer negócios online, nós também auxiliamos na busca de novos parceiros comerciais ao redor do mundo para que essas empresas possam competir no mercado internacional. Nós também nos empenhamos para tornar as negociações mais seguras, rápidas e econômicas através de vários serviços de valor agregado.

Para compradores, é só entrar no nosso site e inserir algumas informações. O processo é simples e GRATUITO, e dura menos de 3 minutos.

Identificar parceiros comerciais confiáveis é um dos maiores desafios enfrentados pelas PMEs no comércio exterior. A fim de ajudar as empresas a lidar com esses desafios, nós acabamos de lançar um serviço de pagamento seguro gratuito chamado “Trade Assurance” (br.alibaba.com/pagaseguro). O Trade Assurance é um serviço gratuito criado para criar uma relação de confiança no comércio através de um serviço de pagamentos seguros para os compradores. A Alibaba.com reembolsará 100% do Valor do Trade Assurance combinado pelo comprador e pelo fornecedor durante a compra caso o pedido não seja enviado no prazo estipulado no contrato e/ou os produtos não correspondam aos requisitos de qualidade descritos no contrato de venda. O serviço de pagamento seguro gratuito está disponível para todos os compradores da Alibaba.com.

Para os vendedores, o processo de cadastramento online requer informações mais detalhadas sobre a empresa para fins de verificação e autenticação, pois o nosso objetivo é que a Alibaba.com seja uma plataforma aberta, porém segura para os nossos usuários do comércio B2B. Assim que o cadastramento e a verificação forem concluídos, as empresas poderão iniciar suas atividades através dos vários recursos, ferramentas e serviços disponibilizados pela plataforma e assim, começar a expor seus produtos aos mais de 40 milhões de usuários do Alibaba.com no mundo todo.

 

Para os fornecedores, nós disponibilizamos uma série de recursos e ferramentas de adesão para vendedores. Veja abaixo:

Facilidade para criar um site profissional

1. Verificação – processo de verificação e selo exclusivo de Membro Verificado para ajudar a ganhar a confiança imediata dos compradores.

2. Mini-site personalizado – Permite ao vendedor apresentar, com mais flexibilidade, a especialidade, as características ou atividades de marketing da sua empresa, para melhor atrair os compradores.

Maximize a exposição da sua empresa

1. Listagem de até 300 produtos – O primeiro passo para ser encontrado pelos compradores na Alibaba.com é a listagem dos seus produtos online. Quanto mais produtos você mostrar, maior a chance de alcançar os clientes.

2. Melhor resultado de busca – Sua empresa e seus produtos podem alcançar o segundo nível de prioridades no resultado de buscas, permitindo aos clientes encontrarem sua listagem mais facilmente.

3. Programa de Treinamento & Learning Center – A Alibaba.com oferece treinamento gratuito para começar a vender. Guias do usuário e dicas também estarão disponíveis no Centro de Aprendizagem da Alibaba.com .

Basicamente, o nosso objetivo é aumentar o engajamento dos usuários brasileiros na Alibaba.com, ajudando-os a desfrutar ao máximo dos benefícios do e-commerce e assim, criar uma relação sustentável. Nós oferecemos vários tipos de serviços para facilitar e ajudar as pequenas empresas a suprir suas necessidades de fornecimento e de negociação.

Materiais Educativos para baixar