A tarifa de energia elétrica esteve várias vezes em bandeira vermelha no último ano. Essa variação afeta em cheio o valor da conta no fim do mês. Por isso, aprender estratégias de como economizar energia na empresa é o primeiro passo para diminuir os gastos.

De acordo com dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a energia elétrica é um insumo-chave para as empresas, sendo o principal para o funcionamento de 79% dos negócios do país e representando 40% dos custos de produção.

Além de enxugar as despesas, o consumo consciente de água também é importante, já que é um recurso que pode ficar cada vez mais escasso e precisa ser valorizado.

Como no Brasil, a água é fonte geradora de eletricidade e também utilizada no abastecimento residencial, da indústria e do comércio, as medidas para reduzir consumo elétrico ajudam a preservar essa fonte valiosa para a economia.

Quer investir na eficiência energética do seu negócio? Neste artigo, listamos dicas fáceis de colocar em prática para mudar os hábitos e enxugar a conta de luz no fim do mês. Continue lendo e aprenda!

7 dicas para reduzir o consumo elétrico

Provavelmente, você acompanha o consumo de energia da sua empresa e fica impactado pelas variações, não é mesmo? Então, para tentar equilibrar os gastos, é importante ajustar alguns detalhes no dia a dia. Veja o que fazer para economizar energia elétrica:

1. Priorize equipamentos com nível A de eficiência

Tanto na linha de produção quanto na parte de escritório, ter equipamentos com avaliação de eficiência nível A significa ter aparelhos mais eficientes energeticamente, ou seja, mais econômicos.

Pode parecer um detalhe simples para economizar energia na empresa, mas pensando que esses produtos são usados todos os dias por várias horas, a redução é significativa.

Por isso, priorize os equipamentos que são bem avaliados para otimizar o consumo. Aparelhos muito antigos tendem a consumir muito mais, então, planejar e investir na troca vale a pena.

2. Faça manutenção nos equipamentos

Equipamentos obsoletos e com defeito não funcionam como desejado e ainda gastam energia para compensar o mau funcionamento.

Por isso, a manutenção preventiva é essencial para reduzir o consumo elétrico. Para garantir que o processo aconteça, crie um cronograma para a equipe responsável, seguindo as especificações do fabricante.

Além de evitar o desperdício de energia, as manutenções também evitam outras perdas como paradas na produção por causa de falhas que, por sua vez, geram perda de tempo para a equipe.

3. Planeje a troca de lâmpadas

Outra dica para economizar energia na empresa é trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED ou fluorescentes.

As lâmpadas de LED tem a maior vida útil, economizam até 85% de energia e ainda são recicladas mais facilmente. As lâmpadas fluorescentes também são boas opções, perdendo apenas na hora do descarte, pois possuem alguns metais pesados na composição como o mercúrio.

Então, se ainda existem lâmpadas incandescentes na sua fábrica ou escritório, essa é uma troca simples que vale a pena priorizar.

4. Aproveite a iluminação natural

Nada mais simples para reduzir o consumo de energia do que aproveitar a iluminação natural dos ambientes. Então, se o espaço da empresa recebe bastante luz durante o dia, evite fechar as persianas e deixar a luz entrar.

Outro detalhe que melhora a iluminação é utilizar cores claras para pintar as paredes dos ambientes. Então, aproveite para atualizar a pintura e melhorar esse quesito.

Em alguns casos, pode ser viável fazer uma obra de ampliação das janelas para permitir mais passagem de luz. Analise as possibilidades e traga essas melhorias para conseguir aumentar o potencial de economia.

5. Não deixe aparelhos em standby

Depois do turno de trabalho, é hora de desligar computadores e máquinas e ir para casa, certo? Instrua a equipe a sempre desligar os aparelhos, retirando-os da tomada depois.

Deixar equipamentos em standby também gera gasto e como nas empresas existem vários aparelhos, no fim do mês, o acumulado do consumo de cada um faz diferença.

Essa dica além de ajudar na economia também evita problemas como curto-circuito que podem ser perigosos e causar grandes prejuízos.

6. Use a função hibernar do computador

Os computadores fazem parte do ecossistema das empresas e ligar e desligá-lo constantemente não é recomendado. Porém, existe a opção de ‘hibernar’, que ajuda a economizar energia na empresa.

Esse modo, é uma forma de desligar o computador, reduzindo o consumo de energia, mas sem perder o que está aberto no navegador ou um programa utilizado.

Para os momentos de ausência rápida do computador, desligar o monitor também é recomendado.

7. Otimize o uso do ar-condicionado

O calor em algumas regiões do país é implacável, por isso, o aparelho de ar condicionado vai ser utilizado com frequência.

Para conseguir manter a meta de economizar energia na empresa, a dica é otimizar o uso, mantendo a temperatura em 23ºC. Abaixo de 20ºC, o ar-condicionado vai trabalhar e gastar mais energia para manter o ambiente mais frio em relação ao exterior.

A função smart, que reduz a atividade depois que o ambiente chega da temperatura desejada, e a função sleep que desliga automaticamente o aparelho são muito úteis nos dias mais amenos. #ficaadica

Leia mais: Como economizar energia com ar-condicionado em 7 passos.

Gostou das dicas para economizar energia na empresa? Todas são possíveis de colocar em prática para criar um ambiente eficiente energeticamente.

Para que os colaboradores se engajem nessas iniciativas, coloque placas informativas nos equipamentos com as instruções. Também é importante deixar claro a meta de economia e mostrar os benefícios para que compromisso seja assumido por todos. Bom trabalho!

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída.