Você vai ler neste artigo:

Sempre é bom ter ao alcance das mãos a lista de códigos dos bancos. Como, no nosso dia a dia, estamos sempre fazendo TED ou DOC, sendo pessoa jurídica ou não, precisamos inserir corretamente estes números bancários para evitar prejuízo ou confusão. 

Além dos tradicionais códigos dos bancos, muitas vezes precisamos também do código ISPB que, como você vai ver neste artigo, tem um papel importante nestes tipos de transações.

Os códigos dos bancos para transação bancária são indicadores criados pelo Banco Central, justamente para evitar que haja confusão na hora das transferências de valores. Vamos aprofundar um pouco:

Códigos dos Bancos: o que são e para que servem?

Os códigos dos bancos funcionam como um número de identificação de uma instituição bancária ou financeira. Essa identificação funciona como um endereço, garantindo que, no momento da transferência, o dinheiro seja enviado para o lugar certo.

Cada código de banco é constituído por 3 números e, também serve para o Banco Central saber de que banco está saindo um valor e para onde ele está sendo enviado.

Por ser um código muito pequeno, muitas vezes o cliente do banco pode errar ele na hora fazer uma transferência. Por isso, a lista de códigos dos bancos que trazemos aqui neste post foi tirada diretamente do Banco Central. Assim, a gente evita que ocorram erros ou enganos.

Códigos dos bancos: banco do Brasil

Ok! Mas e o código ISPB? Serve para que? Vamos entender:

Código ISPB

O Código ISBP é um código composto por 8 números. Ele foi criado pelo Banco Central para identificar cada banco ou instituição financeira. O próprio nome indica isso: ISPB é a sigla para Identificador do Sistema de Pagamentos Brasileiros.

Sabe a sua carteira de identidade? Ela possui um número de RG, não é? Então, o código ISPB é como se fosse o RG de um banco. Usamos este código na hora das transferências assim como usamos o nosso RG para assinar documentos importantes e nos identificar.

Atualmente, com o surgimento do PIX, criação do próprio Banco Central para facilitar a vida dos brasileiros, a necessidade de se fazer transações bancárias tradicionais está ficando cada vez menor.

Além disso, o uso de aplicativos de bancos digitais ou tradicionais no celular está facilitando muito toda essa transação, uma vez que o próprio aplicativo já traz o código de cada banco e o seu ISPB.

Itaú

Lista de códigos dos bancos brasileiros

Como dissemos acima, a nossa lista de códigos dos bancos brasileiros foi retirada do próprio Banco Central. A versão desta lista de códigos está atualizada, uma vez que é a lista oficial de códigos dos bancos brasileiros. Separamos a lista em duas partes. A primeira traz a lista dos códigos dos principais bancos brasileiros. Isso facilita a busca para a maioria das pessoas que, geralmente, são clientes dos bancos tradicionais. A segunda lista é a lista completa dos códigos dos bancos brasileiros. Ela tem os códigos e os ISPB de todos os bancos e instituições financeiras do país.

Lista dos códigos dos principais bancos brasileiros

Lista completa dos códigos de todos os bancos brasileiros

A lista é grande! Você pode usar o campo Search da tabela para pesquisar o banco que está procurando.

Pronto! Agora você já sabe o código do seu banco e já sabe onde encontrar a lista com todos os códigos. Recomendamos que você salve este artigo nos seus favoritos. Assim, sempre que precisar fazer um TED ou um DOC você tem acesso rápido aos códigos necessários.