Essa publicação é um guest-post feito pelo pessoal da Lendico

Ficou no vermelho? Trocar os juros do cheque especial por outras modalidades de crédito pode fazer você poupar muito.

Pode parecer difícil fechar alguns meses da empresa no azul. Especialmente se você está começando e ainda precisa fazer certos investimentos. Você não pode deixar de comprar o material necessário para a produção de seus produtos, mas pagar os juros do cheque especial também parece o suicídio financeiro de sua empresa, não é mesmo?

Pois bem, você realmente precisa se preocupar se a conta está fechando no vermelho. Os juros do cheque especial em julho ficaram em 321,3% ao ano, segundo o Banco Central. Isso significa que se você deixar aquela conta ficar ali, crescendo, sua empresa pode passar a ter sérios problemas financeiros.

Mas como é possível fazer os pedidos, pagar as contas e ainda manter a conta no azul? Bom, nem sempre é, mas todo empreendedor precisa encarar os desafios buscando soluções alternativas.

Se ainda não está conseguindo ter caixa suficiente para fazer o negócio andar e precisa de crédito, existem empréstimos muito melhores do que o cheque especial. No mercado há instituições que oferecem taxas muito mais baixas para quem quer empreender.

Mas como conseguir este crédito? Bom, existem algumas maneiras. O QuantoSobra listou alguns passos para tomar um empréstimo para seu negócio:

1 – Saiba quanto você precisa e quanto pode pagar

Antes de sair procurando um empréstimo para seu negócio, entenda exatamente quanto precisa e quanto consegue pagar a cada mês. Sair da dívida do cheque especial e entrar em uma dívida que não consegue pagar pode arruinar o seu negócio. Por isso, antes de realmente procurar um empréstimo, entenda qual sua necessidade e quanto consegue usar por mês para pagar um crédito que venha a tomar.

Já fez as contas e tem tudo na ponta do lápis? Então agora sim é hora de conhecer os passos 2 e 3 para economizar deixando de pagar juros do cheque especial.

2 – Procure por empréstimo para Pessoa Jurídica

empréstimo

Os bancos e financeiras costumam ter linhas de crédito específicas para Pessoa Jurídica. Elas podem ter taxas atraentes e ajudar no pagamento das dívidas de seu negócio.

No site do Banco Central é possível encontrar as taxas para cada tipo de crédito oferecido para PJ. Entre as opções, por exemplo, há o capital de giro com prazo de até 365 dias e o com prazo superior a 365 dias. Nestes casos encontramos taxas médias de juros que não ultrapassam 60% a.a.

Entre os tipos de empréstimo de capital de giro oferecidos pelos bancos está o com garantia de alienação fiduciária; o com aval; o com garantia de cheques pré-datados; o com garantia de duplicadas; e o com garantia de recebíveis.

A vantagem do empréstimo para PJ é que ele costuma apresentar boas taxas de juros e condições de pagamento, principalmente se você for ao banco no qual sua empresa já mantém um relacionamento bancário. O problema é que conseguir um crédito desses pode ser difícil se você estiver começando sua empresa.

Como fazer um empréstimo para Pessoa Jurídica

Para fazer um empréstimo PJ, em geral, o que você precisará é se dirigir ao gerente de sua agência com documentos da empresa que serão usados na análise de crédito. Tudo depende muito do relacionamento da sua empresa com o banco, mas os principais documentos solicitados são:

  • RG e CPF dos sócios
  • Contrato social da empresa contratante
  • CNPJ
  • Balanço e demonstrativo de resultado dos últimos anos

3 – Procure por Empréstimo Pessoal

empréstimo

Se você passou pela lista de documentos exigidos no empréstimo para PJ e percebeu que não terá como solicitá-lo pois acabou de começar sua empresa e o que precisa é de um crédito inicial, uma das opções mais fáceis e rápidas é o empréstimo pessoal.

Neste caso não será necessário apresentar informações de sua empresa. O empréstimo pessoal considera os dados de Pessoa Física que você possui, como renda, score, idade, profissão, etc.

Além disso, já é possível fazer um pedido de empréstimo pessoal de forma totalmente online. A burocracia é muito menor e há muito mais facilidade.

Os juros são, em geral, um pouco maiores do que os do empréstimo para Pessoa Jurídica, mas são muito mais baixos do que os do cheque especial e do rotativo do cartão. Além disso, há a possibilidade de pedir o crédito sem garantia, facilitando muito a aquisição para quem está começando a empreender.

A principal desvantagem do empréstimo pessoal em relação ao empréstimo para PJ está no limite de crédito. Isso por que o crédito pessoal não tem garantias. Mas para quem está começando o negócio pode ser a quantia suficiente para resolver os problemas do empreendimento.

Uma das melhores opções de empréstimo pessoal disponíveis hoje no mercado é a Lendico. A fintech que está no Brasil há dois anos, e atua como corresponde do BMG, oferece taxas de CET (Custo Efetivo Total) que variam de 2,97% a 7,5% ao mês. Isso representa a possibilidade de tomar um empréstimo de Pessoa Física com taxas anuais entre 42,8% e 133,78%.

Vale lembrar que o CET do empréstimo varia conforme a análise de crédito do cliente e a opção de pagamento escolhida. E para saber qual o seu limite disponível na plataforma de crédito, basta o cliente fazer o preenchimento do formulário pelo site e o resultado da pré-análise sai em até três minutos.

Se você tiver seu pedido pré-aprovado, já saberá qual o limite, a sua taxa e as opções de parcelamento. A empresa trabalha com parcelamentos de 12, 18,24, 30 e 36 meses e empresta valores entre R$ 2.500 e R$ 50.000.

Aceitando as condições oferecidas, o cliente é direcionado para a área de envio da documentação que comprova as informações dadas. É feita então uma nova análise e se estiver tudo certinho e o crédito for pré-aprovado, bastará assinar o contrato (digitalmente) e confirmar o recebimento dos boletos por e-mail. Pronto, o depósito em sua conta já estará agendado. Agora você poderá começar a pagar as dívidas e investir em seu negócio.

Acesse o site deles nesse link: https://bit.ly/2wKvrqn