Você possui um negócio físico que depende de as pessoas visitarem seu estabelecimento para efetuar uma compra de um produto ou serviço? Pois saiba que existem técnicas específicas de SEO para o seu negócio.

Essas técnicas são direcionadas à negócios locais, tais como restaurantes, padarias, lanchonetes, salões de beleza e demais negócios locais.

Continue no conteúdo e saiba como aplicar o SEO local e atrair mais clientes para o seu negócio.

A importância do SEO local

Estar presente na web é mais do que crucial para que as pessoas encontre o seu negócio através de buscas na internet, mas de nada adianta ser encontrado por pessoas que moram em outros estados, pois a distância geográfica as impedem de comprar de você.

Grande parte das buscas na web são feitas com a intenção de comprar um produto ou contratar um serviço. Quem busca por algum negócio local geralmente já possui um grande interesse de compra.

Exemplo disso é quando você busca por um restaurante, consultório odontológico, chaveiro ou qualquer estabelecimento que venda um produto ou serviço imediato. A sua intenção é encontrar esses estabelecimentos perto de você.

Dispositivos Móveis vs Desktop

Já não é novidade que os dispositivos móveis já ultrapassam o volume de acessos quando comparado aos desktops. As pessoas utilizam smartphones e tablets com muito mais frequência.

Uma das grandes vantagens que os smartphones apresentam é o GPS integrado ao dispositivo. Isso muda a intenção de busca do usuário e aumenta a precisão de resultados de busca, obtendo dados locais através da sua localização.

Portanto, ao buscar por um produto ou serviço imediato, como clareamento dental, almoço ou reparo de carros e outros, os primeiros resultados a serem exibidos pelos mecanismos de busca serão de empresas que estão próximos da pessoa que realizou a busca, mesmo sem especificar a cidade ou bairro na busca.

Além disso, quem busca por algum produto ou serviço imediato ou algum estabelecimento local, geralmente já possui o interesse de compra. Ninguém procura por aparelho ortodôntico transparente, ou reparo de veículos, por exemplo, se não tiver interesse em uma compra.

Mas para a sua empresa ter resultados, ela precisa ser encontrada pelos usuários ao realizarem as buscas pelos produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

Para isso, listamos abaixo algumas dicas de SEO local para que a sua empresa possa aplicar e atrair mais clientes:

Google Meu Negócio

O Google meu negócio é uma ferramenta gratuita do Google que possibilita empresas e organizações terem uma presença online.

Além de ser encontrada através de pesquisas no Google, as empresas que possuem um cadastro no Google Meu Negócio também podem ser encontradas no Google Maps.

Outra vantagem valiosa é a grande interatividade dos usuários com a sua empresa.

Na própria página da sua empresa no Google Meu Negócio, os clientes conseguem deixar comentários e avaliações públicas, o que aumenta a percepção dos possíveis clientes que buscam pela sua empresa, seus produtos ou serviços.

Para que a sua página no Google Meu Negócio seja atraente, é necessário incluir algumas informações e otimizações para chamar a atenção.

São elas:

  • Nome da empresa
  • Site
  • Endereço
  • Telefone
  • Cardápio, catálogo ou tabela de serviços
  • Fotos do estabelecimento e dos produtos
  • Horário de funcionamento
  • Avaliações e comentários de clientes

Palavras-chave de fundo de funil

Outra ação fundamental a ser aplicada é o uso de palavras-chave de cauda longa, mais especificamente, palavras-chave de fundo de funil.

As palavras-chave de fundo de funil são os termos utilizados com a intenção de compra, geralmente utilizadas com o nome do seu produto ou serviço.

Elas são fundamentais para posicionar suas páginas e assim, sua empresa ser encontrada através de uma busca por um produto ou serviço específico.

Além de utilizar os nomes dos seus produtos e serviços, é viável também inserir a região ou cidade de atuação da sua empresa, pois é comum um usuário buscar por um serviço + cidade de localização, ou o nome do produto ou serviço + preço, ou produto ou serviço + valor.

Como por exemplo: pizzaria em São Paulo, clareamento a laser valor, abdominoplastia preço.

Backlinks

O Google considera muito positiva a ação de páginas serem referenciadas por outros sites através de links.

Links em outros portais apontando para o site da sua empresa aumenta muito a relevância do seu domínio perante o Google, pois isso mostra que o seu conteúdo tem valor para os usuários, de tal maneira que está sendo referenciado em outros portais.

Ter um link de suas páginas em sites de segmentos semelhantes ou complementares é uma ótima ação.

Então se o seu negócio é uma pizzaria, restaurante ou lanchonete, seria viável ter um link de uma página da sua empresa em um guia da cidade ou portal de turismo, por exemplo.

Aumentando a visibilidade da sua empresa

Agora que você já sabe o que é e como aplicar o SEO local, é hora de colocar as ações em prática. Liste qual dessas ações a sua empresa já pratica e busque melhorias no processo.

Se a sua empresa ainda não aplica nenhuma dessas estratégias, não perca mais tempo, comece hoje a trabalhar o SEO local da sua empresa e atraia mais clientes para o seu negócio.

Conteúdo produzido por Mayra Motta – Redatora na empresa Vue Odonto.