Os últimos anos têm sido complexos economicamente em todo o mundo. No Brasil as taxas de empreendedorismo dispararam significativamente, com o comércio varejista puxando uma das pontas deste crescimento. O uso de um sistema para o comércio, nesses casos, pode ser um importante aliado no fortalecimento do setor.

Ao aproximarmos o olhar da causa, conseguimos observar com mais clareza que boa parte deste volume de novos negócios são micro, pequenos e médios empreendedores lutando por sobrevivência e fugindo do desemprego.

Em 2021 mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais (MEIS), segundo levantamento do SEBRAE.

Comércio e serviço são os setores que lideram esse crescimento recorde. O setor de comércio varejista de vestuário e acessórios, sozinho, por exemplo, foi responsável por 203.804 formalizações de MEIs em 2021.

Apesar de bons números, suas raízes estão calcadas em bases pouco sólidas. Parte significativa deste crescimento se deve ao chamado empreendedorismo por necessidade. Os altos índices de desemprego aliados à situação econômica do país têm contribuído para que milhares de brasileiros busquem no empreendedorismo uma oportunidade de sobrevivência e independência.

Como reverter esse cenário?

Com esses dados em mente, o primeiro semestre de 2022 foi marcado pela construção de uma parceria entre o Awise e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a entidade sindical de grau máximo do setor terciário brasileiro.

O sistema para o comércio varejista

Ao longo de meses de conversas e avaliações, os representantes da entidade e Stéfano Willig, CEO da Awise/QuantoSobra, firmaram uma parceria que coloca o sistema de gestão gratuito Awise como o único ERP parceiro autorizado pelo órgão em todo o Brasil.

Em meio a apresentações, conversas e trocas, o Awise foi aprovado pela entidade para estar a disposição das 34 federações que compõem o Sistema Comércio e das mais de 5 milhões de empresas representadas. O Awise é, agora, o único ERP do Brasil parceiro autorizado da CNC.

O que a CNC e o sistema para comércio Awise têm em comum?

A CNC tem como objetivo principal representar e defender as atividades econômicas do comércio brasileiro. Sua missão, entre tantas, é dar suporte ao empreendedor do ramo do Comércio no Brasil.

O Awise tem como missão proporcionar aos empreendedores a liberdade para vender. Sem se preocupar com burocracia excessiva ou usarem seu tempo em tarefas repetitivas e complexas. O sistema para comércio Awise entra nessa parceria oferecendo aos empreendedores que fazem parte da CNC um controle completo e integrado para seus negócios.

Awise é o único ERP do Brasil parceiro da CNC

O que faz do Awise um bom sistema para o comércio?

O Awise é um sistema para o comércio super simples, descomplicado e ágil. Os diversos planos, desde o essencial que é 100% gratuito, dão ao empreededor a possibilidade de progredir conforme o crescimento do seu próprio negócio.

Com quase uma década de atendimento a milhares de lojistas e empreendedores em todo o Brasil, o Awise foi construído em cima da experiência obtida com suporte, atendimento, treinamento e aprendizado diário junto à milhares de pequenos e médios negócios em todo o Brasil.

Essa experiência permitiu a empresa criar dezenas de artigos, materiais e ferramentas gratuitas de suporte ao empreendedor brasileiro através do QuantoSobra, seu blog e canais digitais.

Nesse meio de caminho houve o entendimento de que nem todo mundo pode pagar no começo, mas com o aprendizado de que, com informação e ferramentas, todos têm potencial de crescer e se desenvolver.

Feito para todos os tamanhos de loja, o Awise pode ser usado de graça. Para empresas que necessitam de um uso mais robusto, o sistema para comércio Awise ainda conta com outros 5 planos de assinatura desenhados para diferentes necessidades.

O Awise, do QuantoSobra, é indicado para o meu negócio?

Temos o tamanho da sua ambição e conseguimos ajudar a sua loja, em todas as etapas e dentro da sua realidade. Nosso negócio é te dar controle para que sua loja cresça e venda cada vez mais com a facilidade que você deseja.

Contemplando desde o pequeno lojista, que precisa se virar nos 30 no dia a dia do comércio, às franquias que precisam ter um acompanhamento eficiente sobre suas lojas, o Awise consegue ter o tamanho da sua ambição.

O sistema para comércio Awise foi desenvolvido para ajudar os lojistas, em todas as etapas e dentro da suas realidades. Oferecendo o controle do crescimento de suas lojas, usar o Awise permite que sua empresa cresça e venda cada vez mais e com mais facilidade.

Qual a importância de um sistema para Comércio

A pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo, aponta que, por setor, a maior taxa de mortalidade é verificada no comércio, onde 30,2% fecham as portas em cinco anos.

À Agência Brasil, Carlos Melles, presidente do Sebrae, relaciona a menor taxa de sobrevivência entre os pequenos negócios diretamente à capacidade de gestão, à maior experiência e ao conhecimento do ramo. “Quando avaliamos a realidade da maioria dos MEI, a pesquisa mostra que, nesse segmento, há maior proporção de pessoas que estavam desempregadas antes de abrir o próprio negócio e que, por isso, não tiveram condições de se capacitar adequadamente e aprimorar a gestão”.

“No ano de 2022 isto foi intensificado. Pelos dados que o Ministério da Economia divulgou recentemente, de janeiro a abril de 2022 23% mais empresas fecharam as portas do que no mesmo período do ano passado. Isto é muito preocupante pois mostra como a maioria dos empreendedores está desamparado e não está conseguindo efetuar uma boa gestão do seu negócio, levando ao encerramento das atividades.”, comentou Stéfano Willig, CEO da AWISE QuantoSobra.

O que faz do Awise um bom sistema para o comércio?

Para os pequenos e médios negócios

O Awise é uma ferramenta ágil e prática para controlar seu estoque, suas vendas, cadastro de clientes e fornecedores e permite o acompanhamento do faturamento em tempo real e contar com relatórios essenciais.

É a base para uma gestão eficiente e ágil. Com ele o empreendedor concentra todas as informações sobre o seu negócio em um só lugar e tem desde o ganho de tempo em processos diários, até a geração de relatórios que lhe permitam uma tomada de decisão mais assertiva até a segurança de que está no caminho certo, seus números batem e seus ojetivos possam ser alcançados.

É muito mais fácil saber a hora certa de pegar crédito para investimento, por exemplo, quando você tem uma previsão de retorno mais próxima da realidade e baseada no histórico do seu negócio.

Para as grandes empresas

Controle de entregas, API aberta, integração com ecommerce, dashboard de metas e faturamento e acompanhamento de todas as suas lojas são ferramentas que o Awise oferece para empresas que precisam de um controle mais robusto e eficiente no dia a dia do comércio.

Awise: como usar o sistema no meu comércio?

Para descomplicar seu negócio com o sistema para comércio Awise, bastam 5 passos:

1. Crie sua conta

Fácil, rápido e de graça. Basta um email e sua loja está no Awise 😉

2. Cadastre seus produtos

Importe ou cadastre produtos, insira foto, precifique, gere etiquetas e organize o estoque 📦

3. Comece a vender

Venda mais com um PDV pensado para lojistas. Foto no produto, descontos e pagamentos personalizados e muito mais 🚀

4. Gerencie com facilidade

Todo o controle financeiro que sua loja precisa, com a facilidade que você deseja. Descomplique e foque no que importa 💰

5. Acompanhe seu crescimento

Trace metas, monitore faturamento em tempo real, tenha relatórios acessíveis e transforme sua gestão 📊

Minha empresa faz parte de um sindicato filiado à CNC e quero usar o Awise

Para realizar uma assinatura do sistema AWISE com os benefícios exclusivos oferecidos pela CNC, você precisará contatar o sindicato patronal a qual é filiado (por exemplo, o Sindilojas da sua cidade) e verificar se foi realizada adesão ao convênio da CNC com o AWISE.
Tendo o convênio, deverá realizar cadastro no AWISE pelo link fornecido pelo sindicato.

Minha empresa não faz parte da CNC, mas quero usar o Awise. Como faço?

O Awise pode ser usado gratuitamente e está disponível para todos os empreendedores brasileiros. Para começar a usar basta você clicar aqui, inserir o seu e-mail e sair usando 😉

Um sistema de gestão não precisa ser complexo e nem caro.

Feito para todos os tamanhos de loja, Awise é de graça e ajuda você a ter o controle de tudo sem tirar o foco do que mais importa: vender.
O único ERP do Brasil parceiro e autorizado pela Confederação Nacional do Comércio. É de graça. Fácil de usar. E você pode experimentar na sua loja agora mesmo.

Saia usando com apenas dois cliques.

Começar no Awise é tão simples quanto usá-lo no dia a dia da sua loja. Basta clicar aqui, inserir o seu e-mail e clicar em “Use de graça agora” e pronto. Você já estará dentro do sistema e pode experimentar todas as funcionalidades do plano essencial, o plano gratuito para sempre, sem compromisso e sem riscos.

Awise: o sistema para comércio parceiro da Confederação Nacional do Comércio