Enquanto o mundo girar, o varejo vai mudar! Com a crise no Brasil cada vez mais forte e milhares de lojas fechando, investir no marketing de varejo digital pode ser a diferença para salvar a sua loja e crescer.

Mas destas lojas que estão fechando, podemos dizer que uma pergunta poderia ter salvo estes negócios: “Os consumidores não estão comprando de forma geral ou não estão comprando da minha loja?”. Você já pensou se o problema é a sua loja que não vende ou realmente o mercado está parado e ninguém tem comprado nada?

É estranho ver que algumas lojas continuam crescendo enquanto outras tem dificuldades de se manter no mercado. Será que não é hora de analisar quais são os problemas e mudar as coisas? Se realmente for a falta de vendas, o que você pode fazer para vender mais?

Os problemas alegados são vários, burocracia, falta de capital, difícil acesso a crédito, furtos etc. Mas e se o problema realmente for a sua falta de vendas? O que você pode fazer para vender mais?

Comece a usar a internet a seu favor, use marketing de varejo digital!

Conferindo dados do produto

Marketing Digital para o Varejo

Seja você um varejista com produtos de nicho ou uma grande rede que vende diversos produtos de várias áreas diferentes. Você sabe que os clientes estão na rua mas você precisa saber como atraí-los para a sua loja!

No passado era comum ter uma relação distante com seu cliente, mas esta realidade mudou. Alguns varejistas têm uma grande quantidade de dados sobre seus clientes e são capazes de fornecer ofertas específicas para cada um. No entanto, eles também vem sofrendo uma perda constante de vendas, quer devido a uma queda na demanda (levantando a questão de saber se eles simplesmente não estão comprando) ou de concorrentes on-line (a questão é que simplesmente não estão comprando dele).

A questão, porém, é como integrar conceitos de marketing digital (ou Inbound Marketing) com a sua estratégia de varejo. Para tanto, é necessário conhecer os os três pilares do Inbound Marketing (Marketing Digital):

  • Ser encontrado
  • Converter
  • Analisar

Funil de Vendas

Imagem: LeoSchweitzer | Estratégias Digitais

Para entender melhor como isto funciona, devemos entender o que é um Funil de Marketing, conforme o site Hubspot explica:

“O funil de marketing (ou vendas) é um modelo que representa a jornada de sua audiência desde o momento em que ela tem o primeiro contato com sua empresa até a compra – e até mesmo no pós-venda, em alguns casos. A importância desse modelo é que ele possibilita ao profissional criar toda sua estratégia de maneira mais assertiva, com táticas direcionadas para possíveis clientes em cada etapa do funil.”

Ainda, caso queira aprofundar o assunto, veja este vídeo:

Vamos explorar como cada um deles tem de ser modificado para garantir que a sua estratégia de varejo esteja totalmente integrada com o conceito de Marketing de Varejo Digital.

Marketing de Varejo Digital para ser encontrado:

  • Varejistas, é claro, são encontrados pelos seus clientes que adentram a loja logo ao passar em frente a mesma. Porém, no mundo digital, os consumidores estão procurando por produtos online e irão ou efetuar a compra online ou irão até uma loja para tanto (após ter achado o produto no site da loja online). Por isso, uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization – explicação do que é a seguir) vem muito bem a calhar para os produtos em que você vende. Ter um bom posicionamento no Google pode atrair muitos clientes para a sua empresa.
    • SEO, segundo a Resultados Digitais: “SEO significa Search Engine Optimization. É um conjunto de técnicas que possuem o objetivo de otimizar o seu site para obter melhores resultados orgânicos no Google”.
  • Os consumidores também estão utilizando as mídias sociais para pesquisar serviços e produtos antes de comprá-los. Assim como no mundo real, os consumidores que estão comprando online confiam muito na palavra de outros consumidores como ele, por isso, o boca-a-boca sempre funciona. No marketing de varejo digital, utilizar mídias sociais, principalmente obtendo boas recomendações de clientes irá lhe ajudar bastante. Por isso, além de realmente se importar com o cliente e lhe  dar um bom atendimento, vender produtos de qualidade etc, você pode pensar em campanhas para conseguir recomendações nas redes sociais.

Pagina quantosobra facebook

Marketing de Varejo Digital para converter:

Agora que o seu cliente já visitou o seu site ou foi até a sua loja, você deve converter ele! Primeiramente, você deve entender o que é em um lead. Segundo o site Marketing de Conteúdoum lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado”.

Desta forma, você pode ter um visitante na sua loja ou no seu site e convertê-lo em um lead para posteriormente ele virar um cliente.

No sentido mais amplo, o mesmo site explica:

“O que é lead ?
A palavra lead se tornou popular entre empresas que trabalham com o marketing digital, que começaram a tratar seus visitantes como clientes em potencial, desenvolvendo estratégias para gerar contatos e enviá-los para a parte comercial.
Com isso, lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo.
Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.
A geração de leads é fundamental para o sucesso da empresa, ainda mais quando consideramos as baixas taxas de conversão para serviços digitais.
Em uma visão mais ampla de marketing digital, um lead pode ser, então, composto por um mailing list (lista de emails) e suas extensões, mas pode também servir como referência para os contatos de uma marca nas redes sociais, como seguidores no Twitter, Instagram ou Linkedin, curtidores de uma fanpage, inscritos em um canal no YouTube, etc.
Assim, de modo simplificado, um lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.”

Então, como você converte um visitante (tanto no site como na loja) em um lead?

Simples, você oferece conteúdos em troca do email dele! Pense em bons conteúdos que o seu potencial cliente queira baixar e disponibilize para ele em troca de um email ou ainda, descontos exclusivos por email, listas de newsletters etc! Isto tudo irá facilitar o seu relacionamento com ele e você terá a permissão de enviar para ele seus conteúdos ou ofertas via email marketing.

Dicas importantes:

  • Os clientes lêem emails! O desafio do lojista é captar os emails dos seus clientes (e potenciais clientes) e enviar emails que sejam úteis e que entreguem ofertas extras. Por exemplo, se você trabalha com carros, um email anual para lembrar da revisão do carro, ou se trabalha com pet-shops, lembrar das vacinas anuais etc. Ainda, tenha um histórico do seu cliente e dos produtos comprados por ele, assim você pode saber o que ele gosta de comprar, a peridiocidade e enviar emails focados de acordo com o gosto dele. Para ter este histórico detalhado, aconselhamos o uso de softwares de gestão como o QuantoSobra.
  • Vídeos de “como fazer alguma coisa” são muito úteis no marketing de varejo digital. Isso porque todo mundo adora um vídeo que lhe ensina a fazer algo. Se você trabalha com roupas, porque não enviar um email que ensine como aproveitar uma boa manta? Ou como fazer dobras em um cachecol? Note que o conteúdo dos vídeos (e dos emails) deve sempre ser útil para O CLIENTE e não para você lojista! O foco no marketing de varejo digital é justamente o que o cliente quer ver e não o que você quer que ele veja (isso também ajuda no posicionamento nas buscas do Google). Não use como desculpa que os vídeos precisam ser bem elaborados com câmeras de altíssima qualidade etc, alguns dos melhores conteúdos do Youtube são filmados de um celular. 😉

Marketing de Varejo Digital – Analisar os resultados (métricas/analytics):

Um grande ponto positivo no uso do marketing digital no varejo como estratégia é o baixo custo de aquisição de clientes.

Lembre-se de sempre fazer análise de métricas de marketing de varejo digital, como taxas de conversão, visitantes únicos, tempo médio das visitas etc. Tenha uma forma de rastrear as vendas que estão sendo feitas graças a internet. Ofereça cupons de desconto exclusivos para poder ter o rastreio, assim o seu cliente vai usar o cupom e você poderá ver quantas vendas foram feitas graças as suas iniciativas de marketing de varejo digital.

Sabendo quantas vendas foram feitas, você poderá traçar o paralelo de quanto foi investido em Marketing de Varejo Digital e quanto foi retornado. Por exemplo, imagine que você investiu 1.000 reais em inbound marketing e foram feitos 5.000 reais em vendas provenientes deste canal.
Desta forma, para cada 1 real investido, você teve 5 reais de retorno. Tire os demais custos e você terá o seu lucro líquido pelo canal de marketing de varejo digital.

Como começar?

Para começar a fazer um bom marketing de varejo digital, o ideal é ler conteúdos de alguns sites. Feito isto, você poderá montar uma estratégia e começar um blog além de movimentar suas redes sociais.

Depois, utilize ferramentas de email marketing e automação de inbound marketing para escalar os seus resultados.

Veja alguns links que podem lhe ajudar para você ter um bom começo:

  • Bons sites sobre Inbound Marketing:
      1. MarketingdeConteudo.com
      2. Resultados Digitais
      3. 5seleto
      4. Hubspot
      5. Inbound.org (em inglês)
      6. Quora (site de perguntas e respostas em inglês)
  • Bons sites sobre Blog e Marketing nas Redes Sociais:
      1. Como fazer um blog do zero
      2. Como criar um blog
      3. Como fazer um blog de sucesso?
      4. Blogger
      5. WordPress
  • Ferramentas de Marketing Digital:
    1. WIX – faça você mesmo um site
    2. PowToon – faça você mesmo vídeos explicativos
    3. MailChimp – envio de email marketing
    4. RDStation – software para automação de marketing completo
    5. Google Analytics – para ver as métricas do seu website
    6. Google Trends – para ver qual a tendência de pesquisa sobre alguns produtos que você vende
    7. Pinterest – organize suas fotos e faça uma página para seus clientes seguirem