Conheça as 3 melhores estratégias para indústria vender pela internet

O mercado industrial vive um momento de confiança em 2019. Após anos de quedas e de incertezas, o setor aumentou a confiança e a expectativa de crescimento, principalmente a vender pela internet.

E com essa previsão, a expectativa do mercado aumentar as suas vendas é grande, ainda mais no mercado entre empresas conhecido como B2B, onde vários atores participam no processo de compra.

Para conseguir alavancar suas vendas, é preciso uma estratégia eficiente de vendas e uma das mais utilizadas é o marketing, responsável por divulgar e promover produtos e serviços.

Dada a sua grande importância, várias indústrias trabalham com um marketing de relacionamento, marketing direto e o chamado one to one (Um a Um). Essas técnicas têm a sua importância para o crescimento de vendas do setor industrial.

Porém, isso não é suficiente.

Devido ao crescimento do comércio pela internet, o marketing digital surgiu com uma série de estratégias inúmeras opções para crescer o faturamento.

De acordo com Philip Kotler, o “pai do marketing”:

O marketing não pode ser visto apenas como uma área separada da empresa, mas como um setor chave para o sucesso do negócio.

E neste conteúdo você vai conhecer as três melhores estratégias de marketing B2B para sua indústria vender pela internet.

O que significa marketing industrial?

A essência do marketing, principalmente o marketing digital consiste em uma série de estratégias para promover produtos de uma empresa, aumentar a carteira de clientes e fidelizar os clientes que já compraram produtos da companhia.

Mais alinhada às novas tecnologias, o marketing digital, traz um amplo monitoramento de suas ações em tempo real e também trazem estratégias otimizadas ao perfil do público considerado ideal.

O marketing digital se destaca pela maior precisão em alcançar suas metas. Afinal de contas, se trata de um setor essencial no Brasil, com particularidades que diferencia a indústria de outros setores da economia.

Dessa forma, pode-se trabalhar na construção da marca com os conceitos de Inbound Marketing, mas com um direcionamento especializado para os empreendedores industriais impulsionarem suas vendas.

Principais destaques no investimentos em marketing digital

As indústrias que adotam estratégias de marketing digital tem inúmeras vantagens, começando pela possibilidade de aumentar o número de acessos do consumidor que, antes da compra, navega 4 vezes para pesquisar preços de um produto.

Assim como o marketing digital, as redes sociais também são importantes para vender pela internet.

De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey, mais de 37% das marcas gostariam as redes sociais para produzir conteúdo adequado ao seu público.

No mercado B2B, 84% das empresas de marketing utilizam as mídias sociais como ferramenta de divulgação da marca.

O motivo principal desse tipo de investimento é a quantidade de pessoas que estão comprando pela internet, que, segundo levantamento da empresa Hello, 94% dos brasileiros já fizeram compras pela web.

Diante do cenário digital, indústrias que investem em marketing para o setor B2B conseguem ter mais espaço e relevância, melhorando o ROI (Retorno sobre Investimento) da empresa.

Para que os objetivos de vendas sejam atingidos, é necessário traçar todos os passos da indústria no planejamento, desde o público-alvo, até a capacidade do seu produto se adequar às necessidades do cliente.

Vender pela internet

Dê foco num amplo e completo planejamento para vender pela internet

Um planejamento de divulgação e vendas é fundamental para que a empresa tenha grandes resultados no futuro.

O passo inicial para alcançar as metas de vender pela internet é conhecer o seu público-alvo.

Saber o que o cliente deseja é fundamental para toda campanha de divulgação. As pessoas têm gostos diversos e usar a mesma abordagem nem sempre vai funcionar.

Por isso, é necessário criar uma estratégia para conhecer seu público.

E uma das formas mais usadas de encontrar o cliente ideal é a criação de uma persona, um personagem fictício que atenda a todos os requisitos do consumidor ideal da empresa.

A vantagem de um bom planejamento de marketing é a capacidade de encontrar a abordagem correta para esse cliente.

Depois de criar a persona, é preciso implementar estratégias de marketing digital para aumentar suas vendas.

As melhores estratégias de marketing digital para vender pela internet

Logo após de saber a importância em fazer um planejamento de marketing e conhecer o seu cliente, veja as três melhores estratégias de marketing digital para aumentar receitas:

1 – Produção de conteúdo

Uma das principais estratégias de marketing atualmente é o marketing de conteúdo.

A produção de vários materiais como textos, infográficos e vídeos é considerada por 93% dos profissionais da área de marketing como as principais técnicas de marketing focados no mercado B2B.

Essas ações de marketing tem em média, um custo 67% menor e resultados 3 vezes melhores que as estratégias convencionais.

O objetivo principal do marketing de conteúdo é atrair, converter, fechar, encantar por meio de conteúdos segmentados com alta relevância em diferentes meios de divulgação.

Produzir um conteúdo relevante é essencial para conhecer o foco e a jornada do seu possível consumidor.

Para o marketing de conteúdo, é preciso escrever textos com temas relevantes relacionados a sua empresa. Isso torna o leitor mais engajado sobre o assunto e enxerga a empresa como a solução dos seus problemas.

2 – Redes Sociais

As redes sociais são ambientes ideais para iniciar o relacionamento com seu público, com objetivo de gerar maior engajamento da marca com postagens periódicas de acordo com a interatividade dos seus seguidores.

Existem várias mídias sociais disponíveis como: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, entre outros. Cada rede social tem suas características e limitações específicas.

Em todas as mídias, é possível promover a marca com publicações de conteúdos relevantes e anúncios segmentados como: acordo com dados geográficos, demográficos e interesses do público.

Desta forma, a empresa aumenta o número de pessoas interessadas em assuntos relacionados ao negócio, sendo a abertura para que o cliente se aproxime da marca.

3 – Links Patrocinados

Os links patrocinados são úteis para empresas que querem resultados em pouco tempo ao vender pela internet.

Esses anúncios aparecem em destaque no primeiro lugar nas páginas de pesquisa. A principal vantagem dessa estratégia é o retorno rápido na geração de leads qualificados e um maior número de acessos nas páginas de venda das empresas.

Os links patrocinados podem ser feitos nos sites de busca, como Google Ads ou em redes sociais, como Facebook Ads e Instagram.

Aplique essas técnicas de marketing digital para vender pela internet!

Neste artigo você aprendeu as três principais estratégias para toda indústria vender pela internet.

Com um conteúdo de qualidade para educar o seu leitor, sua empresa passa a ser autoridade no assunto.

Já a divulgação forte da marca nas redes sociais auxilia a companhia a tornar os leitores interessados e engajados pela marca.

E os links patrocinados servem para empresas que desejam retorno rápido. Por meio de anúncios em destaque, seu negócio chama mais a atenção dos clientes e aumenta as possibilidades de vendas.

O que você está esperando? invista nessas estratégias para ter sucesso no mercado.

 

Quem faz vendas pela internet e, mesmo quem faz vendas em lojas físicas não pode mais dispensar a venda por cartão de crédito. Porém, é necessário se ter o controle dessas vendas, de maneira que o empresário saiba o quanto recebeu, quanto ainda tem para receber e quando vai receber. Para ajudar você a fazer esse controle de forma automática, a gente criou essa planilha de Controle de Vendas no Cartão. Ela é gratuita e, para baixar ela, basta clicar na imagem abaixo.

Vender pela internet: planilha de controle de cartões

240 / 329

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!
 
Send this to a friend