Todo lojista precisa renovar constantemente suas estratégias comerciais para se manter competitivo. É preciso utilizar mecanismos de conquista e manutenção de seus clientes. Isso pode ser feito de várias formas, utilizando as redes sociais, criando promoções e elaborando estratégias de marketing. Ou seja, hoje em dia não basta apenas oferecer um bom serviço.

Um empreendedor de sucesso tem que fidelizar e conquistar a sua cartela de clientes. Mas como colocar isso em prática? Listamos as principais estratégias para você se destacar em meio a seus competidores e vender mais. Veja como:

Gerencie seus clientes e cadastros através de um CRM

É fundamental que você tenha em sua loja um sistema de gestão de cadastros de cada cliente. Esses sistemas, chamados de Customer Relationship Management (CRM), são responsáveis pela administração de todas as operações relacionadas ao relacionamento com os clientes de sua loja. Por meio desses sistemas, é possível analisar os padrões de compra de cada cliente, a forma com que eles começaram a comprar em sua loja, entre outras funcionalidades. A partir de um sistema único de gerenciamento de cadastros, sua loja pode passar para o segundo passo das estratégias de aumento das vendas: oferecer serviços diferenciados aos clientes.

Separe seus clientes de acordo com a prioridade de cada um

Nem todos os seus clientes são iguais. Alguns compram mais, outros menos. Alguns preferem produtos e serviços de valor elevado, enquanto outros costumam escolher produtos e serviços mais baratos. Independentemente do perfil de cada um, é possível separar sua cartela de clientes entre diversos grupos, para então definir diferentes estratégias de venda. Por exemplo, clientes com maior regularidade e valor de compra devem ser priorizados, seja por meio de estratégias de fidelização (promoções exclusivas, newsletters, etc), seja por meio do atendimento a esses consumidores, que precisam de maior atenção e comprometimento por parte da loja.

Reconquiste os clientes que não compram há muito tempo

Clientes que só compraram uma vez, ou que costumam passar longos períodos sem realizar novas compras em sua loja, precisam ser reconquistados. A estratégia de reconquista dessa clientela é diferente, pois envolve a análise do processo de venda. Por exemplo, seria ideal enviar uma avaliação do atendimento a esse cliente, ou uma solicitação de sugestões à loja, para que seja possível avaliar eventuais problemas que ocorreram na venda. Talvez o perfil do cliente seja mesmo diferente daquele que sua loja pretenda atingir, e por isso não houve continuidade no relacionamento comercial. Mas se houve algum outro incidente em relação à venda, por que não identificar e propor soluções?

Diversifique seus produtos e serviços

Tendo em mãos a variedade de perfis de cada cliente de sua loja, é possível também oferecer produtos e serviços diferenciados de acordo com cada grupo, que equilibram as preferências e as necessidades de cada um. Ao diversificar sua cartela de oferta de produtos e de serviços (não apenas de clientes), sua loja passa a segmentar o público ideal para cada um e aproveitar ao máximo as potencialidades de sua demanda.

Que tal colocar agora essas recomendações em prática? Para receber mais informações sobre o tema, deixe aqui suas dúvidas e sugestões. Participe!

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