Você vai ler, neste artigo:

 

O mundo das ferramentas de gestão é bastante variado. Existem programas para gerenciar os mais diversos tipos de áreas, como, pessoas, estoque, financeiro, vendas, entre outras tantas.

Em função disso, quando o empresário está procurando por uma dessas ferramentas de gestão para o seu negócio, fica difícil saber qual é a que melhor responde às necessidades da empresa.

O seu negócio, independente do ramo, tem diversas áreas que precisam ser administradas e, às vezes, uma só ferramenta pode não dar conta de cuidar da saúde completa de uma empresa. 

Por outro lado, como você vai ver neste artigo, muitas ferramentas de gestão possuem essa capacidade de cuidar de todas as áreas de um negócio sem muita complicação e com sucesso. 

Vamos aprofundar um pouco o assunto?

Melhores ferramentas de gestão

Ferramentas de gestão: o que são?

Ferramentas de gestão são programas ou sistemas que automatizam processos ajudando você a administrar a sua empresa. Estas ferramentas de gestão também cruzam dados e oferecem resultados mais confiáveis do que se estes dados tivessem sido colhidos e analisados por humanos.

Exatamente por isso, existem tantas ferramentas de gestão. Você consegue enumerar quantas áreas que precisam de administração que existem? 

Quando uma empresa precisa automatizar a sua gestão de pessoas, qual a melhor ideia? Contratar um sistema de gestão!

Quando uma empresa precisa fazer a administração financeira do dia a dia e do mês, qual é a solução? Contratar uma ferramenta de gestão.

O mesmo vale para todas as outras áreas de um negócio. 

As ferramentas de gestão permitem uma administração mais confiável e sem perda de tempo, como vamos ver a seguir:

Quais as vantagens das ferramentas de gestão?

As ferramentas de gestão trazem muitas vantagens para sua empresa mas, a principal vantagem talvez seja você ter todos os processos do seu negócio automatizados e centralizados em um só lugar. Esta centralização permite que você tenha acesso a tudo o que está acontecendo na sua empresa, em um só lugar.

Mais algumas vantagens das ferramentas de gestão, são:

  • Economia de tempo

Com todos os processos centralizados em um só lugar, você não perde tempo procurando por dados, respostas e status de alguma tarefa ou área.

  • Economia de dinheiro

Você para de gastar onde não precisa, quando contrata uma ferramenta de gestão. Tendo em mãos os dados financeiros de cada processo, você sabe exatamente quanto dinheiro está sendo investido em cada coisa, além de não precisar contratar pessoas específicas para fazer este trabalho.

  • Menos erros humanos

Como toda a empresa vai estar sendo gerenciada por um sistema, fica muito difícil você obter algum dado ou índice errado. Isso permite que a sua equipe se dedique a outras coisas mais importantes.

  • Visão geral da empresa

As ferramentas de gestão oferecem uma visão geral do seu negócio. Como elas controlam quase todas as áreas do negócio, quando os resultados chegam a você eles são confiáveis.

  • Dados confiáveis

Sem dados confiáveis é impossível administrar uma empresa. Como saber se a empresa está caminhando para o sucesso se você não pode confiar nos números?

  • Relatórios automáticos

As boas ferramentas de gestão oferecem relatórios automáticos sobre o momento da empresa ou sobre cada dia, mês ou ano.

Estas são apenas algumas das vantagens das ferramentas de gestão. Claro que tudo isso pode variar de acordo com o tipo de gestão e de ferramenta que você escolher. 

Ferramentas de gestão: relatórios

Quais são as melhores ferramentas de gestão? Qual escolher?

As ferramentas de gestão são desenhadas e desenvolvidas com um foco específico. Na grande maioria das vezes elas não são feitas para gerenciar várias áreas e, sim, administrar uma área só. É claro que há ferramentas de gestão que cuidam do seu negócio de maneira geral, por completo. Abaixo, vamos conhecer algumas que se encaixam nos dois tipos:

ClickUp

O ClickUp é uma ferramenta de gestão que foi desenvolvida para gerenciar processos. Ou seja, através dele você vai conseguir administrar suas tarefas e, também, as tarefas do seu time. Além disso, a ferramenta permite que você acompanhe: eventos, crie lembretes, andamento de tarefas, metas, agendamentos, gestão de equipes, calendários e muito mais.

Trello

O Trello é um velho conhecido dos empresários que gostam de acompanhar o andamento dos processos internos do seu negócio. Com esta ferramenta de gestão você pode dividir as tarefas da sua equipe em quadros, movimentando estes quadros de acordo com o cumprimento dessas tarefas.  Com uma estrutura que permite dividir a sua equipe em setores, o Trello com toda certeza é uma ferramenta de gestão das mais completas.

Google

Sim! Você leu corretamente! Você pode gerenciar a sua empresa com o Google. Na verdade, com o conjunto de ferramentas que a plataforma oferece. O Google para empresas é mais focado em trabalho de escritório mas, ainda assim, pode ajudar você no controle de tarefas da sua empresa se for bem usado. Dá uma olhadinha em tudo o que o Google oferece para a sua empresa.

QuantoSobra

Claro, quando se trata de ferramentas de gestão, o QuantoSobra não poderia faltar. O sistema é focado em pequenas empresas, principalmente do ramo do varejo. Por isso, ele traz o que há de mais completo em controle de estoque, gestão do fluxo de caixa, controle de vendas, emissão de notas fiscais, etc. Com o QuantoSobra você centraliza a gestão da sua empresa em um só lugar e ainda tem acesso a relatórios completos sobre cada momento da sua empresa. Você pode testar o QuantoSobra gratuitamente, aqui.

Inclusive, o QuantoSobra tem um box de ferramentas para empreendedoras prontinho para você ter o controle da administração do seu negócio. Clique na imagem abaixo para baixar GRATUITAMENTE.

banner grande para baixar o box de ferramentas para empreendedoras

Enfim, estas são apenas algumas das melhores ferramentas de gestão. Você conhece alguma outra que seja incrível para gerenciar empresas?

Deixe a sua sugestão nos comentários abaixo. Assim, quando eu atualizar este artigo, talvez a sua sugestão seja acrescentada!