Quer saber como fazer a declaração anual do MEI, que dados informar e qual o prazo para declarar? Nesse artigo a gente vai ensinar tudo.

Neste artigo você vai entender:

Por mais que o objetivo do Governo, ao criar o MEI, seja simplificar a abertura de empresas individuais e diminuir a burocracia dos processos referentes ao pagamento de impostos, ainda há certas obrigações que o MEI deve cumprir anualmente, para estar em dia com as Leis do país. A Declaração Anual do MEI é uma delas.

Você também pode assistir o vídeo que deixamos abaixo,  onde explicamos em um passo a passo completo como você pode fazer a declaração anual do MEI:

O que é a Declaração Anual do MEI

A Declaração Anual do MEI, também conhecida como SIMEI, é a declaração de tudo o que a empresa ganhou no ano anterior à declaração. Nesta declaração, devem constar somente o valor bruto dos ganhos, sem considerar as despesas do negócio, nem os descontos feitos no período.

A Declaração Anual do MEI é obrigatória?

Sim! Todos os empresários que estão enquadrados no regime MEI devem fazer a declaração de seus lucros brutos referentes ao ano anterior à declaração. Isso garante que ele e a sua empresa individual estarão em dia com suas obrigatoriedades junto ao Governo.

Como fazer a Declaração Anual do MEI

Assim como a maioria dos procedimentos referentes às obrigações fiscais do MEI, a Declaração Anual deve ser feita através do Portal do Empreendedor.

O passo a passo para fazer a Declaração Anual do MEI é o seguinte:

1. Primeiro passo:

Você deve acessar o Portal do Empreendedor e clicar sobre o botão “Declaração Anual DASN-SIMEI.

Nos campos disponíveis, você deve preencher o CNPJ da sua empresa e os outros dados solicitados.

Depois de clicar em “Continuar” você vai se deparar com uma solicitação para escolher o tipo de declaração e ano que você quer fazer.

Escolha a opção “Original” e prossiga.

Logo após, você vai ver várias opções de anos para escolher. Você deve selecionar o ano anterior e realizar a sua Declaração Anual MEI.

Como fazer a declaração do MEI

2. Segundo Passo:

Você vai ver um campo chamado “Receita Bruta Total”. Neste campo, você deve informar o faturamento total que a sua empresa teve no ano anterior.

Pronto! A sua Declaração Anual do MEI está finalizada. Depois disso, o sistema vai perguntar se você deseja imprimir a comprovação da declaração. 

Se você optar por “Sim”, o comprovante vai ser impresso e você vai poder apresentar uma cópia dele sempre que achar necessário.

Como fazer a declaração de MEI

Declaração Anual MEI atrasada

Para quem não conseguiu fazer a Declaração Anual do MEI dentro do prazo correto, o processo para declarar é o mesmo que você viu acima. A única diferença é que, apesar de o processo ser o mesmo, em caso de declaração atrasada, vai haver a cobrança de uma multa.

Qual o prazo para fazer a Declaração Anual do MEI

Caso você queira evitar a cobrança da multa citada acima, você deve fazer a sua Declaração Anual do MEI no período correto.

O prazo para fazer a Declaração de MEI vai do dia 02 de janeiro a 31 de maio.

O que informar na Declaração de MEI?

A Declaração Anual do MEI é o comprovante dos ganhos brutos da sua empresa no ano anterior à declaração.

Portanto, os únicos dados que você deve ter em mãos na hora de fazer a declaração é o CNPJ do seu negócio e a renda bruta recebida pela empresa no período.

Para chegar ao valor total da renda bruta do negócio, basta você somar todos os valores constantes no relatório mensal de renda bruta que você faz para a sua empresa.

Bem simples, não é? Um processo super fácil de fazer e que garante que você e o seu negócio estejam em dia com as obrigações fiscais.