Como vender mais na sua loja utilizando o seu caixa

O caixa da sua loja é um local muito importante e é possível saber como vender mais por meio dele. É onde o visitante da sua loja realmente vira comprador/cliente e você tem potencial de aumentar o ticket médio das suas vendas graças à compra impulsiva. Ainda, o seu caixa pode ser um bom momento para melhorar a experiência de compra do seu cliente e aumentar o engajamento e fidelidade dele com sua loja. Por isso é tão importante que você coloque algum esforço para transformar o seu caixa em uma das partes mais lucrativas da loja.

Veja algumas dicas que podem te ajudar na busca pela resposta de como vender mais na sua loja:

Comece com o merchandising certo:

Os produtos que você deve colocar a venda no seu caixa são produtos pequenos e de fácil manuseio, além de terem um preço atrativo para que as pessoas peguem o produto e os coloquem junto com suas compras. Se você vende roupas, por exemplo, você pode incluir acessórios e maquiagens no seu caixa, tendo em vista que estes são itens esquecidos e que você pode lembrar a cliente que ela está precisando.

Os itens devem ter um preço bastante acessível para que as pessoas não fiquem muito tempo pensando para tomar a decisão de compra. Para saber como vender mais destes produtos em sua loja, o ideal é você testar diversos preços para ver qual realmente mais vende, porém, produtos entre 10 e 20 reais são um bom começo. Talvez você veja que um acessório que custe 5 reais venda muito mais do que um que custa 20, dependendo da quantidade vendida ao final do teste, irá valer mais a pena deixar os de 5 reais no balcão do caixa.

Veja alguns exemplos que podem te inspirar (fotos retiradas da internet):

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Fontes: http://www.jbrothersandcompany.com/ | http://www.panoston.ca/ | http://www.webscience.com/ | http://www.vintagegardens.net/ http://www.handystorefixtures.com/

Tendo em vista que o espaço para colocar produtos no seu caixa geralmente é pequeno, escolha com cuidado os produtos a serem colocados ali. Faça estas 3 perguntas para você mesmo e veja a resposta, elas irão te ajudar a selecionar os produtos certos:

  • Estes produtos complementam o que vendo em minha loja?
  • O preço deles é bom? Facilmente “comprável”?
  • Eu incluí produtos sazonais?

Preste atenção no design!

Tão importante quanto o merchandising que você faz no seu balcão/caixa (ou checkout) é o design do que você irá colocar lá. Nada pior do que um balcão entupido de coisas onde nem o próprio cliente consegue pôr suas compras ou apoiar o seu braço. Talvez você precise sacrificar um pouco de espaço em outro lugar da sua loja para garantir que o seu balcão esteja acomodando bem os produtos que você quer vender e também ter espaço para o seu cliente, seu computador etc.

Para mostrar os seus produtos, considere colocar algumas prateleiras em frente ao balcão do caixa ou, caso você tenha um balcão grande e que gera filas, coloque produtos no decorrer da fila para que seus clientes possam ficar olhando enquanto aguardam para efetuar o pagamento.

Veja este exemplo onde a fila de espera para o pagamento no caixa foi construída de forma a deixar produtos expostos ao cliente. Certamente este é um bom exemplo de como vender mais na sua loja:

Fonte: http://www.textilia.net/

Mantenha as prateleiras organizadas e bonitas, caso produtos já tenham sido vendidos, reorganize-os de forma a ficarem uniforme e não com “buracos” faltando produtos. Os produtos que você quiser vender mais, coloque no meio e na frente. Se você tiver alguns produtos temáticos, coloque-os juntos. Por exemplo, se for época de natal, coloque alguns enfeites natalinos para encorajar as pessoas a olhar os produtos e comprar.

Mantenha o design do balcão do seu caixa sempre em prioridade. Tenha em mente o seguinte:

  • Coloque os itens de uma forma onde o foco da visão do seu cliente fique nos produtos que você mais quer vender
  • Mantenha as prateleiras ou mostruários em ordem e organizados durante o dia.
  • Mude os produtos que você está colocando à mostra quando for uma estação diferenciada, como o natal, por exemplo, e aproveite para fazer prateleiras temáticas.

Aproveite bem a sinalização

Você deve ter placas de sinalização em sua loja, com valores ou promoções estampadas, como nesta imagem:

Fonte: http://sequoiasigns.com/

No seu balcão é essencial que estas placas façam um bom trabalho. Elas serão um lembrete das promoções que eles podem aproveitar e um alerta para os clientes que irão fazer a compra por impulso. Se você oferece um programa de fidelidade para seus clientes, coloque placas de sinalização informando isto, chame atenção para os benefícios do seu programa de fidelidade. Se você ainda não tem um programa de fidelidade, está é uma boa iniciativa para você saber como vender mais na sua loja.

Fonte: http://www.westan.com.au/

Lembre-se! As suas placas devem ser muito profissionais. Um pedaço de papel escrito a mão não irá dar vontade de comprar em ninguém. Chamaria sua atenção um papel escrito a mão e mal cortado? Sim, mas de uma forma ruim… Caso você não queira investir em impressões gráficas bem definidas, isto não é desculpa, pois você pode achar exemplos gratuitos na internet. Ainda, você pode abrir o WORD e fazer algo bonito para imprimir.

Use formatos diferenciados, como aqueles balões que mostram ações nos quadrinhos:

Utilize cores para chamar atenção das pessoas com suas placas. Use linguagem que crie um senso de urgência no cliente, como “Poupe agora!” ou “Oferta por tempo limitado”.

Lembre-se:

Existem diversas maneiras para uma placa de sinalização fazer toda diferença e aumentar suas vendas. Se alguma delas se aplica ao seu negócio, tenha certeza de ter placas que correspondem com as seguintes informações:

  • Promoções pela loja
  • Vendas de impulso no caixa
  • Convite para programa de fidelidade
  • Encorajar usuários a seguir sua empresa nas mídias sociais

Saiba que às vezes a estratégia certa para o seu balcão do caixa é justamente não ter um…

Enquanto na grande maioria das lojas ter um balcão para o caixa é essencial, algumas lojas podem se beneficiar de excluir o balcão de caixa da loja. Não ter um balcão para realizar o “checkout” pode abrir um espaço importante na loja, diminuir filas e melhorar a experiência do seu cliente e isto tudo também poderá levar a mais vendas. Você pode ter pequenas estações de caixa espalhadas pela loja, no meio dos produtos com distribuição estratégica pensando em realizar mais vendas na hora do cliente aguardar o lançamento da venda e pagamento no sistema.

É claro que esta estratégia não é para todo mundo. Existem, inclusive, lojistas que utilizam as duas formas, um balcão de caixa grande onde o cliente pode ir para finalizar as suas compras e também pequenos caixas espalhados pela loja. A chave é testar e saber o que mais funciona para os seus clientes.

Tenha certeza que seus empregados estarão sempre presentes

Tendo um balcão ou vários caixas espalhados pela loja, garanta que o cliente sempre tenha alguém para lhe tirar dúvidas, mesmo que os clientes não estejam prontos para finalizar a compra. Seus funcionários devem estar em alerta e sempre dispostos a ajudar o cliente, não escorados em uma prateleira e rolando o dedo no celular vendo o feed do Facebook.

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