O sucesso é uma construção. E toda construção, quando estamos falando de comportamento humano, é feita a partir de hábitos. Afinal, é aquilo que fazemos diariamente, sendo bom ou não, que vai trazer resultados inevitáveis. 

Se nossos hábitos forem nocivos, os nossos resultados, a curto e a longo prazo, vão ser ruins. Por outro lado, se a gente tiver a inteligência de cultivar bons hábitos, a colheita vai ser positiva, independente da área em que focarmos. 

No caso do empreendedorismo não é diferente. O sucesso é construído a partir de hábitos específicos que, por certo, vão trazer resultados específicos. Essa é, inclusive, a resposta para aquela pergunta que todos já nos fizemos um dia:

Por que alguns empresários alcançam o sucesso em tudo o que fazem enquanto outros colhem apenas o fracasso a cada tentativa?

Hábitos! São os hábitos certos que se tornam atitudes e crenças que levam empresários conhecidos a atingirem o sucesso em tudo o que empreendem.

Você, com toda certeza conhece casos de empresários que parecem ter o toque de midas: tudo o que tocam vira ouro. 

Aqui no Brasil, a Luiza Trajano, do Magazine Luiza, é um exemplo clássico. Jorge Paulo Lemann também é um nome a ser sempre citado. Empresários que, além de um imenso talento, possuem um conjunto de hábitos que funciona quase como uma receita para o sucesso. 

E, como não poderia deixar de ser, a gente separou para você, os 10 hábitos que todo empresário de sucesso deve ter, aqui neste artigo. Assim, você associa esses hábitos ao seu próprio talento e insere no seu dia a dia, práticas que vão trazer respostas e resultados positivos mais à frente. 

Vamos lá?

Os 10 hábitos dos empresários de sucesso

Quando estamos falando de hábitos dos empresários de sucesso, estamos falando de uma lista que seria infinita, caso a gente decidisse falar de todos. Entretanto, na lista abaixo você encontra aqueles hábitos que são imprescindíveis ao sucesso, tanto no campo empresarial quanto no campo pessoal.

1. Ter perseverança 

A perseverança é um traço que está no caráter de todos os homens que um dia alcançaram o sucesso. Afinal, quem não encontra barreiras, problemas e impossibilidades no momento de colocar as suas ideias no mundo? 

O mundo não vai te apoiar! Poucos vão estender a mão para você. Se você não acreditar na sua ideia ou projeto, eles nunca vão sair do papel. Você vai ter que ter uma firmeza de caráter e de direção a ponto de não se deixar abalar com as dificuldades.

Também vai ter que ter a inteligência de não confundir perseverança com teimosia. A perseverança vem de você conhecer o seu projeto nos mínimos detalhes e saber da viabilidade dele. A teimosia vem de você não analisar os pontos fracos da sua ideia e insistir em algo cuja viabilidade não está provada nem para você.

2. Ter curiosidade

A curiosidade é a mãe da inteligência. Quando somos curiosos, instigamos nossa mente a entender e analisar as situações e a buscar soluções quando surgem alguma dificuldade. Além disso, a curiosidade sempre vai levar você à busca de novos conhecimentos, ampliando ainda mais os seus recursos intelectuais. Com isso, a sua mente não fica parada no tempo e você sempre vai saber mais e mais sobre a sua área e sobre a própria vida.

3. Ter uma meta bem estabelecida

Quando temos várias prioridades, não temos nenhuma prioridade, é o que costuma dizer o ditado. Quando temos vários focos, não temos nenhum foco, não é mesmo? Um dos principais hábitos dos empresários de sucesso é saber exatamente o que eles querem e onde querem chegar. Assim, a persistência deles tem um caminho específico a percorrer. Por isso, conheça a sua meta e direcione todos os seus esforços e capacidades na direção dela, sem se deixar abalar.

4. Ter resiliência 

Lembra que ali em cima eu falei sobre as dificuldades do caminho do empreendedor e de como são poucos os que estendem a mão e acreditam na sua ideia? Se você não tiver resiliência, rapidinho as pessoas convencem você de que a sua ideia não é boa. Sem a resiliência as dificuldades derrubam a gente mais facilmente. 

Resiliência é exatamente isso, enfrentar os ventos se curvando, mas nunca parando de andar ou caindo.

5. Ter dedicação extrema

Esqueça a ideia de que você precisa se dedicar 12 horas por dia ao seu projeto. Nada disso! Quando estamos falando de dedicação extrema estamos falando do direcionamento dos seus recursos internos para o seu projeto. É de esforço intelectual, de colocar na sua ideia toda a sua inteligência e força. É se dedicar com qualidade e não se dedicar pela metade durante horas.

Antes de nos encaminharmos para os ultimas 5 dicas, você pode conferir no vídeo abaixo do nosso Canal no Youtube onde explicamos de forma mais clara estes hábitos:

6. Ter a certeza de oferecer qualidade

Uma das leis do sucesso, desenvolvidas por Napoleon Hill fala exatamente sobre isso: devemos oferecer qualidade, melhoria de vida para quem compra nossos produtos ou serviços. Afinal, é exatamente isso que as pessoas compram quando abrem mão do seu dinheiro suado por um produto ou serviço: facilidade, melhoria de vida, economia de tempo. Um dos mais importantes hábitos dos empreendedores de sucesso é saber que os clientes compram experiência e não produtos.

7. Ter liderança sobre si mesmo

Nada mais difícil do que controlar nossos próprios hábitos, não é mesmo? É muito mais fácil liderar uma equipe de 100 pessoas do que liderar os próprios instintos. Uma das principais características dos empresários de sucesso é que eles são líderes de si mesmos. Eles não deixam que a preguiça dite o quanto eles vão trabalhar no dia. Eles não deixam que o desânimo atrapalhe a execução dos seus projetos. Eles sabem exatamente o que querem e não deixam nada, nem o próprio pensamento, atrapalhar a sua busca.

8. Ter contatos de qualidade

Você se lembra daquele ditado que diz que somos a soma das 3 pessoas com quem mais convivemos? Esse caso se encaixa perfeitamente aqui: além de conviver com pessoas que têm os mesmos objetivos que você, é necessário que no seu grupo de amigos ou parceiros existam, também, pessoas que já chegaram no lugar em que você quer chegar. A experiência partilhada vai criar muitos atalhos para você.

9. Ter confiança

Um dos principais hábitos dos empresários de sucesso é ter confiança. Não somente a confiança nos seus produtos, mas sim, confiança em si e nas suas próprias capacidades. Sem essa confiança você não consegue nada, principalmente porque quando somos inseguros isso transparece no corpo. A nossa linguagem corporal sempre fala sobre como nos sentimos por dentro e, no mundo do empreendedorismo, todos sabem ler essa linguagem.

10. Não ter medo de desafios

Quando começamos a empreender, costumamos acreditar que, com o sucesso da nossa empresa, vamos nos dar por satisfeitos. Na verdade, muitas vezes o que acontece é o oposto. Começamos a querer novos desafios, com a confiança interna redobrada em função do sucesso do primeiro negócio. Assim, vão surgindo novas ideias e, com elas, novos desafios. Por isso, um dos hábitos mais importantes dos empresários de sucesso é não ter medo de desafios. Na verdade, a grande maioria dessas pessoas de sucesso corre em busca desses desafios. Se alimentam deles.

Enfim, estas são apenas alguns dos hábitos dos empresários de sucesso. É claro que, se você chegou até aqui, você já tem vários desses hábitos. 

Também é claro que existem outros desses hábitos e que, com certeza você possui. Por isso, não deixe de comentar aqui no final do texto as habilidades e hábitos que você considera essenciais para se prosperar no mundo dos negócios.