CONHEÇA SEUS FUNCIONÁRIOS
Descubra o que os inspira, seus pontos fortes individuais e como tirar proveito daquela qualidade minimizando as falhas.
Dica: Use a regra Positivo-Negativo-Positivo, comece com algo de bom que a pessoa faz, depois, toque nos pontos a serem melhorados e encerre com algo positivo novamente.
ENCONTRE A FORMAÇÃO IDEAL
Este passo requer muita conversa e também que alguns testes sejam feitos, como, por exemplo, uma simulação de venda com diversas situações inusitadas, para testar e talvez corrigir o comportamento de cada um.
TREINE SUA COMUNICAÇÃO
O seu tom de voz e a maneira como você se comporta ao falar com a sua equipe são essenciais. Seus liderados irão entender o seu recado por todo o contexto, não somente pelas palavras que saem de sua boca.
PASSE SEGURANÇA SEM SE FECHAR
Liderar requer boa postura, olhar nos olhos e transmitir segurança mesmo quando solicitar sugestões.
Lembre-se: os liderados devem se sentir à vontade para conversar e até dar sugestões que possam potencializar resultados.
SEJA EXEMPLO
O sucesso é mérito de todos juntos, comece sendo você mesmo o funcionário que gostaria de ter, e assim todos entenderão o que é esperado de cada um.