Quando você é varejista e tem a sua própria loja ou boutique, uma das principais métricas de vendas para você são as “vendas por metro quadrado”, que é a receita média que um negócio de varejo gera para cada metro quadrado de espaço destinado a vendas na sua loja. Por isso, montar uma vitrine de loja com alta taxa de conversão, ou seja, um número alto de pessoas que para para visualizar a sua vitrine entra na loja e, mais ainda, faz uma compra após ver a sua vitrine, é altamente importante! Algo que agora é chamado de “visual merchandising”.

Antes de seguir a sua leitura, fique atento:

É possível que você esteja pensando “mas eu não sou criativo(a), artístico, elegante, como vou fazer uma vitrine com uma taxa de conversão tão alta?”. O espaço de sua loja deve ser muito bem aproveitado, ele deve ser bom o suficiente para atrair os clientes e convencê-los a entregar seu rico dinheirinho suado em troca dos seus produtos.

Algumas pessoas tem um senso de estética apurado naturalmente, mas lembre-se que isto é também uma ciência, o que significa que é um método testado e comprovado que tem sido estudado com resultados que demonstram a sua eficácia, resultados estes que você pode replicar e recriar em sua própria loja.

Neste post, vamos lhe dar algumas dicas para criar uma vitrine realmente eficaz que não só atraia olhares de quem passa, mas atrai o olhar de seus potenciais clientes e os instiga a comprar na sua loja.

Se você preferir, deixamos um vídeo abaixo para auxiliar você na hora de montar um vitrine de qualidade. Basta clicar no play abaixo e assistir.

Comece tendo o seu público alvo em mente

Conhecer profundamente o seu cliente irá lhe ajudar muito na hora de montar uma vitrine de loja. Saber a faixa etária do seu público alvo, bem como nível de educação, poder de compra, bem como o estilo de vida dele. Por exemplo, se você tem como público alvo senhoras mais idosas e de classe média, não combina muito bem fazer uma vitrine com temática adolescente.

Procure inspiração

Inspire-se. Na internet você achará vários sites que falam sobre isto e vários exemplos de ótimas vitrines! O Pinterest é um ótimo lugar para buscar inspiração montar uma vitrine de loja. Veja:

Imagens de vitrines online para obter inspiração

Vitrines de lojas para se inspirar

Quer uma melhor maneira do que suprir a sua falta de criatividade do que bisbilhotar na internet? Mexa-se! Pesquise e você achará coisas muito boas pela internet para fazer uma vitrine de loja arrasadora!

Lembre-se que seus clientes tem 5 sentidos, não somente 1

Receptores Sensoriais separados por cores

É muito fácil cair na tentação de criar uma vitrine de loja extremamente apelante visualmente e esquecer dos outros 4 sentidos do ser humano. Porém, o segredo para criar uma vitrine de loja engajante e com uma experiência realmente imersiva está em criar uma vitrine que apele para todos os sentidos de quem olha para ela. Vejamos como você pode fazer isto:

  • Visão: Existe uma infinidade de possibilidades e coisas que você poderá utilizar e brincar com o sentido da visão para comunicar uma mensagem ao seu cliente. Você pode utilizar cores, luzes, simetria, balanço, contraste e focar para controlar diretamente onde o seu consumidor irá olhar e por quanto tempo ele irá olhar, isto é um dos mais fascinantes componentes da composição de uma vitrine de loja.
  • Audição: A música que você toca em sua loja tem um efeito profundo porém sutil em como o seu consumidor se comporta na sua loja. Dependendo de quem você tem como alvo trazer para dentro de sua loja, você pode deixar as pessoas mais lentas tocando musicas mais suave e fazendo com que eles pesquisem mais dentro de sua loja, ou você poderá tocar as Top 40 das rádios, caso você queira atrair adolescentes para sua loja.
  • Toque: Este é provavelmente o mais fácil dos sentidos. Para conseguir o que você precisa, apenas lembre-se de colocar o melhor sapato na sua vitrine e dê a eles a habilidade de tocar, de sentir e de experimentar quaisquer peças que eles estejam olhando.
  • Cheiro: Acredite ou não, existe uma ciência inteira por trás do olfato a qual chamamos de “marketing olfativo” e tem diversos estudos e casos reais mundialmente famosos de marcas como Samsung e Sony que estão utilizando este marketing olfativo a seu favor. É mais ou menos como você ter uma pizzaria ao lado de um cinema e ao final do filme deixar um cheiro de orégano no ar. Vai “ativar as lombrigas” de várias pessoas que estavam no cinema e lhe garantir uma pizzaria lotada! Oo cheiro é considerado um atalho para o sistema cerebral que controla as emoções e memórias, dois dos fatores mais importantes por trás da escolha entre uma marca e outra.
  • Paladar: O gosto pode funcionar como mágica. Se você está vendendo consumíveis, dar as pessoas a habilidade de provar e ter uma amostra antes de eles comprarem é o equivalente a lhes deixar experimentar roupas, ou seja, uma boa prática que deve ser praticada caso você queira vender mais.

Mostre, não conte

Vitrine de roupas expostas

Antes de fazer uma compra, as pessoas geralmente gostam de ter uma ideia de como aquilo irá lhes servir, gostam de sentir e ver o objeto a ser comprado em seus corpos, por exemplo, caso sejam roupas. Para atender a esta vontade, você poderá organizar a sua vitrine de loja de uma maneira que as pessoas se identifiquem e que possam imaginar aquele objeto nelas ou em suas casas.

Por exemplo, o chão em lojas de móveis para casas deve ser pensado para que as pessoas consigam mais facilmente imaginar aquele objeto em suas casas.

Outra maneira de fazer isto, para lojas de roupa, é criar uma política para que os seus vendedores usem as roupas que você vende na sua loja. Claro, não se esqueça do óbvio manequim, o qual você pode montar com os looks atuais da sua loja.

Agrupe de produtos que combinam

Uma vitrine de loja com produtos que combinam agrupados dão ao consumidor razões adicionais para comprar mais produtos de você, além de ter uma razão útil por trás disto, que é a economia de tempo procurando em volta e tentando fazer um look que combine. Esta é uma das razões pelas quais mercearias colocam pães juntamente com queijo e presunto etc.

Você também pode pensar em criar categorias, mas nada que limite a sua criatividade, você pode criar grupos de categorias, isso significa fazer uma vitrine de loja com grupos da mesma cor, preço, tamanho ou tipo juntos.

A regra de três

Ao criar uma vitrine de loja, a grande maioria dos vitrinistas (ou a nova profissão “visual merchandisers”), irão se referir a regra de três, que consiste em criar uma vitrine de loja agrupando os produtos em “lotes de três”. Isto significa que quando você estiver organizando uma vitrine, você irá querer agrupar três deles lado a lado ao invés de somente um. Por exemplo, caso você esteja organizando as coisas por altura, seria interessante colocar um produto baixo, um médio e outro alto.

A razão por trás deste pensamento é que os olhos estão acostumados a ficar se movendo e procurando ao redor quando estão olhando para algo assimétrico, pois quando os olhos olham para algo simétrico e balanceado eles tendem a parar em algum lugar.

Isto também faz alusão ao “Princípio da Pirâmide” (não a illuminati), onde se você tiver um item no topo e todos os demais em degraus mais baixos, isto irá forçar os olhos a olhar e focar em um ponto e depois ir descendo e olhando todos os produtos abaixo.

Veja também: Decoração de Natal para Lojas: 7 dicas e 100 imagens para inspirar a sua vitrine

Deixe a luz ditar a sensação da sua vitrine

Roupas em exposição

Mexer com as luzes está intensamente ligado com mexer com os sentidos do seu consumidor (como falamos anteriormente) e guiá-los a sentir diferentes sensações e emoções baseados na iluminação da sua loja. Você pode fazê-los sentir como se estivessem em uma festa/balada, em um desfile de modas ou diretamente na casa deles, dependendo do quanto você decida mexer com a iluminação da sua loja.

Utilizar refletores para destacar determinados produtos também é uma maneira infalível de dirigir a atenção e garantir que as pessoas prestam atenção nos produtos que você quer.

Por fim, não esqueça de mudar sua vitrine de loja constantemente

Lembre-se que quando estiver tentando otimizar sua metragem quadrada para obter uma maior quantidade de vendas, utilizar uma abordagem científica formulando uma hipótese, executando a ideia, e, em seguida, testando e medindo os resultados irá lhe colocar na rotina de experimentar novas ideias e ficar com o que realmente funciona.

Com essas dicas em mente, saia da sua rotina atual e teste tudo que falamos ao montar uma vitrine de loja. Veja por si mesmo como você pode aumentar as vendas por meio da maneira que você exibir seus produtos, criando uma experiência mais envolvente.

Você vai gostar também do nosso artigo: Vitrinismo: o que é e como pode ajudar a sua loja, que também fala sobre o assunto.

Bônus

Para você que chegou até aqui, achamos esta reportagem que poderá lhe ajudar bastante na hora de montar a sua vitrine de loja!

Este artigo é uma tradução livre do artigo “Visual Merchandising 101: How to Create Store Designs With High-Converting Displays” da Shopify.

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