SAT Fiscal: tudo o que você precisa saber

O SAT Fiscal é um equipamento que é homologado pela Secretaria da Fazenda e funciona somente no estado de São Paulo. Ele foi criado para substituir o sistema de emissão de Cupons Fiscais emitidos por ECF.

A sigla SAT significa Sistema Autenticador de Cupons Fiscais Eletrônicos e é essa mesma a função do equipamento: transmitir para o fisco os Cupons Fiscais Eletrônicos gerados em uma transação, de forma autenticada por meio de um certificado digital próprio.

Com este sistema, o lojista pode emitir suas notas de maneira periódica, por meio de uma conexão com a internet, que pode ser permanente ou esporádica. Com o SAT Fiscal o vendedor não precisa cuidar da formatação dos arquivos gerados, uma vez que o processo todo acontece de forma automática.

Este sistema teve origem em 2008 através de um projeto da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e teve a sua primeira lei publicada no ano de 2010, especificando as primeiras normas para a aplicação e funcionamento da ferramenta.

De acordo com estas normas, a função principal do equipamento é autenticar cada venda feita pelo varejista diretamente ao consumidor final, enviando estes dados e informações diretamente para a SEFAZ de SP. Todo esse processo é feito por meio do software que está rodando dentro do equipamento. Já a parte física do SAT Fiscal, fica responsável pela impressão do documento, que será entregue ao consumidor depois que a transação estiver efetuada.

A pequena máquina armazena os dados das transações até o momento em que estiver conectada à internet, quando então, transmite as informações pertinentes à Secretaria da Fazenda. O lojista pode ainda, optar por manter o equipamento conectado permanentemente à rede, permitindo que essa transmissão de dados aconteça em tempo real. A recomendação da SEFAZ é que se escolha esta segunda opção, ou de que o varejista conecte o equipamento pelo menos uma vez por dia à internet.

Além de tudo isso, o sistema também permite que o cliente final, aquele que fica com a nota em papel impressa pela maquininha, consulte os dados da transação feita, diretamente no site da SEFAZ, por meio de um QR Code impresso, também, no documento.

Quem deve usar o SAT Fiscal

O sistema do SAT Fiscal foi sendo implementado em fases, tendo a sua obrigatoriedade de uso distribuída da seguinte maneira:

A partir de 01/10/2015:  ECFs com mais de 5 anos da primeira lacração devem ser trocados pelo SAT;
A partir de 01/01/2016: Estabelecimentos que faturaram 100 mil ou mais em 2015;
A partir de 01/01/2017: Estabelecimentos que faturaram 80 mil ou mais em 2016;
A partir de 01/01/2018: Estabelecimentos que faturaram 60 mil ou mais em 2017.

Como funciona o SAT Fiscal

O SAT Fiscal tem um funcionamento bem simples:

  1. O consumidor faz a compra
  2. Um sistema de gestão, como o QuantoSobra, formata os dados da compra no formato exigido pelo SAT e envia esses dados para o equipamento.
  3. O equipamento SAT faz as complementações necessárias nos dados do arquivo, assina e gera uma chave de acesso, criando Cupom Fiscal Eletrônico.

O equipamento então, armazena esse cupom eletrônico, transmite essas informações para a SEFAZ e emite uma cópia dele de volta ao aplicativo de gestão, que vai imprimir o documento que será entregue ao consumidor.

sat fiscal

O que eu devo ter pra usar o SAT Fiscal?

O lojista deve ter:

Simples, não é? Em apenas poucos passos o lojista já está habilitado a utilizar o sistema de SAT Fiscal. Vale lembrar que o uso desse sistema é necessário somente no estado de São Paulo.

Para operar o sistema SAT o lojista deve estar atento, e escolher o melhor sistema de gestão para o seu caso.

Um bom sistema não fará somente isso. Uma boa ferramenta de gestão ajuda o lojista a organizar o seu estoque, a cadastrar os seus clientes, a emitir os mais diversos tipos de notas, a imprimir etiquetas, a gerenciar o caixa da loja, entre muitas outras coisas.

Todas estas funções, e muitas outras, que deixarão todos os processos da sua loja automatizados, você encontra no QuantoSobra, que você pode testar agora mesmo, bastando clicar na imagem abaixo:

O que é SAT Fiscal

 

Resumo
O que é SAT Fiscal?
Nome do Artigo
O que é SAT Fiscal?
Descrição
O que é SAT Fiscal? Neste artigo, saiba tudo sobre o SAT Fiscal, equipamento para emissão de cupons fiscais criado para substituir o ECF.
Autor
QuantoSobra
Tags In
146 / 166

Deixe uma resposta

Required fields are marked

Compartilhe com um amigo