É muito comum sermos engolidos pela rotina do dia-a-dia. Tanto em nossas vidas pessoais quanto profissionais.

No QuantoSobra, não foi diferente. Assim como 99% dos pequenos empresários, a rotina começou a “comer” o meu dia. Nós trabalhamos das 07:30 – 12:00 e das 13:30 – 18:30, de segunda a sexta…

Quanto mais cliente tinhamos, mais trabalho aparecia. Mais suporte era demandado, mais emails para responder. E assim segue até hoje. Quanto mais crescemos, mais coisas eu tenho para fazer.

Aconteceu comigo aquilo que acontece sempre, acabei apagando incêndios todos os dias, hora após hora e minuto após minuto. As coisas iam surgindo e eu ia resolvendo…

Mas, e o tempo para planejar? E o tempo para pensar em ações que realmente interessam para a empresa, que realmente trarão resultado?

Como é que eu vou trazer mais dinheiro para dentro da empresa? Como vou tornar a nossa marca mais conhecida?

Quando eu trabalhava gratuitamente com o meu sócio Guilherme na outra empresa dele, eu tinha muito tempo livre, ocioso, e sempre utilizava este tempo para sentar no sofá que ficava na frente da mesa dele e dizer “O que nós podemos fazer agora?”. De conversas neste período surgiram várias ideias e melhorias dentro dos processos da Telas Rio Grande, sacadas que trouxeram ótimos resultados.

Tendo isto em mente, eu e o Guilherme por várias vezes nos olhamos e comentamos que estávamos com muito trabalho e as coisas diárias estavam comendo nosso cérebro. Tínhamos estagnado. As ações comerciais já não evoluíam, fazíamos a mesma coisa todo o dia, obtendo os mesmos resultados, ou até piores.

Então, surgiu uma luz. Vamos vir trabalhar 1 hora antes…

Bem, fizemos isto e o resultado foi fantástico. Voltamos a pensar ações para a empresa crescer, a planejar e pensar em coisas que eram impossíveis de ser feitas no dia-a-dia com as interrupções diárias! Voltamos a obter mais clientes e retomamos diversas ações que estavam paradas. Inclusive questões internas como documentação e definição de processos internos, bem como estruturação da nossa área de vendas. Muito trabalho ainda tem para ser feito, mas a cada dia andamos alguns passos para frente.

Quantas ações você queria fazer em sua empresa e não faz por falta de TEMPO? Quantas vezes alguém lhe deu uma sugestão e você pensou “não tenho tempo para isso”?

Esta é a maior armadilha. Faça tempo. Não precisa trabalhar 1 hora mais cedo todos os dias, mas comece a fazer isto 2 dias por semana.

Se não quer acordar mais cedo, chegue 30 minutos antes no horário do meio-dia.

Quem quer, arranja um jeito, quem não quer, arranja uma desculpa. Aplique isso no seu negócio e veja os resultados. É a dica que eu dou hoje, pois para nós, foi uma maravilha!